Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte - H310M DS2 - não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal,

Peguei uma placa mae gigabyte H310M DS2 semi nova com defeito que nao quer ligar, nao starta. 

 

Primeiramente fui testar ela sem nada nem processador e ela startou e girou o cooler, blz. Depois coloquei um processador (ja testado e funcionando) aí a placa nao ligou, nem girou cooler nem nada mais. Bem removi o processador novamente e tentei ligar sem nada sem ele e continuou sem dar sinal algum.

 

Verifiquei se havia curto no conector 12v da um breve apito e para.

Verifiquei curto no conector 24 vias que liga a fonte e normal.

Verifiquei tensão nos pinos da chave de start e apresenta os 3.3v

Troquei a bateria da bios.

Resetei a bios.

Atualizei a bios externamente com a última atualização disponível no site da gigabyte.

E continua do mesmo jeito a placa sem ligar nada.

 

Alguma dica de algo mais que pode ser verificado? 

 

Agradeço desde ja a todos que puderem ajudar.

Editado: por Jaolis
Inconclusivo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá vc já mediu as tensões ps-on e stand by no conector da fonte atx.

fio verde e fio roxo do conector atx.

o fio roxo tem que estar com 5 volts, ele é o fio de stand by.

No fio verde PS-0N você vai encontrar 5v no modo stand-by e quando ligar a placa

tem que haver 0 volt

image.png.a124df8e7a9372be9984a85437c90192.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2021 às 21:07, Emanoel_2.0 disse:

verifica o estado do socket do processador, se tem algum pino torto. se possível, veja o cristal de 32k do RTC, se tiver um osciloscópio, veja se tem oscilação do mesmo!

A placa esta semi nova, o socket esta perfeito. Verifiquei também o cristal, substituí mas continua com o problema de nao ligar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, claudio antunes de moura disse:

olá vc já mediu as tensões ps-on e stand by no conector da fonte atx.

fio verde e fio roxo do conector atx.

o fio roxo tem que estar com 5 volts, ele é o fio de stand by.

No fio verde PS-0N você vai encontrar 5v no modo stand-by e quando ligar a placa

tem que haver 0 volt

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ja medi as tensões no conector da fonte, apresenta os 5v tanto no PSon quanto no standby. Tem tensão também nos pinos do botão power.

Verifiquei também no conector da fonte se a tensão do PSon e standby caía quando é feito o curto no pino power, mas a tensão nao cai.

Forcei o start da placa com o jumper na fonte, a placa ligou. Verifiquei se havia algum componente superaquecendo mas nao encontrei anormalidade.

O super I/O esta recebendo alimentação conforme verifiquei com o datasheet. So nao sei se a alimentação dele esta correta, pois nao tenho ainda o esquema dessa placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Jaolis disse:

Ja medi as tensões no conector da fonte, apresenta os 5v tanto no PSon quanto no standby. Tem tensão também nos pinos do botão power.

Verifiquei também no conector da fonte se a tensão do PSon e standby caía quando é feito o curto no pino power, mas a tensão nao cai.

Forcei o start da placa com o jumper na fonte, a placa ligou. Verifiquei se havia algum componente superaquecendo mas nao encontrei anormalidade.

O super I/O esta recebendo alimentação conforme verifiquei com o datasheet. So nao sei se a alimentação dele esta correta, pois nao tenho ainda o esquema dessa placa.

 

veja se o pino responsável do PWRSBTN do super io está indo a nível logico baixo quando pressiona pwr

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aconselhável vc verificar a tensão de vcore, que alimenta o processador mais ou menos 1 volt

e se existe tensão no chip de bios.

É possível que a bios corrompeu na troca do processador, sendo relevante fazer a regravação dela.

A bios é um componente frágil até em caso de estática. 

Verifique também o PWRSBTN como o nosso amigo Emanoel_2.0 sugeriu.

