Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP G42-212BR Placa mãe: DA0AX3MB6C2 Rev. C - Só por bateria note se desliga.

Avalie este tópico:


fabio_scherer

Posts em destaque

Bom Dia, Estou com um notebook HP G42 que ao deixar apenas com a bateria depois de uns 5 minutos se desliga. Já troquei o ISL6251, atualizei a bios via software, fiz reset da bios, testei com outra bateria, com outro HD, não está aquecendo, conferi toda a placa para ver se tinha alguma oxidação e nada. Se deixar a bateria e a fonte conectada ao note, funciona normalmente. Alguém já pegou algum caso desses?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, faça as alterações que são pedidas através deste tópico, e nos ajude na organização.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabio_scherer, como está testando esse mosfet comutador? Só com a fonte ele apresenta 19V no source e 19V nos drenos? No gate tem uma tensão de mais ou menos 8V?

 

gilsonam, parece que não consegui explicar-me bem da outra vez porque você ainda não entendeu como funciona o mosfet comutador, ou estou enganado?

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma placa na bancada que é de um Acer 3050, hann star DAOZR3MB6E0,  e no PQ35 apresenta as tensões que te falei. Não consegui identificar mais nada nela.

 

gilsonam, não tenho a certeza se o esquema que baixei do acer3050 (Quanta ZR3) corresponde à sua placa, mas o mosfet comutador no meu esquema é pq33, um mosfet de canal P (que trabalha em conjunto com pq35, mas isso não é importante agora).

 

pode medi-lo em todas as circunstâncias? só com carregador, só com bateria e com ambos conectados? para chegarmos a uma conclusão?

obrigado 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Amigo você precisa ter certeza de que a bateria esta boa testando em outra maquina e ver quanto tempo funciona porque já tive uns 3 note desse que a bateria chega medir completamente carregado no note mas se deixar só a bateria ligada não consegue nem avisar em  quanto por cento a bateria esta. desligando a maquina repentinamente , então verifique a bateria ok! depois que coloquei bateria nova na minha maquina funcionou certinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma placa na bancada que é de um Acer 3050, hann star DAOZR3MB6E0,  e no PQ35 apresenta as tensões que te falei. Não consegui identificar mais nada nela.

 

gilsonam, não tenho a certeza se o esquema que baixei do acer3050 (Quanta ZR3) corresponde à sua placa, mas o mosfet comutador no meu esquema é pq33, um mosfet de canal P (que trabalha em conjunto com pq35, mas isso não é importante agora).

 

pode medi-lo em todas as circunstâncias? só com carregador, só com bateria e com ambos conectados? para chegarmos a uma conclusão?

obrigado 8)

 

Tem o link do esquema para que eu possa ver o que aprendo com isso? Também tenho dificuldade em identificar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gilsonam, eu estava consultando esse aqui, pág. 27:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

veja se bate com a sua placa. se não for o esquema correcto, tem outros no fórum, mas normalmente o circuito de carga não varia muito entre os mesmos modelos...

 

vou aproveitar para explicar-me melhor acerca do assunto, porque o que verdadeiramente me interessa é que você eventualmente compreenda.

 

a questão central não é o canal do mosfet comutador, não pense que estou a teimar nisso :). o que me interessa é que você perceba a comutação neste circuito - ajudá-lo para que você possa ajudar outros, como tem feito. se ainda não se apercebeu, vai acabar por entender que o mosfet de canal P é uma chave bastante útil e fácil de controlar, daí que a maioria dos mosfet comutadores sejam de canal P. porém, isso não é regra, não é obrigatório.

há casos em que isso não sucede e às vezes a placa até é concebida com circuitos de carga excessivamente complexos, com CIs estranhos e por aí em diante - a chamada reinvenção da roda.

 

comentário típico do técnico com uma placa dessas na bancada:

 

- %&%$%&$, para quê tanta $%&% se o circuito deu pau na mesma?  :))

 

enfim, mas o padrão é, como já disse anteriormente, que a tensão do carregador e a tensão da bateria nunca se encontrem. os nomes variam um pouco, mas neste caso da sua placa, a tensão vin (carregador) nunca pode chavear para o lado da tensão bat-v(bateria), porque senão os cerca de 19V vão para o circuito de carga da bateria e também para o seu conector.

quando o mosfet comutador entra em curto, muitas vezes é isso que acontece...

 

em tudo o que você disse só lhe falta este pormenor. se tiver dificuldades ou discordar, estarei por aqui para contribuir.

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nasix, obrigado pelos esclarecimentos. Vou procurar (tentar) ler este esquema elétrico e com certza vou me aprofundar nesta questão do mosfet comutador, pois quero muito ajudar de forma correta, e não confundir. Se ainda erro, é porque estou tentando aprender. Tenho muitas dificuldades, muitas coisas que ainda não domino, mas este fórum e alguns colegas muito contruibuem para que eu cresça. Você é desses colegas que me chama a atenção, com a vontade de me ajudar. Agradeço o seu esforço e me corrija sempre que eu estiver errando. Muito obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...