Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

17 horas atrás, warsztat disse:

Hi, burned smd resistors - check the transistors, the base-emitter junction of the transistor is about 0.7V.
I check the power transistors and, if they are in order, short-circuit points A and B for the duration of the repair, eliminating the quiescent current to protect the power transistors. in addition, I power the amplifier from the alternating current network by connecting a 40-100W bulb to the circuit, limiting the current. I limit the losses of mistakes that I can make.

 

 

Your answer contains some very interesting tips. I will translate it for those who cant´t read in english.

 

Traduzindo e adaptando:

 

Resistores smd queimados -  cheque os transistores. A junção [tensão base-emissor] do transistor é cerca de 0,7v. 

Eu verifico os transistores de potência e, se eles estiverem ok, curto-circuito os pontos A e B* durante o reparo, eliminando a corrente quiescente para proteger os transistores de potência. 

Adicionalmente, eu alimento o amplificador com uma lâmpada de 40-100w em série com o circuito. Limitando a corrente, eu limito os danos por alguma trapalhada que eu possa cometer.

 

* Os pontos A e B são os do circuito de bias. Curto circuitando eles se elimina a corrente quiescente nos transistores de saída, e diminui a possibilidade de queimarem por avalanche térmica se o bias estiver desregulado.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Atenção @ohm troquei as saídas desse amplificador(a9040 e um c2073),troquei dois mje350,e um mje 340,tinha um transistor 2n551 ruim troquei também,e coloquei novos os resistores torrados,ao ligar em série tive uma supresa,as luzes acenderam forte...aí eu fiquei na dúvida se é a série,ou a potência do aparelho que fez acender,coloquei um tv tubo de 29 na série e as luzes acenderam forte,quando liguei direto a tv funcionou normal,eai,como saber se minha série n serve pra o amplificador ou se realmente está em curto ???

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

Atenção @ohm troquei as saídas desse amplificador(a9040 e um c2073),troquei dois mje350,e um mje 340,tinha um transistor 2n551 ruim troquei também,e coloquei novos os resistores torrados,ao ligar em série tive uma supresa,as luzes acenderam forte...aí eu fiquei na dúvida se é a série,ou a potência do aparelho que fez acender,coloquei um tv tubo de 29 na série e as luzes acenderam forte,quando liguei direto a tv funcionou normal,eai,como saber se minha série n serve pra o amplificador ou se realmente está em curto ???

Pode me ajudar @Chagas Moura @WSS MANUTENÇÕES & REPAROS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

Atenção @ohm troquei as saídas desse amplificador(a9040 e um c2073),troquei dois mje350,e um mje 340,tinha um transistor 2n551 ruim troquei também,e coloquei novos os resistores torrados,ao ligar em série tive uma supresa,as luzes acenderam forte...aí eu fiquei na dúvida se é a série,ou a potência do aparelho que fez acender,coloquei um tv tubo de 29 na série e as luzes acenderam forte,quando liguei direto a tv funcionou normal,eai,como saber se minha série n serve pra o amplificador ou se realmente está em curto ???

É arriscado ter coisa errada aí . Qual valor da potência de suas lâmpadas ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

Qual a potencia da carga e da série que está a utilizar... Há casos que a série tem que está proporcional a carga. Pois se a série estiver com uma potencia muito baixa e carga muito acima do valor potencia da série, devido o transito de um corrente maior fará com que a lâmpada acenda forte...

Obs. Questão referente a série. Creio que o(s) colega(s) já tenha(m) ciência do que vou relembrar abaixo referente a série. PODE SER QUE EU ESTEJA ENGANADO... Para que a série funcione de forma correta sem comprometer os testes, o ideal é que a série seja Maior que a potencia da carga em teste em 2,5x. Exemplo se a carga que irá ser ligada disponha de uma Ptotal de 100W.

100x2,5 = 250W valor da soma da série.

Obs. 2,5 é aproximadamente, não necessariamente é regra, pois pode variar 2,3x e etc...

