Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Regravação BIOS 25q64fwig com CH341A

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal tudo bem?
Ajuda o ansioso aqui, estou prestes a gravar minha 1ª Bios, consegui o arquivo aqui no fórum, e estou com dúvida de como identificar o Pino 1.

 

Esta e a Imagem: (Em Anexo) só queria confirmar que essa bolinha acima do "W" marca o Pino 01.

Será que consigo regravar essa bios com o adaptador 150mil SOP8? (e como identificar o Pino 1 do adaptador?)

Pergunta besta, mas no primeiro uso batem muitas incertezas... Obrigado

 

s-l400.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira vista, existem duas situações :

Memória Winbond FW, costuma ser de 1,8 V, seria bom confirmar o datasheet do componente.

O programador CH341a, alimenta o chip com 3 V. Para gravar memória de 1,8 V somente é possível com adaptador próprio que rebaixa a tensão de 3 V para 1,8V.

Fique sempre atento para chip Winbond, se for FV = 3 V.  E se for FW = 1,8 V.

 

Outra situação, seria o adaptador, pela foto, esta sua memória parece ser BGA, embora não esteja mostrando a parte de baixo.  Porem se for BGA ( solda por baixo ), este adaptador serve apenas para uso com terminais laterais, o qual a garrinha de molas faz o contato.

 

Quanto a bolinha no chip, quando indicado na parte de cima, corresponde ao pino 1. Porem em chips com solda BGA ( por baixo ), geralmente vem uma parte chanfrada, indicando a primeira posição.

 

Pode postar a foto por baixo do chip Winbond, que voce possui, bem como do seu adaptador, modelo 150 mil sop 8.

 

Se está pegando fotos de internet, estas podem não corresponder a sua realidade, que está na bancada.

  

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef Obrigado pelos esclarecimentos.

Estou usando o adaptador para 1.8v e a memoria e CMD sim, soldada por baixo. vou soldar no adaptador para soldar.

A imagem e da net, minha câmera não foca pq o componente e muito pequeno, para enxergar os numero só na lupa, mas esta escrito exatamente o que postei na foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, newtechinfo disse:

a memoria e CMD sim, soldada por baixo

 

Entendo desta forma. Segue o desenho.

 

1614497248_w25q64fwigpino1chanfro.png.b6d58a80c40d9e91ebe8a0cbc064fba4.png

 

Este adaptador, modelo : 150 mil sop8,  seria para chip com terminais laterais, o qual são presos por pressão.

 

image.png.83b8fbf5f07dc73b372786475d992976.png

Editado: por regisfatef
inserir imagem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef 

Obrigado pela ajuda a todos, consegui regravar, soldei o chip no adaptador como este anexo, li o chip, apaguei e gravei o novo arquivo o pc voltou a ligar.
 

e já estou providenciando a compra de um microscópio adequado, por enquando estou usando minha 50mm nikon para conseguir enchergar, fotografar já e mais complicado.

HTB1iNGmaELrK1Rjy0Fjq6zYXFXa5.jpg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 07/05/2021 às 18:24, newtechinfo disse:

@regisfatef 

Obrigado pela ajuda a todos, consegui regravar, soldei o chip no adaptador como este anexo, li o chip, apaguei e gravei o novo arquivo o pc voltou a ligar.
 

e já estou providenciando a compra de um microscópio adequado, por enquando estou usando minha 50mm nikon para conseguir enchergar, fotografar já e mais complicado.

HTB1iNGmaELrK1Rjy0Fjq6zYXFXa5.jpg

 

resolvido.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...