Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Monitor LG M237WA-PM placa V3.16 - Monitor não liga com led monitor ora acendendo, ora não

Avalie este tópico:


Clebermag

Posts em destaque

Olá, pessoal.

Como citado acima, estou com um Monitor TV LG M237WA-PM placa V3.16 que não liga em análise.
Inicialmente, este monitor estava com capacitores de 5V e de +15V "estufados" e a tensão de saída era de respectivos 2,5V e 8V. providenciei a troca dos mesmos, manutenção esta típica dos casos de capacitores que com o tempo vazam eletrólito.
As tensões de +15V e de +5V voltaram a aparecer nomalmente, porém, as vezes, ao ligar a alimentação, o monitor "não parte" e não dá imagem, porém a tensão de +15V sobe para 18V, eu desligo tudo e ligo de novo e volta para +15V.
Fiz uma limpeza completa com alcool isopropílico no lado das trilhas da placa de fonte e com isso, a intermitência do sinal de +15V sumiu, mas ainda assim o monitor não parte.
Analizei a placa principal, as tensões de +5V aparecem, a tensão de +3,2V (ou +3,3V) aparece, mas as fontes secundárias, controladas pelo processador principal (um LGE9914DD-LF-1) estão todos desabilitados (tensão < 0,2V no pino enable).
Como não tenho costume neste tipo de circuito, não sei como testar somente a fonte, que possui controles de PWM (do circuito de backlight) , Stand-by e "Module".
Também não consegui encontrar o esquema deste monitor/TV, estou usando como referência os pdf's dos componentes que eu achei na placa bem como o esquema do LG+M227WAP-PM, que tem o mesmo processador e os mesmos pinos de controle da fonte.
Vi que aqui no fórum disponibilizaram um firmware para este monitor, mas não sei exatamente em que memória ele deve ser gravado, creio que deva ser no chip MX25L1605, uma memória serial de 16Mbits (2Mbytes). Além de ter que esperar a aprovação neste fórum, terei que saber que hardware o pessoal usa para fazer a gravação deste tipo de memória. 
Se alguém tiver alguma experiência com este tipo de monitor e tiver alguma dica, ajuda. E a medida que for evoluindo, postarei aqui o resultado.

Cleber Magalhães

 

 

Editado: por William_R
Mudança do Prefixo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não mexo muito com TVs e nem mesmo mexi com nenhuma das TVs citadas, mas o que tenho experiencia nesse tipo de aparelho eh de que se as lampadas estiverem ruins apresentam sintomas semelhantes.  Pendure outras 4 lampadas externamente para ver o funcionamento do Inverter.

 

Nesses tipos de tela eu não abro mais porque se abrir os flats descolam da matriz ativa e começa aparecer riscos verticais na tela devido ao ressecamento da cola dos mesmos.

 

Teste a fonte antes de partir para regravação de BIOS !  Com somente a fonte e as lampadas externas, coloque um resistor de uns 470 ohms entre o pino de +5V e o pino de INVERTER_ON e veja se as lampadas acendem normalmente.

 

P703.thumb.png.ac0d98ad43c796683213349c7f6b02bc.png

 

Quanto a um gravador de memorias do tipo SPI (25L1605), sugiro que o amigo de uma pesquisada no seguinte topico:

 

Boa sorte ;)

 

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @William_R!

Valeu pela dica, de fato existe uma dúvida quanto ao correto funcionamento da fonte, e essa dica vai me permitir testar tanto o fornecimento de energia quanto a ligação das luzes de backligth. 
Provavelmente a próxima mexida no monitor será neste próximo fim de semana. Postarei novidades aqui quando as tiver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...