Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Montagem de fonte de bancada.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom , um dos mais usados equipamentos é a fonte de alimentação para o tecnico.

 

Vamos la montar uma simples fonte:

 

Material principal:

 

Transformador - Este ira determinar sua potencia de uso padrão.

Retificador - Este ira determinar a potencia de uso padrão.

Filtros - Este ira determinar a pureza ( Ripple ) da alimentação de sua fonte.

Estabilizador - Este ira determinar o quão estável sera sua fonte.

Regulador - Este ira determinar a Variação da alimentação final de sua fonte.

 

Vamos idealizar uma fonte de bancada *** com uma boa margem operacional para maioria de equipamentos com até 30Volts uns 2 a 5 Amperes.

 

Depois coloco aqui códigos dos componentes.

 

Transformador:

22Volts+ 0V ou 16V+0V+16V / 2A ou até 5A.

 

Retificador: Ponte Retificadora ( quanto maior sua amperagem acima do que precisamos melhor, mais seguro )

 

Filtro:

Um bom capacitor eletrolítico de uns 6000uF X 50Volts ou colocar em paralelo uns de 2000uF

Um indutor ( filter-noise ) com potencia para passagem da corrente, com dois capacitores para filtros de alta frequência.

Um regulador variável tipo LM317 / LM 338 ou um Circuito regulador estabilizado.

Um ou 2 transistores PNP de potencia tipo MJ4502

Um resistor de potencia de uns 200ohms

O resto conectores, fios e uma base ( placa , pode ser uma placa lisa pois a ideia é fazer tudo ligando os componentes com fios )

E por ultimo um Painel de Display ( mostrador digital )

Opcionalmente, um Mostrador digital da voltagem escolhida e um mostrador digital da corrente de carga.

1 Cx velha de estabilizadores daqueles bem vagabunds, ou uma cx adequada ( lembre-se que na bancada o que vale é o funcionamento, estética é superficialmente pro final a se preocupar )

Pronto , temos uma poderosa fonte , estabilizada, regulável, variável para nossa bancada.

 

 

 

Também na fonte Linear*** podemos ter um circuito de proteção ( LC contra curto ) com um simples SCR e potenciômetro para escolha da corrente máxima.

 

Bom fica ai para quem quiser, não cobro nada para ajudar a cada um montar sua própria fonte de bancada.

 

 

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz. SE precisar ao comprar os componentes, via imagens/videos aqui pelo forum eu mostro como testar, verificar, medir, ligar, montar etc.....Se quiser vem num sábado e montamos juntos.....

 

Vou ver se monto outra pra mim vou fazer ela numa caixa parecida com as profissionais e posto a foto dela, vai ficar igualzinho a que vende por ai....pode até não ficar 100% da qualidade igual , mas o funcionamento eu garanto ficar o mais próximo e útil possível dentro do seu custo e com segurança.....

 

A minha Ultima eu montei em 1986 e até Hoje funciona muito bem......Ela liga e desliga por Botões que ativam SCR , tem LC ( Limit corrent ) , só não tem OVP ( Over Voltage Protection  ), mas da pra colocar tb....e tb não tem o Amperímetro, mas tb é so colocar....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,

 

Montei outra fonte e ficou muito boa também,

 

Como eu disse antes , ela é molezinha de ser montada para técnicos de computadores, notebook, porque o principal todos tem sobrando sempre uma ou outra.....a fonte chaveada de Notebooks, tb serve de qualquer micro velho....

 

Bom, é o seguinte, você precisa de:

 

Uma fonte chaveada de notebook, qualquer uma que tenha uma boa relação tensão corrente, eu usei uma qualquer de 21volts por 3.42Amperes.

 

Um Amperímetro ( no caso digital eu ainda tenho uns 4 ) mas na verdade amperímetro não passa de um voltímetro com shunt regulado para tensão ddp encima de um resistor, da pra fazer um tb se você tiver só voltímetros.

 

Um voltímetro 3 ou mais dígitos.

 

Um circuito de regulação ( Pode ser o que eu tenho aqui se quiserem, ou com LM 317 / LM338T / LM350 )

 

Vejam como ficou.....

