Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15 5566 LA-D871P não carrega bateria

Avalie este tópico:


BSM Informática

Posts em destaque

Resolvi fazer uma edição aqui para tirar as informações desnecessárias e ir direto ao objetivo.

Este equipamento não está carregando a bateria. Coloquei uma bateria nova e troquei o charger.
Também verifiquei que o PQ6 estava queimado e consegui substituir ele.
Abaixo dele na placa, vi que tem dois resistores e ambos estão com uma resistência muito alta. Um deles consegui identificar como o PR8 de 10k, troquei. O outro não descobri qual é, pois um lado vai direto no PR8 / PQ6, e o outro lado não vai para lugar algum próximo e segundo o esquema elétrico, o único resistor que vai ligado diretamente no PR8 e PQ6 é o @PR11 de 100k, porém o outro lado dele iria para o pino 3 do @PD6, porém isso não acontece. Mesmo assim arrisquei e coloquei um resistor de 100k ali e não resolveu. Ainda sigo na luta.

 

image.thumb.png.2f4b7219f2d3b6212a6b15e92018634e.png

Editado: por BSM Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Esse diodo não faz parte da linha da bateria, então sugiro que confira o PBAT_PRES# no sio. 


Na verdade fiz confusão. O componente que estava queimado é o PQ6 que estou mandando na print. 

Parece que os resistores abaixo (na MB) abriram , sendo um deles o PR8. Mas obviamente nem tudo é flores e eu não estou achando um fet para substituir. Aquele diodo duplo que mandei acima, na verdade nem tem nessa placa. Esse esquema só me confundiu kkkk
image.png.6ec2c53502db055eb5b5ffd1881ead7f.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Quando vir um "@" indica que o componente pode existir em determinada revisão da placa. 


🤦‍♂️ Tinha esquecido disso haha. Nossa, semaninha turbulenta, cansativa. Nem estava raciocinando direito kkk
Mas agora vai. Bora continuar...

Eu estou com 2 resistor na placa que aparentemente estão aberto, próximo ao PQ6 que está queimado.
Desconfiei do PR8 e PR11 que tem o @... 
O PR8, verifiquei que é ele mesmo, pois consegui medir continuidade de um lado para o gate do PQ6 e do outro para o pino 3 do @PD5 (mesmo que ele não esteja na MB).

Já o outro resistor do lado dele, um pino dá continuidade com o PR8 (lado que vai para o PQ6) e o outro não achei na MB. Não está indo para o pino 1 do @PD6, logo não deve ser o @PR11, mas a placa não dá mtas possibilidades. Estou pensando em colocar um resistor de 100k ali e ver o que acontece hehe.

P.S: Consegui já o PQ6, mas ainda nada de reconhecer o carregador e carregar a bateria.

Editado: por BSM Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2021 às 10:17, BSM Informática disse:

@Gilson Macedo Fiz uma correção no post original afim de não confundir e ir direto para o problema. 

Amigo testou com outro carregador? Ao iniciar o sistema ele emite alguma mensagem referente ao DC? Já tomei vários bailes destas placas que incluem carregador com defeito, além da troca de charger ou outro sinal faltante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, evandrocarlosv disse:

Amigo testou com outro carregador? Ao iniciar o sistema ele emite alguma mensagem referente ao DC? Já tomei vários bailes destas placas que incluem carregador com defeito, além da troca de charger ou outro sinal faltante. 

 

Bom dia meu caro. Infelizmente não tenho outro carregador original para teste, mas andei cogitando. Ontem não peguei ele pra trabalhar, hoje vou retomar ela. 
Qual tensão deveria ter no pino central da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, BSM Informática disse:

 

Bom dia meu caro. Infelizmente não tenho outro carregador original para teste, mas andei cogitando. Ontem não peguei ele pra trabalhar, hoje vou retomar ela. 
Qual tensão deveria ter no pino central da fonte?

Bom dia, este pino varia, normalmente ao conectar ele passa de 0,5 a 3v, (vou comparar com uns que tenho aqui assim que possível) mas se atente aos Wats que marca na carcaça. Acredito ser aquele plug fino 4.5MM x3.0 MM. Se for o de 45Wts já desconfie mais ainda. O ideal seria testar com um de 65W. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BSM Informática teste sempre com um carregador confiável (certeza estar carregando outro notebook) pois já perdi muito tempo com um dell que não estava carregando a bateria e era o carregador com defeito, e além disso como o PQ6 já queimou pode ser que o carregador esteja com problema no pino PS_ID. Sobre o circuito acima os carregadores Dell usam frequentemente um dallas 2501 para identificar a potência do caregador na palca, esse componente utiliza uma tecnologia one-wire de comunicação com o SIO, então a linha PS_ID passa diretamente do SIO para o conector do carregador. Esses resistores (PR6, PR8 e PR9, bem como o PQ5 servem apenas para abrir ou fechar o PQ6 que é por onde o sinal do carregador passa para o SIO. Para fins de teste sugiro que faça um jumper no PQ6 (ligando com um carregador confiável) e verifique o PR4 se está alterado. Grato.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos. Acho que não vou mais mexer nesse equipamento, pois me demiti haha.
Vou avisar para meu colega dessa postagem e quando ele der continuidade (ou não) no serviço, para ele atualizar aqui e compartilhar os resultados com os colegas. Vou já distribuir os joinhas para quem me ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2021 às 09:23, evandrocarlosv disse:

Bom dia, este pino varia, normalmente ao conectar ele passa de 0,5 a 3v, (vou comparar com uns que tenho aqui assim que possível) mas se atente aos Wats que marca na carcaça. Acredito ser aquele plug fino 4.5MM x3.0 MM. Se for o de 45Wts já desconfie mais ainda. O ideal seria testar com um de 65W. 


Estou usando a fonte original de 65W. 
No pino central tenho 0.08V porém ao conectar na MB medindo no PJPDC1 o pino central tem 2.47V (PS_ID).

É o pino fino sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@BSM Informática verifique as medições do post #11. Grato.


Desculpe, me distrai após os testes com o carregador e esqueci. 
Fiz o teste e após o Jumper entre Source e Dreno vai para 5v (até conferi 2x, pois 5v é a tensão de gate kkk). ambos tem 2.5v sem jumper, após o mesmo vai para 5v.

P.S. Fiz o jumper com o PQ6 no lugar, o bom que eu tinha colocado no lugar do que queimou.

Editado: por BSM Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@BSM Informática retirou o PQ6 da placa para faze o jumper: Não tem lógica os 5V pois essa linha só é alimentada com 3.3V.


Tbm achei meio sem sentido, mas a unica explicação é que ele somou as duas tensões haha.
Enfim, removi ele e fiz o jumper e ficou com 2.8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Veria o PR3 e o PR4 se estão alterados.


Ambos estavam abertos. Então catei de outra placa que ao analisar pelo esquema tem a mesma nomenclatura 

33_0402_5%. No caso de 33 Ohns. Mas acabei de medir o de 2.2k e tá com 9k... que doidera. Vou providenciar a substituição.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...