Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Carregador de bateria-duvida de como montar um bom carregador de bateria automotiva

Avalie este tópico:


Posts em destaque

  • 3 semanas depois...

Para que mais colegas possam lhe ajudar, indique a tensão de saida desse trafo. A corrente pode ser obtida pela bitola dos fios do secundario.

 

Separando os fios do secundario (visto que estão paralelo), qual eh a tensão de saida de cada enrolamento e se são isolados um do outro ?

 

Caso de para colocar o trafo na configuração com um center tape, use um diodo do tipo MUR3020WT e se ficar em paralelo coma se fosse um simples enrolamento, pode usar uma ponte do tipo KBPC2510.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @William_R , bem interessante o esquema do carregador, porem para fazer o controle de corrente com o 431 é necessario um resistor de alta potencia, pois necessito de uma que da de 2,5v. Se substituirmos o tl431 por um BC o resistor seria bem menor.

Um outro ponto seria o transistor utilizado, não sei se acharíamos fácil no mercado.

Tomei a liberdade de sugerir algumas modificações.

image.png.1c875b61ffdadc288b8e9574777e7644.pngO valor do resistor vai depender da corrente R = 0,6/I . A potencia sera 3x(0,6xI)

O fet pode ser qualquer fet logico (tensão de gate = 5V), o transistor qualquer BC NPN

@Betinhodaeletronica não sei a tensão do seu transformador, mas pode fazer uma ponte usando o 1N5406 , usados em fontes de chaveadas de micro, se a corrente for maior que 4 amper use diodos em paralelo

Conforme sua pergunta inicial a ponte eos componentes de potencia ira depender principalmente da corrente do carregador.

O circuito que enviei foi componentes de sucata.

Espero ter ajudado, qualquer duvida entre em contato

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @joao lima RV sua ideia tambem eh valida !  Como esses aparelhos nos montamos para uso proprio, o desenho final do circuito acaba sendo um pouco diferente do esquema inicial em função da sucata que temos disponivel ou dos componentes que achamos mais facilmente no mercado local.

 

Coloquei mais um documento sobre carregadores no nosso servidor:

 

 

Creio que o amigo @Betinhodaeletronica jah tem um bom caminho para inicio do seu projeto. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
12 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@William_R muito obrigado por todas as ideias,amigo @William_R saindo um pouco do foco do fórum,mas eu fiquei sabendo que o nosso amigo do fórum,um cara genial que me ajudou muito me dando dicas valiosas,acabou falecendo,saberia me dizer se procede,que o @zazulak faleceu?

 

Não estou sabendo de nada por enquanto, so sei dizer que a ultima vez que ele entrou no forum foi neste ultimo domingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...