Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como Fazer Reballing

Avalie este tópico:


AltaVoltagem

Posts em destaque

Olá Amigos.. Sou novato no assunto Reballing...

Consegui com muito custo comprar uma Hikari-939 de segunda mão...

Estou querendo aprender mais sobre o assunto, ja pesquisei bastante, porem, tem muita informação cruzada ou de sentidos opostos.. kkkkk 

Gostaria de saber, se os amigos com experiencia poderiam me dar dicas, pois estou usando uma sucata de notebook e NÃO consigo retirar alguns BGA.. na verdade todos, exceto os pequenos, tipo 9pinos (memoria flash) ou componentes SMD, ja consegui retirar CI de 40 pinos que são terminais e não Ball de stanho...

 

As vezes que tentei, a placa torra e o CI não solta... já cheguei usar 400° e não sai.

Estou usando fluxo vagabundo ( Pasta para solda EMAVI), não sei se é isso... Ela funciona legal para outros tipos de solda. (OBS: É ruim de limpar, ficar gorduroso o local da solda, gasta bastante Alcool Iso...) 

 

Para começar, comprei:

Kit Universal de stencil (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
)

Microscópio USB 1000x 

 

ainda não comprei a Solda em pasta.

 

uma duvida forte! um amigo tinha um Xbox que de tempos em tempos tinha que fazer reballing, isso é normal ou é do profissional?

 

Já de ante mão, OBRIGADO A TODOS!!!!!!!!!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, cristi disse:

@AltaVoltagem boa noite amigo, há uma serie de fatores para um bom trabalho com BGA, principalmente perfil de solda e dessolda, a um video no youtube curso completo bga do saber da eletrônica deve te ajudar bastante 

 

é uma série com 22 videos? achei aqui.. eu até começei a ver, talvez tenha visto 2 ou 3 primeiros... vou assistir até o fim !!!! 💪

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi vlw pela dica... eu não terminei, pois não sabia se iria valer a pena assistir o curso até o fim ... 

 

estou com uma interface de audio da behringuer, que irei precisar fazer um reballing num XMOS... ai já estou me preparando para tentar consertar.... mas só irei fazer, quando estiver hábil! 

 

obrigado pela disposição...  🤜🤛

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AltaVoltagem disse:

@cristi vlw pela dica... eu não terminei, pois não sabia se iria valer a pena assistir o curso até o fim ... 

 

estou com uma interface de audio da behringuer, que irei precisar fazer um reballing num XMOS... ai já estou me preparando para tentar consertar.... mas só irei fazer, quando estiver hábil! 

 

obrigado pela disposição...  🤜🤛

Recomendo fielmente que faça alguns para teste antes de pegar um equipamento que não tenha chance de errar, bga fica fácil quando tu já fez uns 300 para mais, eu julgo que é trabalhoso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@AltaVoltagem , Fazer reball com estação de solda a ar??    Como disse o colega logo acima, não vai conseguir.    Vai danificar muitas placas e no máximo, se der muita sorte, vai conseguir uma ou outra que irão voltar em poucos dias, como o exemplo do Xbox q citou na 1a mensagem.

 

Se quer ingressar nesse tipo de reparo, compre as ferramentas adequadas, estude e treine (muito).     Aqui mesmo temos muito assunto sobre.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexklein disse:

Recomendo fielmente que faça alguns para teste antes de pegar um equipamento que não tenha chance de errar, bga fica fácil quando tu já fez uns 300 para mais, eu julgo que é trabalhoso.

BGA é extremamente trabalhoso, eu levei quase 1 ano pra começar a não ter mais volta de serviço de BGA, no inicio era terrível.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, AltaVoltagem disse:

Olá Amigos.. Sou novato no assunto Reballing...

Consegui com muito custo comprar uma Hikari-939 de segunda mão...

Estou querendo aprender mais sobre o assunto, ja pesquisei bastante, porem, tem muita informação cruzada ou de sentidos opostos.. kkkkk 

Gostaria de saber, se os amigos com experiencia poderiam me dar dicas, pois estou usando uma sucata de notebook e NÃO consigo retirar alguns BGA.. na verdade todos, exceto os pequenos, tipo 9pinos (memoria flash) ou componentes SMD, ja consegui retirar CI de 40 pinos que são terminais e não Ball de stanho...

