Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Vale a pena manter atualização do Windows 10 ativada?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Durante toda minha carreira, vi atualizações automáticas avacalharem com vários sistemas em perfeito funcionamento, mas ultimamente tenho percebido POR ALTO que as atualizações do Windows 10 não estão prejudicando tanto, como vocês estão fazendo com os equipamentos dos clientes?

 

Continuam deixando desativas ou deixam atualizando normalmente para os que tem serial?

 

Eu tenho mandado com as atualizações automáticas bloqueadas, uso o Windows Update Blocker.

Editado: por alexklein
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, mantenha as atualizações ativadas, instala sempre ISO versão atualizada, e antes de entregar o equipamento para o cliente faça busca das atualizações,  não entra na onda do S.O. modificado, 

Se for equipamento Intel,  instale sempre o Intel® Rapid Start Technology

É de suma importância manter o defender em funcionamento, ele esta com ótimo desempenho de suas funções.

Use produtos Genuínos Microsoft.

Abraço

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá. SEMPRE deixo as atualizações ativadas. Mas uma dica que dou, pra quem ainda usa o Windows 8.1ou o 7 é: Marque apenas para instalar as atualizações Importantes. Fica dentro de Windows Update\Alterar Configurações. É pra ser a primeira opção chamada "Envie-me atualizações recomendadas da mesma maneira como eu recebo atualizações importantes" <-- Desmarque essa opção.

Isso significa que apenas as atualizações de segurança serão instaladas automaticamente. Atualizações de recurso, recomendadas ou opcionais vão aparecer na lista mas não instalam sozinhas. O usuários tem que entrar no Windows update, marcar e mandar instalar, caso queira.

No win 10 as atualizações opcionais já vêm nesse esquema de não entrarem sozinhas, apenas se o usuário mandar instalar.

 

Isso não quer dizer que essa atualizações causam problemas. Apenas que não são essenciais.

Por minha experiência, a grande causa de problemas no Windows vêm de hardware, como memórias falsas, com defeito e o uso de fontes genéricas. Além é claro do uso de ISOS do Windows falsas, modificadas, com ativadores obscuros, etc.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2021 às 10:17, alexklein disse:

Durante toda minha carreira, vi atualizações automáticas avacalharem com vários sistemas em perfeito funcionamento, mas ultimamente tenho percebido POR ALTO que as atualizações do Windows 10 não estão prejudicando tanto, como vocês estão fazendo com os equipamentos dos clientes?

 

Continuam deixando desativas ou deixam atualizando normalmente para os que tem serial?

 

Eu tenho mandado com as atualizações automáticas bloqueadas, uso o Windows Update Blocker.

 

Sim sempre deixe a atualização ativa para clientes particulares. Somente no caso em que vc precisa testar em ambiente de homologação(ambiente de teste) os impactos das atualização antes de realizar a atualização na produção( a rede do usuários) como um parque de máquinas/rede interna, é que vc deve manter desativada e realiza a atualização por demanda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta.

 

No meu caso, desde que a Microsoft implantou o Windows Update que sempre o deixei no Modo Automático e NUNCA tive esses problemas desde o Windows Ultimate 7 para cá!

 

E vai uma dica para os que têm problemas com isso, não use Windows Pirata pois o que comprovei ao longo desses anos que esses travamentos, BSODs e Bugs de toda natureza que se possa imaginar são oriundos na maioria das vezes quando o Windows do Usuário é pirata e não é só aqui no Brasil.

 

E um detalhe importante: jogos e outros softwares piratas podem causar os problemas mencionados aqui e aí o Usuário coloca a culpa no Windows.

 

Países como Índia, China, Rússia e até mesmo os EUA são campeões mundiais de pirataria, tais fatos acontecem na mesma frequência e aí quando você pergunta se o Windows do Usuário é Licenciado, nunca é e ainda descreve que baixou via torrent e por outros meios, digamos, ilícitos...

 

Queria o quê, mermão?

 

Vou dar dois exemplos: meus dois sobrinhos (filhos das minhas duas irmãs) formatavam seus SSDs todo semana achando que era problema do pobre do Windows que nos dois casos eram piratas, o Office também, aí falei para eles: Pô caras, os pais de vocês têm grana, por que não pedem a eles pra que comprem Licenças idôneas desses Softwares pois há Lojas de Departamentos brasileiras (não vou citá-las aqui porque aí seria propaganda) vendendo Licenças Lícitas bem baratas e assim eles fizeram, mas logo depois me chamaram novamente e aí comprovei que os jogos eram todos piratas também, através do Log de Eventos e tornei a aconselhar no sentido para que eles comprassem Jogos que não fossem pirateados.