Tente baixar o diagrama esquemático desta placa, para voce identificar o pino do SIO (SUPER IO) responsável pelo

PWRSBTN (start da placa mãe). Se você não conseguir o diagrama da placa, então identifique o código do SIO, digite

no GOOGLE e busque o datasheet dele para vc identificar o pino de start da placa. Boa sorte amigão. Jesus te abençoe.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, claudio antunes de moura disse:

É aconselhável vc verificar a tensão de vcore, que alimenta o processador mais ou menos 1 volt

e se existe tensão no chip de bios.

É possível que a bios corrompeu na troca do processador, sendo relevante fazer a regravação dela.

A bios é um componente frágil até em caso de estática. 

Verifique também o PWRSBTN como o nosso amigo Emanoel_2.0 sugeriu.

Tente baixar o diagrama esquemático desta placa, para voce identificar o pino do SIO (SUPER IO) responsável pelo

PWRSBTN (start da placa mãe). Se você não conseguir o diagrama da placa, então identifique o código do SIO, digite

no GOOGLE e busque o datasheet dele para vc identificar o pino de start da placa. Boa sorte amigão. Jesus te abençoe.

 

Opa,

Vou baixar o datasheet aqui novamente e verificar pelo SIO. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera 

Nao encontrei o datasheet desse SIO ITE 8686E para download em lugar nenhum. Porem tive a ideia de buscar o esquema de alguma outra placa mae parecida que possa usar o mesmo SIO e assim conseguir ver pelos menos a pinagem dele. 

Nao sei se aqui no fórum ja falaram sobre isso, creio que sim, todavia estou registrando dessa vez para quem sabe ajudar alguém que esta com a mesma dificuldade.

Vou colocar a foto esquema do SIO de outra placa mae e a foto real do que procuro que está na placa aqui. O modelo que eu estava buscando é o ITE 8686E e esse que achei é ITE8686 sem a letra E no final, creio que seja o mesmo, ou estou enganado? Haha 

Se alguém souber que faz diferença essa letra no final, comenta aí por favor.

Screenshot_20210519-222704.png

CM210516-211508002.jpg

Editado: por Jaolis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

então verifiquei no SIO:

Pino 34 esta com 2.17v e os pinos 64 e 96 receb 3.3v

 

Pino 104 PANSW com 3.3v quando acionado botao power a tensao cai para 0v e volta a 3.3.

Pino 95 SYS_3VSB está com 3,3v. 

Pino 101 PWRON recebe 2.4v

Pino 100 SUSB com 0.14v.

Pino 106 SUSC com 0.14v

Pino 105 PSON com 5.12v.

Pino 98 VBAT esta com 0.28v.

 

A bateria CR2032 esta com tensão de 2.4v e quando coloca na placa fica 0.5v. nao sei porque.

 

Tensões nos fios verde, cinza no conector atx nao mudam quando acionado o botao power. 

 

Também percebi que esse lugar da placa na foto esta aquecendo levemente. O mosfet que coloquei o ponto verde é quem regula os 5v do PSON ou 5VSB para 3.3v .

 

Chave power esta com tensão de 3.3v.

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_20210523_131345634~2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok amigão. Retire o chip de bios e verifique se a tensão da bateria fica normal.

Quero fazer uma observação aqui: Infelizmente a maioria dos técnicos medem tensão em baterias,

este não é o procedimento correto.  

Em qualquer bateria temos que medir CORRENTE e não adianta medir tensão.

A melhor forma de medir uma bateria é alimentar uma carga com ela.

No caso de baterias de 3v podemos alimentar um LED com ela e o LED tem que ascender com o brilho máximo.

espero ter ajudado. Jesus abençoe vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2021 às 16:38, claudio antunes de moura disse:

ok amigão. Retire o chip de bios e verifique se a tensão da bateria fica normal.

Quero fazer uma observação aqui: Infelizmente a maioria dos técnicos medem tensão em baterias,

este não é o procedimento correto.  

Em qualquer bateria temos que medir CORRENTE e não adianta medir tensão.

A melhor forma de medir uma bateria é alimentar uma carga com ela.

No caso de baterias de 3v podemos alimentar um LED com ela e o LED tem que ascender com o brilho máximo.

espero ter ajudado. Jesus abençoe vcs.