 

 

 

Percebam que o sistema de carga e estabilização dela ficou fantasticamente estável, com ou sem carga sua variação é mínima, normalmente menos do que 0,2 volts ao colocar uma carga proporcional a demanda máxima dentro dos 2 a 3amperes máximos, e ainda SE quiser é só colocar um sistema de potencia com transistores serie MJ45XX PNP e ai ela pode pular para cargas de 30 amperes ( obviamente ai a sua fonte fornecedora da Corrente tem de ser compatível a esta expectativa de drenagem máxima também....! A cx usado foi de um estabilizador daqueles bem baratinhos velhos de uns R$ 25,00, tirei o que tinha dentro e fiz a furação, ainda dando para usar ela como estenção, pois as saidas do estabilizador continuam funcionando porem somente como estensão. O custo levantado real para montagem foi de uns R$ 100,00....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se vc quizer pode colocar um medidor digital

 

Caso precisem, tenho alguns aqui ainda....para que possam facilmente colocar mostrador digital na sua fonte atual e não precisar mais ficar tendo de medir pra ver quanto ela esta ajustada ou quanto esta fornecendo...3 fios para ligar, 2 de alimentação e um na saida da sua fonte...!

 

9rcfLDr.gif

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se vc quizer pode colocar um medidor digital

 

Caso precisem, tenho alguns aqui ainda....para que possam facilmente colocar mostrador digital na sua fonte atual e não precisar mais ficar tendo de medir pra ver quanto ela esta ajustada ou quanto esta fornecendo...3 fios para ligar, 2 de alimentação e um na saida da sua fonte...!

 

9rcfLDr.gif

 

Ola amigo quanto é o custo dos 2 display sendo 1 para informar a voltagem e o outro para informar a amperagem  :) ou os pacotes que estão nessas fotos é um KIT para montagem da fonte ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Eu estou para trazer mais uns 100 pares já integrados , mas ainda to negociando preços,

 

Os displays para mostragem de tensão ( 4 digitos ) eu ainda tenho bastante e pra vocês da pra fazer R$ 10,00

 

Mas o de corrente eu só tenho mais 2 e pra vocês da pra fazer R$ 30,00.

 

O circuito de regulação eu ainda tenho uns 60, da pra fazer R$ 20,00....

 

Ai basta voce ter uma fonte qualquer de notebook ( é ela quem vai determinar a corrente e a tensão final )

 

Ligou os 3, ja ta pronta sua poderosa fonte variável....

 

Total de custos médios, uns R$ 70,00 a 100,00 ( porque uma fonte de notebook caso você não tenha é baratinho pra nos.....uns 20 a 30 contos )

 

Mais o frete se for necessário.....

 

Ah se quiserem me enviar uma fonte, voces compram o resto e eu monto elas pra voces.....

Ou venham aqui e montamos juntos, não cobro nada para montar pra voces...!

 

Eu tenho negociado elas a outros amigos:

 

Fonte de Alimentação Variável, Ajustável Multivoltas, Regulada, Estabilizada, Proteção contra curto*** ( Limit Corrent*** ).

 

***Opcionais, adicionar custos apenas dos componentes

 

De 1.2 a 21 Volts

 

De 1.2 a 30 Volts ***

 

2A / 3A / 4 A / 5A

 

R$ 120,00 / R$ 160,00 / R$ 195,00 / R$ 250,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Eu estou para trazer mais uns 100 pares já integrados , mas ainda to negociando preços,

 

Os displays para mostragem de tensão ( 4 digitos ) eu ainda tenho bastante e pra vocês da pra fazer R$ 10,00

 

Mas o de corrente eu só tenho mais 2 e pra vocês da pra fazer R$ 30,00.

 

O circuito de regulação eu ainda tenho uns 60, da pra fazer R$ 20,00....

 

Ai basta voce ter uma fonte qualquer de notebook ( é ela quem vai determinar a corrente e a tensão final )

 

Ligou os 3, ja ta pronta sua poderosa fonte variável....

 

Total de custos médios, uns R$ 70,00 a 100,00 ( porque uma fonte de notebook caso você não tenha é baratinho pra nos.....uns 20 a 30 contos )

 

Mais o frete se for necessário.....

 

Ah se quiserem me enviar uma fonte, voces compram o resto e eu monto elas pra voces.....

Ou venham aqui e montamos juntos, não cobro nada para montar pra voces...!

 

Eu tenho negociado elas a outros amigos:

 

Fonte de Alimentação Variável, Ajustável Multivoltas, Regulada, Estabilizada, Proteção contra curto*** ( Limit Corrent*** ).

 

***Opcionais, adicionar custos apenas dos componentes

 

De 1.2 a 21 Volts

 

De 1.2 a 30 Volts ***

 

2A / 3A / 4 A / 5A

 

R$ 120,00 / R$ 160,00 / R$ 195,00 / R$ 250,00

 

Fonte de notebook é o minimo tenho interesse em comprar o material ja que por aqui onde mora as cobras é difícil encontrar essas peças, outra coisa vc envia o projeto do esquema para montagem dessa fonte ?  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mando aqui no FORUM, e suportes somente por aqui...