 

Resultado? Nunca mais tiveram problemas e me são gratos até hoje.

 

E isso sem contar na briga de gato e rato mensalmente porque os Servidores derrubaram os Crackers. Além disso, softwares piratas disponibilizam os famosos patches de segurança, experimentem baixar no Windows, Office, Corel, Photoshop, Jogos etc, os Crackers são imediatamente derrubados.

 

Abs!

Editado: por GNMilasi
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GNMilasi Bem vindo de volta!

Sei que isso é assunto para outro tópico, mas como estas lojas de departamentos conseguem fazer um preço tão barato destas chaves de windows? Será que a toda poderosa Microsoft não está de olho nisso?

 

@alexklein Eu também particularmente prefiro deixar as atualizações do windows sempre ativadas. Um sistema atualizado tende a ser mais estável do que um desatualizado na minha opinião.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, elias.girardi disse:

@GNMilasi Bem vindo de volta!

Sei que isso é assunto para outro tópico, mas como estas lojas de departamentos conseguem fazer um preço tão barato destas chaves de windows? Será que a toda poderosa Microsoft não está de olho nisso?

 

@alexklein Eu também particularmente prefiro deixar as atualizações do windows sempre ativadas. Um sistema atualizado tende a ser mais estável do que um desatualizado na minha opinião.

 

Bom dia.

 

Muito obrigado pelas boas-vindas! 🤝

 

Acredito que essas Licenças são oriundas de apreensões da Receita Federal, esta faz um Leilão a baixíssimo custo e os Compradores arrematam e depois podem vender legalmente a preços de acordo com suas conveniências (Não consigo outra explicação) porque o Windows 10 Pro na Microsoft está custando apenas R$1.599,00.

 

Abraços!

Editado: por GNMilasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jairo Teletronica Pinhal Tenho trabalhando instalando a ferramenta de atualização automatica da intel (Intel® DSA) que já busca todos os drivers relativos a intel e já deixa na última versão.

 

Ps: Se você jogar o modelo do processador no site da intel, baixar o ultimo drive disponivel para ele, por essa ferramente ela normalmente instala uma versão mais recente.

 

@lucasdamas Também venho utilizando somente windows defender a um tempo ,nada a reclamar; até por que sempre digo que o melhor antivirus é o usuario.

 

@GNMilasi Claro, que se a pessoa tiver condição de adquirir tudo original, não tem a mínima lógica usar pirata, todos meus clientes de design que usam pacote adobe pirata eu dou esse toque, todos aqui concordam que o desempenho de um software original realmente é superior a um pirateado, correto?

Já adquirir umas licenças de windows 10 pro a alguns anós atrás por bagatelas, em torno de 30 reais, vou dar uma garimpada para ver como está por agora.

@elias.girardi É o que vou fazer a partir de hoje, para so com chaves originais.

 

Agradeço a todos pelo compartilhamento das suas opniões.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, recomendado é manter a atualização ativada para os clientes. A grande sacada é o Defender,  dificelmente você vai ouvir reclamação de virús ou de quebra da segurança dos sistemas das instituições bancárias. Outra ferramente é o navegador Edge,  em evolução contínua e desempenho excelente.

A atualização versão 21H1, está disponível com várias novidades. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Jairo Teletronica Pinhal
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jairo Teletronica Pinhal disse:

Amigos, recomendado é manter a atualização ativada para os clientes. A grande sacada é o Defender,  dificelmente você vai ouvir reclamação de virús ou de quebra da segurança dos sistemas das instituições bancárias. Outra ferramente é o navegador Edge,  em evolução contínua e desempenho excelente.

A atualização versão 21H1, está disponível com várias novidades. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Exatamente e muito bem lembrado, do dia que o 21H1 saiu para cá, já o instalei em 16 Notebooks e 9 Computadores, só que os clientes tiveram que comprar as Licenças do Windows Pro 10 e Office Pro Plus 2019 desses Sites que anunciam, por exemplo, no Facebook e todas foram aceitas pelos Servidores da Microsoft.

 

A propósito, cada Cliente gastou um pouquinho menos de R$ 400,00 pelas 2 Licenças e ainda puderam dividir no Cartão de Crédito em 12 X (Windows e Office), se fosse no Site da Microsoft, eles teriam desembolsado mais de R$ 4.000,oo e à vista, lá não tem essa de dividir no Cartão de Crédito não, já tentei negociar com o Suporte de Vendas a compra de 100 Licenças variadas e parceladas no Cartão, mas bateram a porta na minha cara com um GIGANTESCO NÃO!

