Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus - H110M-C V1.03 - Não Liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@bomfim-marcos  Qual escala você usou para verificar se havia curto na +3V_BAT, a de resistência ou a de teste de diodos?
Quando você verificou se havia curto na linha +3V_BAT você mediu no pino 3 do SD1 certo? 
Qual foi a leitura de corrente da fonte quando injetou a tensão no pino 3 do SD1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bomfim-marcos 2,5 V com 46mA (0,046A) daria uma resistência equivalente do circuito ligado ao +3V_BAT de mais ou menos 54 ohms, um valor muito baixo. Não tenho comigo nenhuma placa da ASUS mas medi a resistência do circuito do CMOS em placas de outros fabricantes (AsRock, Gigabyte, MSI e Biostar) e em todas a resistência foi maior do que 20k ohms. 

Antes de condenar o PCH eu faria uma verificação nos componentes ligados a essa linha. A maioria são capacitores mas eu verificaria primeiro o diodo SD3, ele é um protetor contra descargas causadas por eletricidade estática e transientes, muitas vezes esse diodos apresentam fuga mas não chega a ser um curto total. O melhor teste nesse caso é removê-lo da placa e ver se a tensão vai normalizar. 
image.png.a959797aa65ff66b783c1a2c37d6d9a7.png


Também sugiro verificar o capacitor SC3, que embora não seja ligado diretamente ao +3V_BAT, faz parte do desacoplamento da alimentação do RTC na PCH que é feita pelo +3V_BAT. O datasheet do PCH diz claramente que o pino onde é ligado esse capacitor não deve ser usado para alimentar outros circuitos, apenas para desacoplamento, por isso suponho que se esse capacitor estiver com fuga ou em curto ele pode afetar o +3V_BAT e inclusive explicaria o aquecimento.

 

image.png.c87f22f22ee33004fbf0a7797c4fb87e.png

 

Tanto o SD3 como o SC3 ficam próximos da borda do PCH como indicado nos retângulos azuis, por isso talvez você tenha que remover o dissipador do mesmo. Faça isso com extremo cuidado, pois os adesivos térmicos que os fabricantes usam podem tornar difícil a remoção do mesmo e forçar demais pode acabar danificando as soldas do PCH.
Não se esqueça de remover a bateria do CMOS e desconectar a fonte da placa antes de fazer os testes.

Editado: por JoeRob
Informação complementar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bomfim-marcos Bom dia. Caso ainda não tenha feito, faça uma boa limpeza com álcool isopropilico  nos componentes próximos ao PCH. Verifique os capacitores ligados aos cristais de 32 kHz (SC143 e SC144) e 25MHz (SC8 e SC9). Se eles e o capacitor SC3 estiverem sem fuga, acho que infelizmente o problema é o PCH mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRobBoa tarde !

Já verifiquei isso tudo e mas vou tornar a ver de novo.

Estou outra com problema diferente

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por bomfim-marcos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...