 

As vezes que tentei, a placa torra e o CI não solta... já cheguei usar 400° e não sai.

Estou usando fluxo vagabundo ( Pasta para solda EMAVI), não sei se é isso... Ela funciona legal para outros tipos de solda. (OBS: É ruim de limpar, ficar gorduroso o local da solda, gasta bastante Alcool Iso...) 

 

Para começar, comprei:

Kit Universal de stencil (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
)

Microscópio USB 1000x 

 

ainda não comprei a Solda em pasta.

 

uma duvida forte! um amigo tinha um Xbox que de tempos em tempos tinha que fazer reballing, isso é normal ou é do profissional?

 

Já de ante mão, OBRIGADO A TODOS!!!!!!!!!

Da pra fazer tranquilamente reballing com a estação de ar.. Tudo vai depender do seu aprendizado, técnicas corretas de temperaturas e vazão de ar, experiência, ferramentas boas.. E por ai vai.. Mas inicialmente vc vai precisar de uma churrasqueira elétrica pra aquecer a placa por inteiro antes de realizar a retirada ou soldagem do bga, um termômetro que possa medir temperaturas altas, fluxo de solda bom, stencil, esferas e malha dessoldadora.. Esses são os equipamentos essênciais necessários pra se iniciar um trabalho de reballing. Na churrasqueira procure sempre deixar a placa chegar em uma temperatura média de 130 graus pra iniciar o calor com a estação de ar, e sempre mantendo o calor médio da churrasqueira. Regule a estação de ar para uma temperatura média de 370 a 400 graus(vai depender da fragilidade do bga que está trabalhando) e vazão de ar moderada, sempre jogando o ar em circulos na área externa do bga, nunca aquecer diretamente o meio ou irá condenar a peça. O fluxo iindico que trabalhe com Amtech, pois um fluxo bom é o essencial para um reballing bem feito, não se usa pastas de solda como a que citou para esse tipo de trabalho... Pegue placas velhas e trabalhe muito nelas até aprender as técnicas de tempo para soltar um bga, calor necessário, fragilidade de cada peça.. Resumidamente é isso.. Boa sorte! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones haa... entendi... Meu intuito é fazer no que der para ser feito (inicialmente nada específico, além desse XMOS de uma interface de audio. Ela é minha.), mesmo com paciência, mas sempre prezando por um bom resultado.. (sou um tanto perfeccionista! kkkk) - vlw pela dica.. vou me atentar... talvez eu tenha o foco para conserto de celular.

 

@alexklein simmm.. com certeza vou me fazer em algum, até eu achar que está bom.. (Na minha cabeça, ao que vejo na internet, não me parece difícil.. tenho boas habilidades manuais, porém, estou tentando colocar o Máximo de dificuldade...), tbm acho que deve ser trabalhoso e ter paciência... (paciência é uma virtude kkkkkkk)

 

@curtolo Podes crer... ainda não estou "ganancioso" para trabalhos complexos... no máximo umas trocas de memoria flash, por enquanto...

 

@lex.le poo.. entendi.... como disse ao amigo acima, será para coisas mais básicas.. mas pensei que era mais simples...

 

@johw show... entendi.. estou tentando aprender esse controle da estação.. mas está dificil... pois ela esta desarmando com facilidade ou não estou sabendo remover alguns componentes.. tenho ficado muito atento a essa questão da temeperatura...  li num topico aqui no EletronicaBR ( o amigo gostaria de saber se dá para saber se foi feito ou não o reballing em uma placa) , que a temperatura da solda original é em torno de 280°-300° e ela geralmente é fosca/"esbraquiçada". Quando fazemos a reballing a temperatura ja vai para 180°-200° e fica com o estanho brilhoso..

Não entendo se a estação esta com 400° o CI não solda....kkkkkkkk.. mas foi assistir o curso que @cristi me indicou e cair pra dentro... 

 

@kf_dantas podes crer... vou cair pra dentro ... tenho ficado meio preocupado, pois o material, é tudo muito caro para Reballing.. vou ver o que são prioridade, pois só o fluxo e um estanho em pasta já saem por uns $100.. com é uma coisa que não vou lucrar agora, fica complicado.. mas vou conseguir !!!

 

VLW galera... estão ajudando muitooooo... vcs são 100000000(tendendo ao infinito)...

