Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Capacitor eletrolitico armazenamento nao ter danos?

Avalie este tópico:


electronics87

Posts em destaque

Capacitor eletrolitico pode permanecer quanto tempo sem uso sem que a falta de uso prejudique a parte quimica e caracteristica dele como capacitancia, nao despolarizar etc? essa regra vale para qualquer fabricante e idade de capacitor eletrolitico a partir dos anos de  1990 e montado em  circuito eletrônico??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os fabricantes normalmente possuem as informações de vida útil e armazenamento dos capacitores que fabricam. Se tem um capacitor ou lote de capacitores em mãos que quer se certificar sobre isso o melhor seria entrar em contato com o fabricante para ter informações mais precisas.

De forma geral existem processos de fabricação e materiais diferentes que podem ser utilizados que vão alterar a vida útil dos capacitores, seja em uso (sendo que as condições de uso entram como variável) ou em armazenamento (sendo que a forma de armazenamento também entra como variável). Um mesmo fabricante pode produzir capacitores com materiais e processos diferentes, então não podemos generalizar pelo fabricante. Lotes diferentes de um mesmo capacitor ou ainda capacitores em um mesmo lote podem apresentar pequenas variações que alteram sua longevidade. Neste caso o controle de qualidade da produção afeta bastante o resultado final.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou um pouco mais clara a sua dúvida agora, @electronics87.

 

Eu não tenho conhecimento de um período de tempo em que, caso você ligue um pouco o equipamento, você prolongue a vida útil dos componentes. Não quer dizer que não exista, eu somente ainda não vi algo sobre isso.

Já vi casos de pessoas que guardam uma quantidade muito grande de equipamentos e componentes antigos e, no caso deles, fica inviável ligar os equipamentos de tempo em tempo para prolongar a vida útil de seus componentes, caso exista algo assim.

 

Acredito que o fator chave aí é a forma de armazenamento.

O que você pode adotar é utilizar uma forma de armazenamento mais adequada para cada aparelho eletroeletrônico com o qual esteja trabalhando e/ou armazenando. De forma geral, no mínimo proteger da umidade, temperaturas altas e produtos químicos.
Caso queria proteger ainda mais algum equipamento você pode procurar mais informações sobre o assunto e ser mais preciosista com seu armazenamento: Ex.: Armazenar em local com controle térmico e de umidade.

 

Não sei se te ajuda estas informações, mas por enquanto o que sei é +- isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos componentes/materiais que possuem processos químicos envolvidos (Na eletrônica ressalto baterias e capacitores) estão sujeitos a desgastes e os fatores que influenciam são: umidade, temperatura e pressão atmosférica.

Esses componentes/materiais foram feitos para serem utilizados e não armazenados por longos períodos de tempo.

No caso dos capacitores os materiais aplicados na fabricação serão determinantes na "validade".

Usarei como exemplo os Capacitores eletrolíticos de alumínio:

  • São muito suscetíveis a condições ambientais adversas (umidade, temperatura e pressão atmosférica).
  • Quando armazenados por muito tempo sem carga tendem a elevar a ESR, vazar corrente e a perder capacitância que são causados pela reação química entre o filme de oxido de alumínio e o eletrólito.
  • De uma forma geral podem ser armazenados por mais ou menos 2 anos.
  • Não devem ser expostos a umidade, óleos, radiação e raios ultravioletas ou armazenados em ambientes úmidos.
  • Como o risco de vazamento (de corrente) aumenta com o passar do tempo não é recomendado utilizar imediatamente o componente no circuito, devendo o mesmo ser testado previamente.
  • O filme de oxido de alumínio pode ser "restaurado" através de um processo, procure por "capacitor reforming"

Não vou entrar em detalhe sobre os outros capacitores mas vou apenas ressaltar que o capacitores de Tântalo são os menos afetados e podem ser armazenados por muitos anos nas condições corretas.