 

Há muito tempo que não trabalho mais com Sistemas Operacionais, Aplicativos e Utilitários piratas, se o Cliente vier com conversinha de piratear, eu até faço, mas não emito Nota Fiscal de Serviços com Garantia.

 

É POR CONTA E RISCO DO CLIENTE E SE OCORRER ALGUM PROBLEMA, TERÁ QUE DESEMBOLSAR GRANA NOVAMENTE, SIMPLES ASSIM POIS SOU UM ME RESPONSÁVEL E COM FORMAÇÃO ACADÊMICA, NÃO UM GAMBIARRISTA DE 15ª CATEGORIA.

 

OU DÁ OU DESCE...

 

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mundo real fora de tanta teoria, não tem como ficar instalando windows original para cliente comum, windows original é bem caro, sabemos que aqui que todos nos usamos principalmente windows 7 com ativadores do windows e office, desmarco o update para não desinstalar os cracks dos ativadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2021 às 18:03, everaldo designer disse:

No mundo real fora de tanta teoria, não tem como ficar instalando windows original para cliente comum, windows original é bem caro, sabemos que aqui que todos nos usamos principalmente windows 7 com ativadores do windows e office, desmarco o update para não desinstalar os cracks dos ativadores.

 

Boa noite,

 

Concordo com a nossa atual realidade econômica, mas como você vai saber se não foram injetados trojans danosos nos crackers usados?

 

A propósito, eu consigo comprar nesses sites de anúncios de vendas de licenças do windows e office a R$ 110,00 e R$ 159,00, respectivamente.

 

Já vi "técnicos" instalarem Suítes de Segurança com crackers, isso é um absurdo sem extremos!

 

É a tal história, você cobre um Santo e descobre outro e no mundo da perícia digital forense, segurança é fundamental.

 

Mais outra: já vi muita gente se lascar toda (financeiramente falando) com esses crackers por conta de Malwares com phishings injetados nos crackers e um SO desatualizado, aliás qualquer Utilitário e/ou Aplicativo desatualizado é como abrir a porta da sua casa para um assaltante com direito a champagne e caviar, eles farão "a festa"!

 

Pesquise mais sobre perícia digital forense e você me dará razão em meus argumentos, principalmente no zero day!

 

A profissão de Técnico em Manutenção de Computadores se prostituiu pelos próprios "técnicos" por conta dessa linha de pensamento!

 

Abs!

Editado: por GNMilasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo parcialmente com tudo que li nesse tópico 😄

 

Não podemos dizer que um Windows instalado com uma iso "RTM" é ruim apenas por não ter sido ativado, nada difere de um Windows ativado de forma original. Claro que existem MUITAS iso modificadas e muitos ativadores piradas soltos pela internet e é ai que reside a maior parte dos problemas: o USUÁRIO.

De forma geral podemos dizer que quase todos os problemas de SO são causados por quem o está utilizando e as vezes uma pequena parte por quem o instalou. Por exemplo, o técnico que fez questão de instalar uma iso RTM mas teve a péssima escolha de instalar um ativador que vem com um processo de mineração embutido, processador fica sempre em 100% favorecendo alguma botnet... Ou mesmo que o técnico tenha feito tudo certo o usuário fez questão de clicar no link daquele e-mail que diz "VOcÊ foi Premiadô!!!!! Receuba seu premium!" 😒

 

NÃO existe diferença entre Windows Pirata e Windows Original (a não ser pela obvio pirata/original), existem apenas formas corretas e erradas de como as coisas são feitas, não adianta nada o usuário ter tudo do mais caro e original e clicar em todos os links que forem possíveis clicar, não é o Windows ser original que vai salvar o usuário.

 

Atualizações do Windows podem apresentar falhas? PODEM.

São frequentes? NÃO se o usuário faz tudo corretamente.

Atualizações do Windows podem ser desativadas? NUNCA.

 

Faço o seu serviço correto e atualize tudo que for possível, não deixe essa tarefa para o usuário leigo que não vai querer esperar os "infinitos" minutos para desligar apos uma atualização. Procure saber o porque o SO deu problema antes de sair formatando, assim será possível orientar seu cliente caso ele tenha feito algo errado.

 

OBS: NÃO estou apoiando a pirataria, apenas utilizando exemplos para expressar uma opnião.