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, AltaVoltagem disse:

@cristi Entendi.. será que o XMOS tbm precisa? 

se precisar estou ferrado... não vou conseguir consertar minha interface de audio...

 

 

Amigo, se esse xmos for smd (com os terminais visíveis igual de super io), consegue somente com a estação de solda sim, se tiver habilidade até mesmo com ferro de solda dá pra remover.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2021 às 10:40, AltaVoltagem disse:

@Jhones haa... entendi... Meu intuito é fazer no que der para ser feito (inicialmente nada específico, além desse XMOS de uma interface de audio. Ela é minha.), mesmo com paciência, mas sempre prezando por um bom resultado.. (sou um tanto perfeccionista! kkkk) - vlw pela dica.. vou me atentar... talvez eu tenha o foco para conserto de celular.

 

@alexklein simmm.. com certeza vou me fazer em algum, até eu achar que está bom.. (Na minha cabeça, ao que vejo na internet, não me parece difícil.. tenho boas habilidades manuais, porém, estou tentando colocar o Máximo de dificuldade...), tbm acho que deve ser trabalhoso e ter paciência... (paciência é uma virtude kkkkkkk)

 

@curtolo Podes crer... ainda não estou "ganancioso" para trabalhos complexos... no máximo umas trocas de memoria flash, por enquanto...

 

@lex.le poo.. entendi.... como disse ao amigo acima, será para coisas mais básicas.. mas pensei que era mais simples...

 

@johw show... entendi.. estou tentando aprender esse controle da estação.. mas está dificil... pois ela esta desarmando com facilidade ou não estou sabendo remover alguns componentes.. tenho ficado muito atento a essa questão da temeperatura...  li num topico aqui no EletronicaBR ( o amigo gostaria de saber se dá para saber se foi feito ou não o reballing em uma placa) , que a temperatura da solda original é em torno de 280°-300° e ela geralmente é fosca/"esbraquiçada". Quando fazemos a reballing a temperatura ja vai para 180°-200° e fica com o estanho brilhoso..

Não entendo se a estação esta com 400° o CI não solda....kkkkkkkk.. mas foi assistir o curso que @cristi me indicou e cair pra dentro... 

 

@kf_dantas podes crer... vou cair pra dentro ... tenho ficado meio preocupado, pois o material, é tudo muito caro para Reballing.. vou ver o que são prioridade, pois só o fluxo e um estanho em pasta já saem por uns $100.. com é uma coisa que não vou lucrar agora, fica complicado.. mas vou conseguir !!!

 

VLW galera... estão ajudando muitooooo... vcs são 100000000(tendendo ao infinito)...

 

 

Amigo sua estação deve estar desarmando por falta de tensão na tomada em que está usando, ou defeito na propria maquina, mas tbm pode ser uso contínuo em potência maxima, tem alguns modelos que não aguentam e desarmam mesmo.. Sobre as temperaturas, as soldas originais de fabrica que acompanham os componentes são usados em sua composição, liga de prata, seu ponto de fusão é em torno de 230 graus, já as soldas convencionais que usamos é com liga de chumbo e seu ponto de fusão é em torno de 180 graus. Tome cuidado para não ultrapassar essas temperaturas ou irá danificar o componente... E não se leva exatamente em conta a temperatura em que sua estação está marcando, já que terá de levar em conta que quando o ar sai do canhão ele está em uma temperatura menor do que está marcando, levando em consideração a temperatura ambiente tbm...E vc nunca irá conseguir soltar dessa forma, jogando calor somente na peça.. sempre aqueça a placa por completo e primacialmente a parte de baixo do componente a ser soldado.. Abraços 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones esse XMOS é BALL de solda, não tem terminais laterais ou visíveis...

 

@Tallescg sem duvidas o fluxo é ruim... vou comprar um fluxo que o amigo indicou lá em cima e verificar... provavelmente seja isso...

 

@johw blz.. entendi... acredito que está desarmando por conta de ficar muito tempo a estação ligada e "deve sobre aquecer", ai ela desarma para não queimar a resistência ou algo... 

 

 

 

com a estação de ar seu eu  aquecer a placa por baixo consigo retirar o XMOS?

na parte de baixo da placa, não possui componentes.

como saber o lado para retirar? tem algum macete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...