 

Mas...é molezinha...

liga-se...o display de 4 digitos ( medir a tensao de saida ) ( ele tem 3 fios ) 2 da sua alimentacao  na  entrada e um ligado na saida.

 

liga-se o display de 3 digitos ( medir a corrente de saida na carga ) ( ele tem 5 fios )  2 de sua alimentação ligados na entrada, 2 fios ligados no shunt ( esta parte toda eu ja mando ligada ) e 1 fio ligado para a saida....

na verdade da p. eu mandar tudo ja pronto, ligados p. voces so terem de ligar a sua fonte de notebook e tudo ja funcionar, sendo no máximo necessário aumentar os fios p. ser usado tudo na cx que vao usar......

 

Ps.: No caso o potenciômetro ( Trimpot ) ja vai no circuito

basta voce fazer uma extensão para o eixo dele....

 

Tipo:

Dessolde o Trimpot do circuito regulador,

Na ponta do ( Potenciômetro " Trimpot" ) tem um parafuso,

Coloca um canudinho de "Pirulito" aqueles vazados,

Coloca um pouco de cola ( araldite ) dentro da ponta deste canudinho,

Corte um pedaço do eixo de um potenciômetro velho,

Faça um furo da espessura do canudinho neste pedaço de eixo de potenciômetro velho,

Encaixe o canudinho dentro deste furo no eixo e cole-o,

Aproveite o suporte com rosca deste potenciômetro velho para poder prender na carcaça do fonte,

 

Outra forma:

Dessolde o Trimpot do circuito regulador,

Desmonte um potenciômetro velho e aproveite o eixo, normalmente tem um furinho na ponta de dentro do cursor,

Encaixe esta ponta com o furinho no parafuso do Trimpot e cole-o,

Aproveite o suporte com rosca deste potenciômetro velho para poder prender na carcaça do fonte,

 

Basicamente esta pronto seu potenciômetro Multivoltas.....

 

Vejam:

 

NeUlc0f.gif

 

Como disse ajudo no que precisarem...!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ajuda por skype  :o

 

Pra que serve o fórum então?

 

Este tópico fala um pouco sobre este assunto. ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sim, mando aqui no FORUM, e suportes somente por aqui...

 

Mas...é molezinha...

liga-se...o display de 4 digitos ( medir a tensao de saida ) ( ele tem 3 fios ) 2 da sua alimentacao  na  entrada e um ligado na saida.

 

liga-se o display de 3 digitos ( medir a corrente de saida na carga ) ( ele tem 5 fios )  2 de sua alimentação ligados na entrada, 2 fios ligados no shunt ( esta parte toda eu ja mando ligada ) e 1 fio ligado para a saida....

na verdade da p. eu mandar tudo ja pronto, ligados p. voces so terem de ligar a sua fonte de notebook e tudo ja funcionar, sendo no máximo necessário aumentar os fios p. ser usado tudo na cx que vao usar......

 

Ps.: No caso o potenciômetro ( Trimpot ) ja vai no circuito

basta voce fazer uma extensão para o eixo dele....

 

Tipo:

Dessolde o Trimpot do circuito regulador,

Na ponta do ( Potenciômetro " Trimpot" ) tem um parafuso,

Coloca um canudinho de "Pirulito" aqueles vazados,

Coloca um pouco de cola ( araldite ) dentro da ponta deste canudinho,

Corte um pedaço do eixo de um potenciômetro velho,

Faça um furo da espessura do canudinho neste pedaço de eixo de potenciômetro velho,

Encaixe o canudinho dentro deste furo no eixo e cole-o,

Aproveite o suporte com rosca deste potenciômetro velho para poder prender na carcaça do fonte,

 

Outra forma:

Dessolde o Trimpot do circuito regulador,

Desmonte um potenciômetro velho e aproveite o eixo, normalmente tem um furinho na ponta de dentro do cursor,

Encaixe esta ponta com o furinho no parafuso do Trimpot e cole-o,

Aproveite o suporte com rosca deste potenciômetro velho para poder prender na carcaça do fonte,

 

Basicamente esta pronto seu potenciômetro Multivoltas.....

 

Vejam esta adaptação / improvisada, ou podem usar o original mais caro....R$ 25,00:

 

NeUlc0f.gif ou zNAhC1J.gif

 

Como disse ajudo no que precisarem...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas informações estão me ajudando muito.

 

Muito bem, então se precisar conte comigo para trocarmos informações, é só perguntar se tiver alguma duvida...!

 

Ainda não recebi o KIT novo, mas se tudo der certo vai sair uns 100,00 o custo para qualquer um montar uma fonte boa para seus usos na bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...