NÃO APOIE A PIRATARIA, valorize aquele que lhe proporciona algo, lembre-se que você também é um fornecedor (de serviço) e quer ser valorizado. Quem ai gosta de levar calote de cliente?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Para os que usam Windows ou Office "caolho", tentem acionar o Suporte da Microsoft no caso de uma falha grave, o Suporte fará Assistência Remota e ao detectar que a Licença foi gerada por

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tal Licença entrará para a Black List (Lista Negra) e será desativada e o Usuário ficará "na mão" e o Analista de Suporte educadamente pedirá para você comprar uma Licença válida.

 

Já aconteceu comigo inúmeras vezes quando eu usava o Windows 7 Ultimate 64 e foi por causa dessas situações vexatórias que aboli de vez o uso de e faço o mesmo com meus Clientes, mas como citei antes, se o Cliente não tiver grana (R$ 269.00 para pagar o Windows com o Office) para pagar Licenças originais como citei no tópico anterior, que ele o faça por sua conta e risco porque aviso bem antes de começar o Serviço e não Emito nada de Garantia dos meus Serviços (Caso ocorra algum problema, ele terá que me pagar novamente), deixo tudo isso bem claro também antes de executar qualquer ação no Dispositivo do Cliente.

 

Esqueci de mencionar uma coisa: quando sou chamado para atender Pessoas Físicas e/ou Jurídicas e percebo o uso de , explico detalhadamente todos os Prós e Contras sobre o uso desses , se ele se negar, é "passar bem" e vou embora. Novamente: essa Profissão está há mais de uma década prostituída por conta dos próprios "Tenícus" que querem porque querem embolsar uma grana de forma ilícita.

 

É ético? NÃO, NÃO É!

 

Aliás, conheço um monte de Assistências que ou tiveram que fechar as portas ou tiveram que diversificar seus serviços, Atualmente só trabalho para Pessoas e Empresas que agem dentro da legalidade e passei a dar Consultoria na compra de Computadores personalizados desses de R$ 10.000,00 para cima, o cliente me diz para qual fim quer a Máquina, eu compro as Peças dos meus fornecedores e monto o Computador para ele (TUDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA) e cobro de 5 a 10% sobre as Peças que irão me remunerar sobre os meus serviços de montagem e vou dizer mais e até serve como dica, tem muita gente investindo pesado nessa Área.

 

Abandonei a Área de Manutenção porque não faz sentido eu ficar na frente de um Dispositivo lento por mais de 8 horas e na hora em que eu for cobrar os meus R$ 200,00 ou até R$ 350,00, o Cliente ainda vir querer pechinchar...

 

Não estou aqui querendo aparecer e/ou querer demonstrar que sou "O PIKA DAS GALÁXIAS", é que já passei por muito perrengue na vida e resolvi mudar de atitude e tomar outros rumos.

 

Só tem Computador quem pode.

 

Abs!

Editado: por GNMilasi
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GNMilasi disse:

essa Profissão está há mais de uma década prostituída por conta dos próprios "Tenícus" que querem porque querem embolsar uma grana de forma ilícita.

 

Concordo plenamente com as afirmações, inclusive esta citada acima... Aqui na minha região tem muito técnico mequetrefe, que faz o serviço em casa, formata os pcs do pessoal, coloca qualquer iso baixada de torrent, totalmente pirata e alterada e ainda cobra um xis e uma coca como pagamento.

Depois que o problema explode, este técnico some e os clientes vêm aqui pra gente solucionar o problema criado por um terceiro. E se assustam na hora que cobramos pelo serviço.

- Nossa, que caro pra "somente" formatar o pc? O fulano me cobrou bem menos... 

PQP... 

Por causa destes caras que essa área está totalmente prostituída.

O pior é que quando dá problema de novo depois de um tempo, voltam a fazer serviço com o técnico do xis e da coca...

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

 

Pode-se usar o Windows 10 Home ou Pro tranquilamente sem ativá-lo. A consequência disso é uma marca d'agua de "Windows não Ativado" no canto inferior direito e o bloqueio das opções de personalização do Windows. (Papel de parede, cores, efeitos, etc) Só isso. Não há nenhuma outra limitação. Nem de tempo de uso, desempenho, atualizações, nem nada.

 

Explico ao usuário que é melhor usar desta forma e não instalar nenhum tipo de ativador pirata. Assim mantém-se o Windows integro e original.

 

Tenho algumas dezenas de PCs funcionando desta forma, e nunca tive problemas. Explico bem ao usuário ou empresa que use desta forma que é mais seguro, do ponto de vista de vírus, trojans, etc. Explico também que não há garantias de que vai continuar funcionando assim eternamente, pois a MS de repente pode mudar isso sem aviso. E que use esse tempo em que vai usar o Windows "grátis" para se planejar e adquirir as licenças.

