Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

Avalie este tópico:


JohnTzu

Posts em destaque

 Olá galera, sou bastante leigo nessa área então me desculpem se for algo muito óbvio, mas preciso da vossa ajuda nessa placa pois estou meio perdido.

 Estou com essa placa (DA0LG2MBD0) na bancada que não está apresentando VIN. Verifiquei que não há tensão no gate de PQ3, que deveria ser liberada pelo PU1 (ACIN_PG), mas que possue 0v nesse sinal. Medindo a alimentação de PU1 encontro 18,30v, oque creio que deveria ser 19v, mas não estou certo disso. Acabei trocando esse charger por um idêntico de uma sucata, mas não houve nenhuma alteração nas tensões encontradas. 

 Oque mais pode estar impedindo de ACIN_PG ser gerado? Pode ser que os dois PU1 que testei estejam danificados, mas como eu só tenho uma sucata compatível essa será minha ultima hipótese. E também estou sem minha fonte de bancada, oque está dificultando muito esse reparo. Abaixo deixo o esquema com as tensões que encontrei, se alguém puder me ajudar agradeço desde já.

Sem Título-1.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnTzu 

Se não tem gate no pq3, então o primeiro passo a verificar é se o sinal  +VH28  está presente e passando pelo pr6.

Suponho que os 19v estão chegando no pq3, pois vc não informou as tensões de dreno e gate dele.

+VH28 tem origem no pino 17 do pu8 e esse CI costuma dar problema.

verifique e poste aqui.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Boa noite. Retirei o pr6 e a resistência está de acordo com a do esquema. Desconfio que a tensão em VAC esteja muito baixa em 18,3V, se for o caso o PQ6 pode estar influenciando essa tensão? (busquei o datasheet dele mas não compreendi muito bem qual é o papel deste componente). 

Aqui está um tópico de alguém com um sintoma e modelo semelhante: 

Grato pela atenção.

 

Editado: por JohnTzu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnTzu 

Se o pr6 está ok, recebe 28v e não está chegando do outro lado..... então provavelmente a linha do gate do pq3 está em gnd.

Verifique isso.

 

Existem 3 componentes que possui ligação com a linha do gate do pq3, são:

- pq2, pr5 e pr7

Faça o teste neles, retire um de cada vez e veja se os 28v passam pelo pr6.

 

16 horas atrás, JohnTzu disse:

Desconfio que a tensão em VAC esteja muito baixa em 18,3V

Acredito que esse valor não afetaria.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnTzu @Jakers Binder creio que PQ5 precise está em corte para que a tensão proveniente PR6 possa chegar no gate de PQ3, ou estou errado? Se PQ5 estiver chaveando, então se formará um divisor resistivo que calculado dará algo próximo de 0V e manterá o PQ3 em corte. Procede @Jakers Binder ?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 

Justamente isso.

Com os testes ele chegará nesse circuito, mesmo pq é o único caminho para se obter nível lógico baixo nesse ponto.

Assim que ele tiver a certeza, nós poderemos analisar esse circuito.

O próprio sinal acok#  já diz que o pq5 tem que está em corte.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao retirar o pq2 subiu o gate no pq3. Substitui-o e o VIN voltou! Muito obrigado pela ajuda, já estava condendo o charger por não ter nem o ACIN, nem cogitaria que seria o pq2, já que ele não tinha nenhuma tensão no dreno e então para mim não estava ligado ao defeito. Agora voltei ao defeito original que é não estar sendo gerado as tensões de 3 e 5vs5, caso eu não consiga resolver eu abrirei outro topico.  

@Jakers Binder @master7 Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda :) 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Notebook LG S425 DA0LG2MBD0 - Não liga

@Jakers Binder Cometi um equivoco, esqueci que havia removido o pr7 que você pediu, quando o pus de volta a tensão após pr6 volta a 0. Pelo o que eu entendi do que o master explicou a pq5 para estar em corte e a assim a tensão chegar no gate de pq3 é preciso que pq7 chaveie a tensão de VAD para o ground, e pq7 precisa de uma tensão positiva no gate para chavear, esta vem do sinal ACIN PG do PU2 (me corrija se eu estiver errado). Logo é mais provável que o charger esteja realmente com defeito, já que estenão gera esse sinal no pino respectivo, oque acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou prosseguir sem o pr7 por enquanto. O segundo problema que havia mencionado é o seguinte: O notebook não liga, tem a luz indicando charger acesa, tenho os 3v alimentando a bios e o I/O e também no botão power, porém não é gerado as tensões de 3 e 5VALWS em PU2. Verificando as entrips vi que surge 1.2V no pino 1 e 6 após pressionado o power, e um pouco depois desaparece. Outras tensões que tenho em PU2:

