Jump to content
AdrianoEgídio

devolvido Acer Aspire 4349 - placa mãe da0zqrmb6co rev:c- matando a fonte

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

OLá pessoal. Estou com uma placa mãe do Acer Aspire 4349 (Quanta zqr) da0zqrmb6co rev:c quebrando minha cabeça pois está matando a fonte. Vou passar os procedimentos que eu efetuei:

 

remoção e teste no pq23 - ok

Teste no pq24 - ok

identificado curto nos fets pq28, pq31 - substituição -ok

identificado curto no  fet pq6 e pq21 - substitiução - ok

 

resultado inicial: inicialmente parou de matar a fonte, porém sem tensão no u4 e a placa não deu start. 

 

Matando a fonte novamente.

 

Identifiquei um curto nas linhas de 3v e 5v e estão me dando muito trabalho...

 

removi e testei os fets pq44 e pq42. não estão em curto más a linha sim.

 

Pls em curto com gnd: 6, 12 e 13.

 

Agradeço muito se alguém puder me ajudar.

Edited by AdrianoEgídio

Share this post


Link to post
Share on other sites

@AdrianoEgídio U4 só receber alimentação quando a placa ligar! 

PQ42 e PQ44 não estao na linha de 3/5v mas sim na linha de +1.05V_VTT que alimenta um bloco da CPU.

Levanta a PR122 para verificar qual lado vai permanecer em curto e injetar tensao a partir desse ponto, vc deve ter curto na linha de VIN. Coloque na fonte de bancada com pouca tensao para iniciar!

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se existe um curto nas bobinas de 3.3 e 5, retire ou levante um lado da bobina para separar os lados. Veja em qual lado ta em curto, injeta tensão ( 1v 1A ) e veja qual componente esquenta, pode ser um capacitor SMD ou o PWM

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pessoal por me ajudar nesse caso, más o proprietário resolveu deixar de lado o aparelho e me doou ele pra eu retirar peças. Ainda estou sem minha fonte de bancada e quando ela chegar eu vou realizar os testes com as dicas que vcs me deram e quem sabe eu coloque esse note pra funcionar. Deus abençoe a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Daniel e Fernanda Mello
      Troquei a placa original por ter entrado em defeito, porém a mesma não estava disponível no mercado, portanto comprei uma parecida que porém não tinha a mesma eletrônica da bateria original.
      Gostaria de obter datasheet da nova placa para as seguintes informações: tensão de carga da bateria e tensão da fonte para saber o que da máquina original eu aproveito e o que dispenso. Obrigado.
    • By Keketoco
      Bom dia! Blz? Eu sou iniciante nessa área, tenho um Acer e5-574-370m ele não liga e ao abri-lo percebi um transistor queimado e esquentando MT, retirei ele mas não deu para ler oq estava escrito, só deu para ler A4, daí quando eu ligo o notebook na fonte o processador esquenta rapidamente, pesquisei sobre o transistor, achei um cara com o mesmo problema que o meu, e falaram com ele que é o ao3404 a49t, mas como ele devolveu para o cliente não deu para saber, vou colocar a foto que o amigo postou no fórum, a foto da placa é a minha, como sou iniciante gostaria de saber se realmente é este, ou é possível que o problema seja outro. Desde já agradeço
       
       


    • By BlackDiamond
      Minha Placa Mãe não sobe mais a imagem, começou com uma mensagem em vermelho na BIOs de uma over-voltagem na alimentação do processador que chegava a 1.5v ou até 1.6v e logo foi travando e a imagem desapareceu. Constatei que nos mosfets de alta P1003BDF eu tenho a tensão de entrada 12v no dreno mas, não tenho nada no Gate e no Source e os mosfets de baixa P0603BDF não são alimentados. Cheguei à conclusão que tenho de trocar os três mosfets de alta para ver se a tensão chega até os mosfets de baixa e assim alimentem o processador mas, gostaria da opinião de mais técnicos.
      😀

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...