Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
fabio_scherer

HP G42-212BR Placa mãe: DA0AX3MB6C2 Rev. C - Só por bateria note se desliga.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom Dia, Estou com um notebook HP G42 que ao deixar apenas com a bateria depois de uns 5 minutos se desliga. Já troquei o ISL6251, atualizei a bios via software, fiz reset da bios, testei com outra bateria, com outro HD, não está aquecendo, conferi toda a placa para ver se tinha alguma oxidação e nada. Se deixar a bateria e a fonte conectada ao note, funciona normalmente. Alguém já pegou algum caso desses?!

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Não vi o esquema, então não sei qual componente seja o ISL6251, mas se for o CI responsável pelo circuito de charge, então lhe aconselho a trocar também o transistor mosfet que fica perto da bateria, caso a bateria já tenha sido testada e esteja de fato boa.

Compartilhar este post

Link para este post

fabio_scherer, como está testando esse mosfet comutador? Só com a fonte ele apresenta 19V no source e 19V nos drenos? No gate tem uma tensão de mais ou menos 8V?

gilsonam, parece que não consegui explicar-me bem da outra vez porque você ainda não entendeu como funciona o mosfet comutador, ou estou enganado?

Compartilhar este post

Link para este post

No mosfet comutador está com 27.9v no gate e 19.7v no dreno e source. Será que é ele?!

Na sua placa o mosfet é de canal P. O que isso quer dizer, é que no gate ele recebe uma tensão maior que no source e chaveia então para os drenos. Está correto, pelo que entendo.

Compartilhar este post

Link para este post

Estou com uma placa na bancada que é de um Acer 3050, hann star DAOZR3MB6E0,  e no PQ35 apresenta as tensões que te falei. Não consegui identificar mais nada nela.

gilsonam, não tenho a certeza se o esquema que baixei do acer3050 (Quanta ZR3) corresponde à sua placa, mas o mosfet comutador no meu esquema é pq33, um mosfet de canal P (que trabalha em conjunto com pq35, mas isso não é importante agora).

pode medi-lo em todas as circunstâncias? só com carregador, só com bateria e com ambos conectados? para chegarmos a uma conclusão?

obrigado 8)

Compartilhar este post

Link para este post

Pessoal devido a urgência do cliente, irei devolver o note assim mesmo, funcionando apenas pela fonte. Muito obrigado pelas sugestões, infelizmente não consegui resolver o caso  >:(

Abraço

pena que não pudemos resolver,

Compartilhar este post

Link para este post

Oi Amigo você precisa ter certeza de que a bateria esta boa testando em outra maquina e ver quanto tempo funciona porque já tive uns 3 note desse que a bateria chega medir completamente carregado no note mas se deixar só a bateria ligada não consegue nem avisar em  quanto por cento a bateria esta. desligando a maquina repentinamente , então verifique a bateria ok! depois que coloquei bateria nova na minha maquina funcionou certinho!

Compartilhar este post

Link para este post

Amigo verifique a bateria  certas bateria nem  consegue marcar o tempo de duração restante  e cai de uma vez a não ser que quando cai você liga na bateria e ele funciona + 5 minutos e cai novamente! tente com bateria nova.

Compartilhar este post

Link para este post

Estou com uma placa na bancada que é de um Acer 3050, hann star DAOZR3MB6E0,  e no PQ35 apresenta as tensões que te falei. Não consegui identificar mais nada nela.

gilsonam, não tenho a certeza se o esquema que baixei do acer3050 (Quanta ZR3) corresponde à sua placa, mas o mosfet comutador no meu esquema é pq33, um mosfet de canal P (que trabalha em conjunto com pq35, mas isso não é importante agora).

pode medi-lo em todas as circunstâncias? só com carregador, só com bateria e com ambos conectados? para chegarmos a uma conclusão?

obrigado 8)

Tem o link do esquema para que eu possa ver o que aprendo com isso? Também tenho dificuldade em identificar a placa.

Compartilhar este post

Link para este post

gilsonam, eu estava consultando esse aqui, pág. 27:

Conteúdo oculto

veja se bate com a sua placa. se não for o esquema correcto, tem outros no fórum, mas normalmente o circuito de carga não varia muito entre os mesmos modelos...

vou aproveitar para explicar-me melhor acerca do assunto, porque o que verdadeiramente me interessa é que você eventualmente compreenda.

a questão central não é o canal do mosfet comutador, não pense que estou a teimar nisso :). o que me interessa é que você perceba a comutação neste circuito - ajudá-lo para que você possa ajudar outros, como tem feito. se ainda não se apercebeu, vai acabar por entender que o mosfet de canal P é uma chave bastante útil e fácil de controlar, daí que a maioria dos mosfet comutadores sejam de canal P. porém, isso não é regra, não é obrigatório.

há casos em que isso não sucede e às vezes a placa até é concebida com circuitos de carga excessivamente complexos, com CIs estranhos e por aí em diante - a chamada reinvenção da roda.

comentário típico do técnico com uma placa dessas na bancada:

- %&%$%&$, para quê tanta $%&% se o circuito deu pau na mesma?  :))

enfim, mas o padrão é, como já disse anteriormente, que a tensão do carregador e a tensão da bateria nunca se encontrem. os nomes variam um pouco, mas neste caso da sua placa, a tensão vin (carregador) nunca pode chavear para o lado da tensão bat-v(bateria), porque senão os cerca de 19V vão para o circuito de carga da bateria e também para o seu conector.

quando o mosfet comutador entra em curto, muitas vezes é isso que acontece...

em tudo o que você disse só lhe falta este pormenor. se tiver dificuldades ou discordar, estarei por aqui para contribuir.

abraço

Compartilhar este post

Link para este post

nasix, obrigado pelos esclarecimentos. Vou procurar (tentar) ler este esquema elétrico e com certza vou me aprofundar nesta questão do mosfet comutador, pois quero muito ajudar de forma correta, e não confundir. Se ainda erro, é porque estou tentando aprender. Tenho muitas dificuldades, muitas coisas que ainda não domino, mas este fórum e alguns colegas muito contruibuem para que eu cresça. Você é desses colegas que me chama a atenção, com a vontade de me ajudar. Agradeço o seu esforço e me corrija sempre que eu estiver errando. Muito obrigado

Compartilhar este post

Link para este post
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...