VIN:19,7V

EN:2,5

VREG 3 E 5: OK

REF: 2V

Screenshot_11.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive esse problema 2 vezes, resolvi retirando pq3 e injetando tensão na linha do source do pq3. ai, depois eu voltei o pq3 e os 28 voltaram, consequentemente, voltou os 19v.. mas nessas 2 vezes que ocorreu, a placa ainda sim tinha mais defeito, e todas elas era voltado a super io.. enfim, pode tentar realizar esse procedimento, deu certo comigo, mas nessas 2 ocasiões, acredito eu, que seja alguma proteção que travou ou algo semelhante e por isso não deixava os 19v passar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnTzu amigo acredito que o problema de a placa não ligar sem o PR7 é porque o pino 9 do PU1 está com 0v e consequentemente o valor do ACIN não está correto e a placa não segue com a sequencia de start pois o SIO não deixa. Então vc tem voltar pro circuito do charger pois é lá que está o problema. Como o amigo @Emanoel_2.0 falou, pode ser que vc tenha um curto após o PQ3 e o charger está detectando isso, então vc pode colocar PR7 no lugar, remover PR3 e injetar tensão no pad 2 dela e vê quem aquece. Começa com uma tensão baixa e vai observando a corrente consumida para ela não subir demais. Pode ser que o problema esteja os mosfets de carga da bateria, seria bom medir a resistência da PL6 em relação ao GND da placa antes de injetar tensão.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7  @Emanoel_2.0 Por enquanto estou sem a fonte de bancada para poder injetar tensão. Estava removendo um por um os componentes em contato direto com ACIN, cheguei a trocar o PU1, mas até agora nenhuma alteração. Se for mesmo um curto após PQ3 será bem difícil de achar sem a fonte... Você acha que tem algum problema usar ele sem o pr7 por enquanto? Como disse ele ainda possui outro defeito relacionado (acho eu) ao PU2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnTzu confira com o multímetro em escala de continuidade os 3 pads do pq5 e do pq7 e nos diga quais biparam por favor 

Outra coisa 

Teste em escala de continuidade o pino 9 do pu2 e nos diga

Não esquece que esses testes acima é com a placa desligada da energia

Retire pr28 e veja se acin sobe no pino 9 com a placa ligada daí 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnTzu se vc tive outro charge de preferencia novo para substituir esse que está na placa seria bom. Na imagem vc diz que o regulador LDO do PU1 tá em 0,65 isso pode ser defeito interno ou algum componente matando essa tensao. Remove o pc14 e pc11 um de cada vez e veja se a tensao normaliza. Pode ser que internamente o charge esteja com problema e por causa disso nao libera o sinal ACIN PG.

Captura de tela 2021-05-17 103533.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Infelizmente o único compatível que eu achei aqui está apresentando o mesmo sintoma, teria que encomendar da china.

Retirei pc11 e 14 e a tensão não apareceu, mas agora não tenho mais os 0,60v nos pinos 6 e 12. Agora que há VIN tenho 3,3v em SCL e SDL. Examinando a linha de VDDP encontrei continuidade entre o pino 15 e 12 (BST), retirei o diodo PD5 mas continua bipando, retirei o PU1 e o curto some. Essa linha deveria ter continuidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, JohnTzu disse:

Examinando a linha de VDDP encontrei continuidade entre o pino 15 e 12 (BST), retirei o diodo PD5 mas continua bipando, retirei o PU1 e o curto some. Essa linha deveria ter continuidade?

No caso, não é PD5 mas sim PD6 e não deve haver continuidade, só se PD6 estiver em curto ou o próprio PU1 em curto.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, master7 disse:

No caso, não é PD5 mas sim PD6

Correto, me confundi.

PC14 aparenta estar ok (bipa de um lado e marca aproximadamente 500 do outro), já PD6 bipa nos dois lados e se retirado do circuito conduz de um lado (180 resistencia) e não para o outro. Tudo indica para PU1, vou retira-lo e por o outro e refazer estes testes, caso dê o mesmo resultado já irei fazer o pedido de alguns para reposição

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Finalizei os testes e encontrei diferenças entre os dois charges, o primeiro estava em curto no pad 12 e 15 e com 0v nos pinos 6,12 e 15, já o segundo não existe esse curto, mas tenho 0,66v nos pinos 12 e 15, e 0,40v no pino 6 (com e sem pc11 e 14). PC11 também está bipando em ambos os lados, porém o capacitor está ok. PC14 bipa de um lado e tem 100 de resistência do outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...