Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Placa de Portão eletrônico - Rossi Modelo KXH30FS com ST piscando direto

Avalie este tópico:

mreletricidade

Posts em destaque

Boa noite , bom estou com uma placa de um portão eletrônico KXh30FS da Rossi o led ST piscando direto já fiz todos os procedimentos para reset do do jumper até segura os botões aprender e ajuste e nada, alguém já pegou uma falha assim.

Devido essa falha não consigo gravar o controle também.

* Bom as tensões da placa estão OK. 12V e 5V 

* Fiz a troca do foto acoplador continua a mesma coisa

* Verifiquei os botões tanto do ajuste como o de aprender estão normais tanto que até sem eles na placa a falha continua. 

* Suspeitei que poderia ser o regulador de tensão para 5V injetei 5V na linha porem a falha persiste. 

Agradeço se alguém puder da ajuda

Editado: por mreletricidade
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, mreletricidade disse:

Boa noite , bom estou com uma placa de um portão eletrônico KXh30FS da Rossi o led ST piscando direto já fiz todos os procedimentos para reset do do jumper até segura os botões aprender e ajuste e nada, alguém já pegou uma falha assim.

Devido essa falha não consigo gravar o controle também.

* Bom as tensões da placa estão OK. 12V e 5V 

* Fiz a troca do foto acoplador continua a mesma coisa

* Verifiquei os botões tanto do ajuste como o de aprender estão normais tanto que até sem eles na placa a falha continua. 

* Suspeitei que poderia ser o regulador de tensão para 5V injetei 5V na linha porem a falha persiste. 

Agradeço se alguém puder da ajuda

sim, este problema esta no chip eprom dela, para sanar este problema somente regravando esta Eprom amigo, mas poste imagens desta placa, assim poderemos melhor te ajudar ok.

Boa Sorte :)

Link para o comentário

Esquemas: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O desse modelo está na página 4.

Experimente ligar com todas as DIPs na posição off. Com a dip de failsafe na posição on a placa vai ficar tentando comunicar com uma fotocélula (sensor anti esmagamento) e ignorar os comandos. 

• Joinha 1
Link para o comentário

25 minutos atrás, zazulak disse:

Esquemas: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O desse modelo está na página 4.

Experimente ligar com todas as DIPs na posição off. Com a dip de failsafe na posição on a placa vai ficar tentando comunicar com uma fotocélula (sensor anti esmagamento) e ignorar os comandos. 

Vou da uma olhada , sobre o download ainda não tenho acesso porem estou assinando o vip do forum, ja faz um tempo que estou querendo assinar agora deu uma aliviada e vou 

Link para o comentário

23 minutos atrás, mreletricidade disse:

Vou da uma olhada , sobre o download ainda não tenho acesso porem estou assinando o vip do forum, ja faz um tempo que estou querendo assinar agora deu uma aliviada e vou 

Mas você tem créditos pra baixar.. é só ir em 'assinaturas', escolher 'download 1' e confirmar.

• Joinha 1
Link para o comentário

@zazulak Fiz o procedimento porem persiste o FS a piscar. Uma informação de teste que fiz porem ai o FS não fica piscando porem a placa não responde nada tem as tensões OK porem sem resposta de nada foi retirar a alimentação do modulo de RF 433 dela  vou dar um jeito de testar esse modulo dela e o sensot Hall volto a da um feedback do que encontrei 

Link para o comentário

16 horas atrás, mreletricidade disse:

@zazulak Fiz o procedimento porem persiste o FS a piscar. Uma informação de teste que fiz porem ai o FS não fica piscando porem a placa não responde nada tem as tensões OK porem sem resposta de nada foi retirar a alimentação do modulo de RF 433 dela  vou dar um jeito de testar esse modulo dela e o sensot Hall volto a da um feedback do que encontrei 

Acho que no seu caso o sensor Hall despolarizou, neste caso vire a placa e localize os pontos marcados como Hall e efetue uma solda ligando os dois pontos  fechando um curto , ligue a placa novamente somente a parte de energia e repolarize o mesmo usando um ímã, feito isto desligue a placa da energia e remova o curto anteriormente e feito e pronto sua placa estará funcionando novamente

Método 2, para centrais mais novas: Desligar a central da rede elétrica, manter pressionado o botão "aprender" e re-ligar a rede elétrica (com o botão aprender pressionado), esperar cerca de 3 segundos e soltar o botão aprender. Este método irá calibrar novamente o sensor hall. Lembrando que este método funciona apenas para KXH30 *FS* e KXHA30 **FS**, para as centrais mais antigas KXH30 sem ser FS, funciona apenas o método acima ok

Editado: por Maru
Link para o comentário

@Maru Fiz o procedimento que falou mesma coisa, porem resolvi tirar o sensor hall e pedi um novo para trocar para ver pois fiz um circuito para testar ele e o mesmo nada mas volto a dar um feedback da situação provavelmente quinta o novo sensor chega agradeço até agora pela ajuda de todos

Link para o comentário

O sensor hall deve dar 2,5V na saída sem campo magnético próximo. Um campo magnético faz a saída subir ou descer, dependendo da polaridade.

Para testar ele na placa é só aproximar um imã dele. Na saída dele tem um comparador de janela, que se a tensão subir ou descer, faz acender os leds indicadores de fim de curso FA ou FB dependendo da posição do imã em relação a ele. . 

Link para o comentário

30 minutos atrás, mreletricidade disse:

Dando um feedback da placa continua a mesma coisa substitui o sensor Hall e por desencargo de consciência os botões aprender e ajuste porem continua o ST a piscar refiz todo procedimento de reset da placa como vcs me explicaram  

Os pontos FA e FP estão com 5v ambos?

Pelo visto, foi o PIC que foi pro saco.. aí não tem o que fazer, além de condenar a placa. 

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, zazulak disse:

Os pontos FA e FP estão com 5v ambos?

Pelo visto, foi o PIC que foi pro saco.. aí não tem o que fazer, além de condenar a placa. 

isto eu já havia comentado anteriormente, eu aprendi a não descartar a placa, pois caso entre outra igual de mesmo modelo, bastará retirar os dados da firmware e regravar nesta com problema.

eu ainda não peguei uma deste modelo aqui, mas caso entre alguma aqui deste modelo e com outro problema, vou baixar o firmware e carregar aqui na área de download para que todos possam usufruir do mesmo caso necessitem.

• Joinha 1
Link para o comentário

15 minutos atrás, Maru disse:

isto eu já havia comentado anteriormente, eu aprendi a não descartar a placa, pois caso entre outra igual de mesmo modelo, bastará retirar os dados da firmware e regravar nesta com problema.

eu ainda não peguei uma deste modelo aqui, mas caso entre alguma aqui deste modelo e com outro problema, vou baixar o firmware e carregar aqui na área de download para que todos possam usufruir do mesmo caso necessitem.

Considerando que o microcontrolador não esteja protegido contra leitura...

Se você conseguir extrair o firmware e postar aqui, me proponho a descompilar e postar o código-fonte.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 anos depois...
Em 02/05/2021 às 08:11, Maru disse:

sim, este problema esta no chip eprom dela, para sanar este problema somente regravando esta Eprom amigo, mas poste imagens desta placa, assim poderemos melhor te ajudar ok.

Resistor de 47k aberto ou jumper da fotocélula folgado! Sugiro soldar o jumper por baixo ! 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...