Aqui não estamos falando apenas de componentes novos em um estoque, pode ser generalizado a produtos tais como, eletroportáteis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos... que não utilizamos mais ou que ficaram muito tempo sem serem ligados.

Essas regras de armazenamento são para fabricas e grandes distribuidores que armazenam centenas de milhares de $$$$ em componentes. Não vou comprar 1000 unidades de um capacitor (especifico) que utilizo 1 por ano e olha lá...

 

Respondendo sua pergunta de forma mais objetiva: Não existe uma forma de calcular com exatidão um prazo de validade para o componente ou determinar um período em que você deva ligar o seu aparelho que está armazenado a fim de não danifica-lo, são diversos fatores a serem considerados. Você pode passar 1 ano com o produto ligado 24 horas por dia e queimar um capacitor com 1 ano e 1 dia como também pode guardar por 10 anos e não acontecer nada (não queimar) quando liga-lo novamente.

Sou colecionador de vídeo games e posso utilizar o Sega Saturn (1995 no Brasil) como exemplo, comprei duas unidades que ficaram abandonadas em uma lojinha (fechada) por muitos anos (mais de 10) anos, quando fui testar 1 ligou normalmente (rodou até o jogo) e o outro vazou eletrolítico assim que ligado na força.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui a umidade varia entre 55-72% e a temperatura varia entre 30 e 34 graus, tenho aparelhos q possuiem capacitores eletroliticos armazenados nesse comodo e estao dentro de caixas mas euu nao sei se eu devo liga-los todo mes ou prolongar esse tempo sem uso, sao tvs crt, videogames snes e ps2 slim e outros eletronicos menores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A umidade está um pouco alta, em conjunção com as caixas de papelão é pior pois podem gerar mofos... que são prejudiciais aos terminais dos capacitores cerâmicos smd. Por si só capacitores cerâmicos smd também sofrem degradação dos dielétricos com tempo de armazenamento (estes podem ser recuperador com aquecimento acima do ponto de Curie).

 

Recomendo a utilização de sílica dentro dessas embalagens e a mesma deve ser trocada ou tratada (aquecida para remover umidade) sempre que se observar acumulo de umidade.

Mas como já lhe disse, impossível determinar prazo. Se alguém lhe disser que deve ligar todo mês ou ligar uma vez por ano está dizendo sem qualquer apoio cientifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

silica é muito chato pq tem q ficar trocando todo dia, eu usei e ela so é boa em situações de vacuo onde nao tenho uso apenas um desumidificador desidrat plus 300 durante dia e tarde e nesse periodo ele mantem a umidade entre 55-60% mas a noite eu desligo ele por causa do ruido entao a umidade volta a subir ate no maximo 72% durante final de noite e madrugada, pela manha inicia o ciclo novamente

 

qto aos capacitores eu só tinha a informacao q os eletroliticos q precisavam ser energizados de tempos em tempos para nao ter falhas por desuso eu nao sabia q isso se dava tbm a ceramicos smd, poliester, tantalo etc

Editado: por electronics87
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio Phelippe 

O que é selado?

 

@electronics87 

A umidade ai é sua principal inimiga. Esses dias um cliente me trouxe uma mesa de som, quando ele abriu a caixa de madeira para me mostrar ela estava literalmente lavada... ficou o dia todo fechada dentro do carro e a umidade que estava na madeira condensou no interior na caixa.

Se possível abandone as caixas de papelão devido ao mofo, mesmo que esteja em sacos plásticos. O mofo é extremamente prejudicial a peças de borrachas e similares como o revestimento dos fios. Utilize caixas plasticas e compre sílica a granel, monte sacos "grandes" (que caiba na caixa) com tnt e periodicamente coloque para secar ao sol. A sílica em pequena quantidade como os saquinhos de 5x5 ou 10x10 ou menores não são eficientes se as condições externas não forem favoráveis... por isso você deve ter essa má impressão dela 😃 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...