Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
smile_atencao_100.png   

Faça Perguntas. Ajude outros usuários.

A Comunidade está aqui para te ajudar ->  PARTICIPE !!! 

trutle

Netbook Toshiba NB100, não deteta carregador!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boas companheiros,

Tenho na bancada este netbook que primeiramente não dava video. Refiz o BGA grafico e continuou sem subir video. Ai peguei e troquei o SIO IT8512E. Como não tinha em stock, usei um IT8502E. Dai voltou o video e aparentemente tudo normal.

Tinha o netbook a funcionar de bateria, e quando acabou verifiquei ao conectar o carregador que este não era detectado e não iniciava a carga.

O mais estranho é que ligando o carregador sem bateria, o netbook funciona, embora não carregue.

Será que esta avaria de não carregar e não detetar o carregador se deve a ter usado o IT8205 em vez do IT8512?

Obrigado,

Luis

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Boas Amigos,

Pois, é precisamente esse o meu problema, parece que o esquema deste netbook não está disponivel por não ter sido liberado pela marca. É uma board da Inventec Aurora10.

Será que alguém me consegue identificar o mosfet responsável pela comutação entre o carregador e a bateria. Acontece que o note trabalha com a bateria se esta estiver carregada, e também trabalha com o carregador, mas pra isso tenho de retirar a bateria.

Penso que exista um problema na comutação e detecção do carregador.

O mais estranho é que não sei como acontenteceu, ontem desliguei o computador com o carregador ligado e hoje a bateria está totalmente carregada.

Compartilhar este post

Link para este post

Boas,

Bem seguindo a demanda, troquei o chip 51125 que é o repsonsável pela troca da bateria para o carregador não tendo alterado a situação.

Compartilhar este post

Link para este post

Bom dia,

A bateria está boa, até porque se desligar o netbook e colocar a bateria, apesar de não acender o led de carga, a bateria fica com carga completa e dura cerca de 3 horas, logo está plenamente funcional.

Compartilhar este post

Link para este post

Sem ligar o notebook você faz o seguinte: pluga ele na fonte e com o multímetro você vai nos drenos dos mosfets que estiverem próximo ao conector da bateria. Geralmente aquele que estiver mais perto é o mais provável de ser ele. Segurando a ponteira vermelha no mosfet, e com a bateria conectada, você verá que no dreno quando você puxar o cabo da fonte a tensão vai baixar lentamente até chegar na tensão da bateria. E assim que você religar a alimentação ela voltará a apresentar a tensão de 19V (exemplo) que vem da fonte. Caso isso esteja correto, eu aconselho então a verificar o super i/o para saber se ele está recebendo este sinal elétrico e reconhecendo a bateria no circuito.

Outra coisa: regrave o bios dessa placa.

Compartilhar este post

Link para este post

Boas Gilson, fiz o que me recomendou no que eu julgo ser o mosfet que falou. É complicado sem esquema e uma vez que existem mosfets de um lado e doutro da placa junto ao conector da bateria.

Ora bem no drain do mosfet tenho a tensao a cair para a da bateria. Outro teste que fiz, foi medir a tensao no pino positivo da bateria e quando plugo o carregador esta tensão vai aumentando gradualmente, 7,35; 7,36; e por ai fora, o que me indica que a bateria esta a receber carga.

O que não acontece é acender o led de carga nem reconhecer o carregador dentro do windows. So com a bateria conectada no voltimetro do winxp, ele indica que esta a usar baterias, com uma capacidade rest. de 46% e um tempo de 1:25 horas.

Quando plugo o carregador, a indicação das horas restantes desaparece, mas a capacidade e a fonte de energia mantem-se igual.

Se retirar a bateria, a fonte de energia passa para "Electricidade da rede".....:(

Já nao estou entendendo nada.....

Compartilhar este post

Link para este post

Terá que analisar o super i/o para saber de onde vem o sinal da bateria conectada. Creio que este sinal chama-se Acin Bat, não estou bem certo do nome, mas creio que seja nesta direção. O esquema elétrico terá que ser analisado. Não sou muito bom em esquemas, mas posso tentar  te ajudar.

Compartilhar este post

Link para este post

Pois, essa tb é minha dedução.

O problema é que o esquema para esta board não foi liberado pela marca e assim fica quase impossivel saber onde medir esses sinais.

Compartilhar este post

Link para este post

Gilson, vc conhece alguma placa parecida com essa daí??

Ela é uma inventece Aurora10, usa o ITE8512E, um BQ24751 perto da bateria, que penso ser o controlador bateria carregador(ja foi trocado).

Compartilhar este post

Link para este post

Boas Amigos,

Registei algumas tensões do chip BQ24751, algém me poderá indicar se estão dentro dos parametros correctos de funcionamento?

Medidas efectuadas com a bateria conectada e com o carregador tb plugado.

BQ24751

Pinos

1 - CHGEN#  - 3,4V

2 - 18,7V

3 - 18,7V

4 - 0V

5 - ACDET - 3,2V

6 - 0,82V

7 - 0V

8 - 2,4V

9 - 0V

10 - 3,3V

11 - 3,3V

12 - 0,14V

13 - ACGOOD# - 3,3V

14 - 18,7V

27 - 18,7V

28 - 18,7V

As minhas duvidas estão principalmente no sinal do pino 13 que penso comunica com o SuperIO.

Obrigado mais uma vez

Compartilhar este post

Link para este post

Verifiquei agora pelo datasheet que o pino 1, que apresenta 3,4V sendo de logica inversa tb não está correto logo nao tenho o sinal de carga activo.

Estou a pensar de maneira correcta??

Compartilhar este post

Link para este post
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...