 

Do ponto de vista jurídico, é legal usar Windows sem ativá-lo? Não! Pois desta forma o usuário ou empresa está usando um software sem permissão.

 

Mas ao menos estará seguro, conforme citei acima.

 

Obrigado a todos.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Para concluir, acredito que todos aqui já ouviram falar e/ou leram alguma coisa sobre a

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, né?

 

Também acredito que todos têm alguma noção da , né?

 

E que cada um de nós podemos ser enquadrados , principalmente os que possuem Empresa constituída!

 

Mas o que vejo de comentários sobre os links acima, são dos seguintes tipos: "Ah, nunca irão invadir minha casa", "Ah, isso é tudo balela para meter medo nas pessoas", "Ah, só pegam pequenas Empresas, "Ah, isso aí na prática não existe", Ah, pegam uma Empresa, mas dão prazo para que ela se regularize", Ah, só pegam gatos pingados para que sirvam de bodes expiatórios", "Ah, pegam uma Empresa um ano aqui e oito anos não", "Ah, no Brasil ninguém respeita as Leis" e por aí vai...

 

Bem, já vi várias Empresas serem notificadas e/ou multadas...

 

É para esse fim que existem as famosas Notificações Judiciais que agora podem ser enviadas até pelo WhatsApp, abriu a mensagem, a Lei diz que este Ato já constitui que a pessoa e/ou empresa tomou ciência da Notificação Judicial!

 

A Prefeitura da minha Cidade foi notificada e teve que correr para regularizar tudo sob pena de vultosa multa...

 

O problema não consiste em notificar/multar/prender do nada alguma pessoa e/ou empresa, o problema está na denúncia que qualquer pessoa pode fazer sobre alguma empresa ou alguém neste .

 

No Link acima se encontram Empresas como Microsoft, Adobe etc...

 

Não estou aqui para assombrar ninguém, mas sim para lembrar que "Mato tem olhos parede tem ouvidos"!

 

Abs!

 

 

Editado: por GNMilasi
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

como técnico para meus clientes sempre desabilito afinal nao tem nada mais desconfortável que vc fazer aquela formatação top e algum tempo cliente ficar travado na inicialização e ate muitas vez travando por horas o sistema com aquelas malditas atualizações automáticas, afinal o usuário mais leio o máximo q quer é ver um youtube facebook uma musica no computador e fotos etc..

 

Windows 10 é campeão em problemas dessa natureza o melhor a fazer é instalar um bom antivírus como panda e dar dicas de seguranças básica ao usuário.... agora usuários intermediários acho q fica a cargo deles a opção de escolha....

 

nunca obtive problemas com isso na realidade os problemas eram muito maiores quando deixava ligado no começo quando comecei na área o que recaia de reclamação do cliente pensando que tinha feito um serviço ruim pelo computado simplesmente ficar travado por horas naquela tela "azul"  e em casos raros que surgiu uma atualização realmente importante que determinado cliente especifico precisa seja pra fazer determinada tarefa ou iniciar algum programa usava um programa que "injeta" digamos assim a atualização especifica deforma rápida e eficaz mais isso foram casos muitos raros.

Editado: por WillRoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

è recomendado que toda e qualquer versão do Windows seja atualizada sempre para a última versão, normalmente essas correções são para exatamente para corrigir erros, bugs e falhas no sistema, raramente se tem algum problema com elas hoje em dia pois são testadas pelos beta testers hj, de vez em quando aparece uma ou outra falha ai que pau, como uma que saiu para o W10 que travou muitas impressoras, mas hj a equipe da Microsoft corrige esse tipo de fala em questão de horas, então recomendo que sempre mantenha seu Windows Atualizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/01/2022 às 14:00, fernandofas disse:

A atualização KB5006670 prova que tanto faz pirata o ou original,com relação há problemas,mas recomendo se puder ter o original e a melhor opção sem duvida, mas isso não exime de problema com o sistema não.

 

Concordo totalmente que não exime de problemas, mas que evita uma ampla gama de problemas, ahh, isso evita.

 

Eu aqui sempre deixo as atualizações ativadas, tanto em minhas máquinas bem como de clientes. Wannacry veio e fez alarde por causa disso. Não tive um único cliente com problemas por causa do Wannacry. É só criar pontos de restauração com alguma regularidade e pronto, problemas oriundos de atualizações serão resolvidos. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...