Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Netbook Toshiba NB100, não deteta carregador!

Avalie este tópico:


trutle

Posts em destaque

Boas companheiros,

 

Tenho na bancada este netbook que primeiramente não dava video. Refiz o BGA grafico e continuou sem subir video. Ai peguei e troquei o SIO IT8512E. Como não tinha em stock, usei um IT8502E. Dai voltou o video e aparentemente tudo normal.

 

Tinha o netbook a funcionar de bateria, e quando acabou verifiquei ao conectar o carregador que este não era detectado e não iniciava a carga.

O mais estranho é que ligando o carregador sem bateria, o netbook funciona, embora não carregue.

 

Será que esta avaria de não carregar e não detetar o carregador se deve a ter usado o IT8205 em vez do IT8512?

 

Obrigado,

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Amigos,

 

Pois, é precisamente esse o meu problema, parece que o esquema deste netbook não está disponivel por não ter sido liberado pela marca. É uma board da Inventec Aurora10.

Será que alguém me consegue identificar o mosfet responsável pela comutação entre o carregador e a bateria. Acontece que o note trabalha com a bateria se esta estiver carregada, e também trabalha com o carregador, mas pra isso tenho de retirar a bateria.

Penso que exista um problema na comutação e detecção do carregador.

O mais estranho é que não sei como acontenteceu, ontem desliguei o computador com o carregador ligado e hoje a bateria está totalmente carregada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem ligar o notebook você faz o seguinte: pluga ele na fonte e com o multímetro você vai nos drenos dos mosfets que estiverem próximo ao conector da bateria. Geralmente aquele que estiver mais perto é o mais provável de ser ele. Segurando a ponteira vermelha no mosfet, e com a bateria conectada, você verá que no dreno quando você puxar o cabo da fonte a tensão vai baixar lentamente até chegar na tensão da bateria. E assim que você religar a alimentação ela voltará a apresentar a tensão de 19V (exemplo) que vem da fonte. Caso isso esteja correto, eu aconselho então a verificar o super i/o para saber se ele está recebendo este sinal elétrico e reconhecendo a bateria no circuito.

 

Outra coisa: regrave o bios dessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Gilson, fiz o que me recomendou no que eu julgo ser o mosfet que falou. É complicado sem esquema e uma vez que existem mosfets de um lado e doutro da placa junto ao conector da bateria.

 

Ora bem no drain do mosfet tenho a tensao a cair para a da bateria. Outro teste que fiz, foi medir a tensao no pino positivo da bateria e quando plugo o carregador esta tensão vai aumentando gradualmente, 7,35; 7,36; e por ai fora, o que me indica que a bateria esta a receber carga.

O que não acontece é acender o led de carga nem reconhecer o carregador dentro do windows. So com a bateria conectada no voltimetro do winxp, ele indica que esta a usar baterias, com uma capacidade rest. de 46% e um tempo de 1:25 horas.

Quando plugo o carregador, a indicação das horas restantes desaparece, mas a capacidade e a fonte de energia mantem-se igual.

Se retirar a bateria, a fonte de energia passa para "Electricidade da rede".....:(

Já nao estou entendendo nada.....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terá que analisar o super i/o para saber de onde vem o sinal da bateria conectada. Creio que este sinal chama-se Acin Bat, não estou bem certo do nome, mas creio que seja nesta direção. O esquema elétrico terá que ser analisado. Não sou muito bom em esquemas, mas posso tentar  te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive pensando que talvez um esquema de placa parecida com essa pode ser a solução, desde que tenha um super i/o parecido. Ou então faça o pedido desse esquema aqui no fórum.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Amigos,

 

Registei algumas tensões do chip BQ24751, algém me poderá indicar se estão dentro dos parametros correctos de funcionamento?

Medidas efectuadas com a bateria conectada e com o carregador tb plugado.

 

BQ24751

 

Pinos

1 - CHGEN#  - 3,4V

2 - 18,7V

3 - 18,7V

4 - 0V

5 - ACDET - 3,2V

6 - 0,82V

7 - 0V

8 - 2,4V

9 - 0V

10 - 3,3V

11 - 3,3V

12 - 0,14V

13 - ACGOOD# - 3,3V

14 - 18,7V

27 - 18,7V

28 - 18,7V

 

As minhas duvidas estão principalmente no sinal do pino 13 que penso comunica com o SuperIO.

 

Obrigado mais uma vez

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...