Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung - Multifuncional Laser Mono SCX-4100 - Não imprime do PC, mas copia

Avalie este tópico:


Zoom1966

Posts em destaque

Olá pessoal! 

Estou com essa multifuncional de um cliente, que não imprime via USB ou porta paralela. 

A impressora é detectada pelo Windows quando conectada. Os drivers instalam normalmente. A impressora faz cópias normalmente, sem problema.

Mas, quando um trabalho de impressão é enviado a partir do PC, a impressora exibe mensagem no display "A imprimir..." e nada acontece.

Algum amigo poderia dar uma dica do que procurar?

 

Mais informações: o cliente é engenheiro eletricista e já trabalhou com reparos de celulares, sendo um dos pioneiros daqui da cidade. Ele desmontou a impressora para substituir as peças que seguram o toner no lugar. Depois disso, a impressora passou a apresentar este defeito. Já verifiquei se havia algum problema visível, como cabos desconectados, algum dano na placa principal, etc, mas tudo parece normal.

 

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! tudo bom? Tenta desconectar e conectar o cabo usb aguarda 30 segundos e reconecta o cabo. Pode ser incompatibilidade com o cabo usb tenta usar um cabo usb 2.0 com filtro.

ou desabilitar a opção usb enhanced nos gerenciador de dispositivo pra testes ok.  mas acredito ser o cabo por ser um modelo mais antigo de impressora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Semcomentarios 

Amigo, já fiz de tudo. Já testei vários cabos, já tentei mudar configuração na própria impressora para velocidade da USB, usei outro computador. Ela mostra a mensagem dizendo que está imprimindo, mas nada acontece. Porém, as cópias são feitas sem problemas.

Obrigado.

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zoom1966 , conecta o cabo USB da placa-mãe no cabo USB da placa lógica da impressora

 

Obviamente, ela deverá estar acessível na sua mão. Medindo entre os 2 pinos de baixo, tem os 5V? E nos 2 pinos de cima, tem os 0,03V de tensão que são os pinos de dados e que vem da placa-mãe?

 

Cara, eu peguei ontem uma placa lógica de impressora térmica e não avancei. Tinha este mesmo problema que o seu e não achei os 0,03V dos dados. Como nas placas-mães de PC os pinos de dados vão direto para a PCH ou ponte sul, imaginei que seria a mesma coisa nas lógicas de impressoras

 

Se não chegar em nenhuma conclusão, tente depois fazer um ME no CI principal da lógica desta impressora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@14bis 

Ok, grato pela dica.

Mas eu acho que a comunicação pela USB está ok, pois o PC detecta corretamente a impressora. E o trabalho de impressão é recebido pela impressora, pois ela exibe a mensagem "A imprimir..." no próprio display. É a partir daí que fica estranho, pois nada acontece! rsrsrs

Mas, de qualquer modo, vou remover a placa lógica e fazer uma nova inspeção. O pior é que no manual de serviço não tem o esquema elétrico da placa.

Obrigado!

Editado: por Zoom1966
complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Zoom1966 disse:

mensagem "A imprimir..." no próprio display

 

Mas isso não significa necessariamente que há uma comunicação 100% entre os dispositivos...

 

Além do mais, se você já eliminou todas as hipóteses básicas e também já testou em outro computador, só vai restando a própria placa ou o firmware dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/05/2021 às 20:09, Zoom1966 disse:

@xandy_73 

Eu fiz isso, amigo. Inclusive com versões 32 e 64 bits. Só não testei com o XP. O resultado é sempre o mesmo.

Obrigado.

Conseguiu encontrar o problema? 

Eu estava com uma Samsung 2020 com esse mesmo defeito. Era o chip da PCB. Resultado, outra placa. Não consegui reparar

Editado: por alndigital
Modelo da impressora errado. Corrigir
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom, pessoal... joguei a toalha! kkkkk

Fiz uma análise da placa e as trilhas vão praticamente direto para o CI principal. Passam por resistores em série, que estão ok. 

Enfim, essa parte é parecida com a SCX-4200. Além da continuidade, testei a resistência em relação ao terra e ambas as linhas estavam com o mesmo valor.

Vou dar como devolvido, pois não encontrei a placa à venda. O cliente concordou e também vai ver se encontra a placa.

Se houver algum desdobramento futuro, eu volto a informar.

Agradeço a todos os amigos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...