Retirei a bios mas continua com tensão baixa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo os passos do start da placa mae, temos os seguintes:

 

1- tensão dos 5VSB no fio roxo do ATX OK!

2- tensão no pino da chave de power 3.3v ok. Nível lógico com 3.3v no pino 104 do SIO (PANSWH) vai a zero e logo após volta aos 3.3v após pressão botao power.

3- tensão de 3.3v no pino 95 do SIO  (SYS_3VSB) apenas com a fonte conectada na energia.

4- Pino 114 do SIO (RSMRST#GP55) com 0.72v. nao acontece nada após pressão no botao power.

5- Pino 101 do SIO (PWRON) com 3.3v, vai a zero e volta aos 3.3v apos pressão do botao power.

6- Pino 106 do SIO (SUSC#GP43 ou SLP4_L) com 0.03v nao acontece nada apos pressão no botao power.

7- Pino 100 do SIO (SUSB#) com 0.09v nao acontece nada apos pressão do botao power.

8- pino 105 do SIO (PSON#) com 5v, nao acontece nada apos pressão power.

9- pino 126 do SIO (VIN1) com 0v e nao acontece nada apos pressão botao power.

10- Pino 48 do SIO (ATXPG/GP30) com 0v e nao acontece nada apos pressão botao power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, já que depois da atualização da bios surgiu essa nova situação no funcionamento da placa, tente trocar o chip da bios  e grave com um firmware confiável.

Verifique também nos pinos 33, 64 e 96 do SIO, a tensão de 3VSB.

Sem essa tensão o SIO não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, claudio antunes de moura disse:

Olá, já que depois da atualização da bios surgiu essa nova situação no funcionamento da placa, tente trocar o chip da bios  e grave com um firmware confiável.

Verifique também nos pinos 33, 64 e 96 do SIO, a tensão de 3VSB.

Sem essa tensão o SIO não funciona.

Então Cláudio, na verdade o problema ja se apresentava antes mesmo de fazer a atualização de BIOS. Ate suspeitei que fosse a bios que havia corrompido e regravei ela novamente com firmware atual que baixei no site da gigabyte, mas nao resolveu nada.

Quanto as tensões nos pinos, sim tem os 3VSB em todos (3.3v) 

No momento eu nao tenho nenhum outro chip de BIOS igual para substituir e também nao tenho outro SIO.

Poderia suspeitar que fosse um desses 2 com problema? Pois ate o momento o que consegui verificar na placa foi isso que postei no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2021 às 19:47, Jaolis disse:

7- Pino 100 do SIO (SUSB#) com 0.09v nao acontece nada apos pressão do botao power.

Essa tensao deve subir! 

Em 28/05/2021 às 19:47, Jaolis disse:

4- Pino 114 do SIO (RSMRST#GP55) com 0.72v. nao acontece nada após pressão no botao power.

Esse deve subir para que a PCH saia do reset! 

Em 28/05/2021 às 19:47, Jaolis disse:

6- Pino 106 do SIO (SUSC#GP43 ou SLP4_L) com 0.03v nao acontece nada apos pressão no botao power.

Esse tambem deve subir! Sem esses sinais nao vai adiantar gravar o bios.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2021 às 20:06, Leonildo disse:

Essa tensao deve subir! 

Esse deve subir para que a PCH saia do reset! 

Esse tambem deve subir! Sem esses sinais nao vai adiantar gravar o bios.

Valeu pela informação, o que você sugere que eu faça sem possuir o esquema da placa? Ou se tem um possível componente que esta causando esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Amigo, infelizmente não obtive sucesso no conserto da placa, deixei ela de lado por enquanto.

Em 15/01/2022 às 19:23, nasinforti1 disse:

Amigo estou com uma placa dessa com este mesmo problema vc conseguiu resolver?

 

Em 24/06/2021 às 18:34, claudio antunes de moura disse:

olá amigão boa noite. vc conseguiu descobrir o defeito da placa, dá uma resposta aqui pra nós.

 

Amigo, infelizmente não obtive sucesso ni conserto, até deixei ela de lado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...