Uma série com potencia adequada com a da carga. Alinhar-se com a carga é importante. Não basta apenas instalar uma lâmpada com uma potencia que julgamos ser a adequada, tem que se proceder exercícios baseado na própria física... Os cálculos são muito importantes quiçá fundamentais... As vezes meu relaxamento me atrapalha muito nisso... rsrs... aí lá vai eu para as velhas e inseparáveis fórmulas... Com base no arroz com feijão (equaçãosinha) que citei, faça os cálculo e ve se a série que está utilizando aproxima da potencia do aparelho...  E informe se possível... At.,

 

Editado: por WSS MANUTENÇÕES & REPAROS
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WSS MANUTENÇÕES & REPAROS disse:

Qual a potencia da carga e da série que está a utilizar... Há casos que a série tem que está proporcional a carga. Pois se a série estiver com uma potencia muito baixa e carga muito acima do valor potencia da série, devido o transito de um corrente maior fará com que a lâmpada acenda forte...

Obs. Questão referente a série. Creio que o(s) colega(s) já tenha(m) ciência do que vou relembrar abaixo referente a série. Para que a série funcione de forma correta sem comprometer os testes, o ideal é que a série seja Maior que a potencia da carga em teste em 2,5x. Exemplo se a carga que irá ser ligada disponha de uma Ptotal de 100W.

100x2,5 = 250W valor da soma da série.

Obs. 2,5 é aproximadamente, não necessariamente é regra, pois pode variar 2,3x e etc...

Uma série com potencia adequada com a da carga. Alinhar-se com a carga é importante. Não basta apenas instalar uma lâmpada com uma potencia que julgamos ser a adequada, tem que se proceder exercícios baseado na própria física... Os cálculos são muito importantes quiçá fundamentais... As vezes meu relaxamento me atrapalha muito nisso... rsrs... aí lá vai eu para as velhas e inseparáveis fórmulas... Com base no arroz com feijão (equaçãosinha) que citei, faça os cálculo e ve se a série que está utilizando aproxima da potencia do aparelho...  E informe se possível... At.,

 

O amplificador dispõem de 700w rms em impedância menor suportada, de acordo com fabricante. Entretanto para testes iniciais aconselho ir subindo gradativamente a potência das lâmpadas série com risco de danificar componentes em caso de falhas. Em repouso o amplificador deve consumir muito pouco. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ohm disse:

Qual a Potencia da série que está a utilizar... Eu uso um conjunto de lâmpadas em uma régua, com potencias que somadas (todas ligadas ou chaveadas) possam fornecer a Pot. que atenta a carga que estou a analisar. Lâmpadas com potencias variadas (Watts), cada qual ligadas a interruptores devidamente identificados, e caso seja necessário adequar a potencia da série com a carga vou chaveando ou fechando uma a uma via interruptores, até que a responda de forma segura e eu possa melhor analisar. Quando puder informe quantos Watts de série estais a utilizar para o teste... Senão vai sofrer igual eu quando usei uma de 100W averiguando uma carga 150W... Fiquei achando que tinha problema até que me atinei e apliquei a soma correta e a danada apagou e ficou só um filete de luz. Pois se a série estiver baixa o maior consumo de corrente irá ficar nela e o aparelho não funciona e tudo que se mede não alinha... Parece bobagem mas pode crer, dá cansaço... Desculpe o incomodo de ficar perguntando pela pot. da série...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm o mistério é que o aparelho ligava,porém torrava resistores de um dos canais,coloquei um a940 e um c2073 novos,troquei por novos dois mje350 e um mje340,troquei os transistor ruins do canal defeituoso,e coloquei novos os resistores que torrou.....será que estou colocando os conectores errados,pq fiz varredura na fonte e n achei nada....

@ohm o engraçado é que coloquei uma tv semp de 29 e acenderam as lâmpadas da mesma forma,aí liguei a tv direto 220v e ela tá funcionando normal.....

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Tv de 29 polegadas usa fonte chaveada e possui consumo superior a 100w. No seu caso é transformador e esse aparelho sem carga não consome isso.
Nas mensagens anteriores tem dicas de como inibir a corrente de repouso e até cita usar lâmpada série de 40 a 100w. 
 

Se ligar direto na tonada vai queimar !!

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohmvou ligar direto n,mas to desaminado com esse aparelho...n consigo entender que curto seria esse,ele tava torrando resistores na área de um dos canais...troquei peças defeituosas e ainda acusa curto,testei tudo na fonte já...acho impossível o trafo tá ruim também,ele ligava normal direto no 220v acendia todas as luzes,só queimava resistores de um dos dois canais...o problema que como n tem esquema,fico perdido nas tensões dele 

Editado: por Betinhodaeletronica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...