Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Epson L6191 Especificação fusível F301 F1

Avalie este tópico:


Rexona

Posts em destaque

Boa noite,

 

Minha impressora está com o famoso erro 031006 ao ligar, relacionado ao fusível F301 queimado, ou o F1 nos modelos anteriores.

Já desmontei e a cabeça não tem curto aparente.

Antes de partir para a gambiarra de jumpear o fusível, gostaria de saber se alguém sabe a especificação dele, procurei por tudo e aqui no fórum e não achei.

Vi num vídeo em espanhol que o cara tinha esse fusível F1 pra trocar, mas não achei nada a respeito da especificação técnica do componente. Será que F301 e F1 seriam iguais?

 

Agradeço a ajuda.

 

EDIT: F1 vs F301 devem ter uma pequena diferença de especificação (possuem letras diferentes impressas no componente), comprei no aliexpress o que seria o F1 e está funcionando normalemente no F301.

Editado: por Rexona
resolução
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia .

    São sim iguais e esse cara é responsável pela alimentação da cabeça e quando isso aconteçe (fusivel queimar) meço a cabeça impressão com o multímetro na escala de continuidade coloco a ponta preta no primeiro pino da direita do conector da cabeça e com a ponta vermelha do multimetro  meço todos os outros e não pode haver nenhuma leitura em nenhum pino pois se ouver a cabeça está queimada.

 

    E se o cabecote estiver blz aí eu coloco um fusivel de 2Amp   (com fios por fora ) e o fusivel pendurado e ligo a  placa e se tudo der certo eu retiro o fusivel e faço um jumper , pois o original voce não encontra.

 

Boa sorte.

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a letra em cima deste fusível? Veja na tabela abaixo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

02-fusessmd-fegargai.jpg

Editado: por edimarps
Correção
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, edimarps disse:

Qual a letra encima deste fusível? Veja na tabela abaixo.

image.png.47c606e3cca4ad88e5db64e595c8131b.png

 

Então deve ser o F com alguma característica complementar?

Muito obrigado pela ajuda.

 

6 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia .

    São sim iguais e esse cara é responsável pela alimentação da cabeça e quando isso aconteçe (fusivel queimar) meço a cabeça impressão com o multímetro na escala de continuidade coloco a ponta preta no primeiro pino da direita do conector da cabeça e com a ponta vermelha do multimetro  meço todos os outros e não pode haver nenhuma leitura em nenhum pino pois se ouver a cabeça está queimada.

 

    E se o cabecote estiver blz aí eu coloco um fusivel de 2Amp   (com fios por fora ) e o fusivel pendurado e ligo a  placa e se tudo der certo eu retiro o fusivel e faço um jumper , pois o original voce não encontra.

 

Boa sorte.

Muito obrigado pelas dicas, show mesmo.

Editado: por Rexona
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Henrique disse:

  São sim iguais e esse cara é responsável pela alimentação da cabeça e quando isso aconteçe (fusivel queimar) meço a cabeça impressão com o multímetro na escala de continuidade coloco a ponta preta no primeiro pino da direita do conector da cabeça e com a ponta vermelha do multimetro  meço todos os outros e não pode haver nenhuma leitura em nenhum pino pois se ouver a cabeça está queimada.

Só uma dúvida, deu continuidade fazendo como sugeriu no segundo pino da esquerda.

Mas só achei a padrão de pinagem para as cabeças L380 (20 vias), a cabeça da L6171 é com 25 vias, como passou o teste funcionaria com a cabeça com 25 pinos da mesma forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

    È amigo essa cabeça é um pouco mais larga mas acredito ser a mesma coisa  e não estou afirmando que é.

Mas se for comigo eu faria o que eu disse  , colocaria um fusivel pendurado e faria o teste . Esses fusiveis nessas

placas de epson queimam por pouca coisa e sempre dá certo meu procedimento.

 

Faça isso e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá. Já vi a grande maioria das pontes feitas com o mesmo estanho da solda e isso não deveria ser feito porque se houver um problema aí, tudo queimará. É por isso que em algumas máquinas utilizo placa-mãe smd apenas por questões estéticas, mas como não é uma área para andar à mostra, basta fazer uma ponte com o filamento de um fusível de vidro como bem argumenta João Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 04/05/2021 às 10:26, edimarps disse:

Qual a letra em cima deste fusível? Veja na tabela abaixo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

02-fusessmd-fegargai.jpg

Prezado HB seria intermediário ente as letras F e I, ou teria a tabela com essas letras?

Mesmo com os dados abaixo ainda estou confuso. HB seria 0.125 ?

 

Fonte: 

Fusivel.png

Editado: por Bil6xp
Mais info.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rexona Estou tendo o mesmo problema na minha epson L6171 do erro 031006., testei a cabeça e também da bip no segundo pino da esquerda, será que está queimada? meu F301 testei e ele não bipa e mostra a resistência de 800 e pouco, será que esta funcionando normal ou esta queimado?

Editado: por Alexander On Cartuchos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...