Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Que tipo de solda é essa?

Avalie este tópico:


gabrielrhx

Posts em destaque

Bom dia, gostaria de um auxilio para identificar qual é o tipo de solda deste componente, que acabou soltando na hora de encaixar.

Este equipamento é uma Maquina de Fusão Signal Fiire AI-7. Sua função é fazer emendas em cabos de fibra ótica.

Este componente que saiu do seu local, aparentemente vai direto para a camera que identifica a fibra, para fazer a fusão, e por isso não estou mais conseguindo utilizá-la para esse serviço, após o problema que ocorreu.

Na placa, onde saiu o componente, está escrito RED LED, só para melhorar a identificação de vocês.

 

Segue as fotos em anexo.

 

Agradeço desde já.

 

EDIT: 

Falei com uma loja de manutenção especializada nesse tipo de equipamento, me falaram que provavelmente "rompeu as trilhas" da placa, neste ponto ai.

E se realmente rompeu, "só resolve trocando toda a placa por uma nova" segundo eles.

Mas pediram pra eu fazer um teste, colocar estanho nestes pontos da placa, e ver se vai fixar. Se não fixar seria por que realmente "rompeu as trilhas".

 

WhatsApp Image 2021-05-20 at 11.57.29.jpeg

WhatsApp Image 2021-05-20 at 11.57.29 (1).jpeg

Editado: por gabrielrhx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, gabrielrhx disse:

Colocar a peça de volta no local com estanho no contato, resolveria?

 

Amigo, não perca sua placa nem dinheiro!!!!,  se quiser deixar original, basta vc raspar um pouco a PCB nos pontos próximos onde as ilhas se desprenderam e fixar com estanho novo..... Caso não faça questão de manter original, corte os fios do conector, encontre as trilhas onde eram soldados os fios( respeitando a polaridade do conector) e solde-os direto na placa.  Bem simples o procedimento.

Em tempo:  parece uma solda diferente pois o que vc viu nos terminais, foram as ilhas de cobre que se desprenderam da PCB e ficaram soldadas nos contatos do conector.

Editado: por Tallescg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jtechsolucoes disse:

Precisa encontrar de onde essas trilhas chegam até o conector e fazer um jumper até esse conector... Depois a fixação dele você pode fazer com resina, já que os pads estão danificados.

 

52 minutos atrás, Tallescg disse:

 

Amigo, não perca sua placa nem dinheiro!!!!,  se quiser deixar original, basta vc raspar um pouco a PCB nos pontos próximos onde as ilhas se desprenderam e fixar com estanho novo..... Caso não faça questão de manter original, corte os fios do conector, encontre as trilhas onde eram soldados os fios( respeitando a polaridade do conector) e solde-os direto na placa.  Bem simples o procedimento.

Em tempo:  parece uma solda diferente pois o que vc viu nos terminais, foram as ilhas de cobre que se desprenderam da PCB e ficaram soldadas nos contatos do conector.

 

Obrigado pelas respostas!

 

Então, sou bem leigo no assunto, sei fazer algumas coisas mas de conhecimento sou raso.

Olhando pela parte de baixo, não vejo como as trilhas chegam até esse conector. Estou em encaminhando no anexo uma foto de baixo na localização da peça.

Pelo o que vi no conector, realmente parece ter soltado as ilhas de cobre que eram soldadas nos contatos. Se eu retirar essas ilhas de cobre do conector, e soldar novamente com estanho na trilha, provavelmente irá funcionar, correto?

 

84a32c40-9dac-4f52-bd2c-051d45e112c0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, gabrielrhx disse:

 

 

Obrigado pelas respostas!

 

Então, sou bem leigo no assunto, sei fazer algumas coisas mas de conhecimento sou raso.

Olhando pela parte de baixo, não vejo como as trilhas chegam até esse conector. Estou em encaminhando no anexo uma foto de baixo na localização da peça.

Pelo o que vi no conector, realmente parece ter soltado as ilhas de cobre que eram soldadas nos contatos. Se eu retirar essas ilhas de cobre do conector, e soldar novamente com estanho na trilha, provavelmente irá funcionar, correto?

 

84a32c40-9dac-4f52-bd2c-051d45e112c0.jpg

Pelo jeito os terminais ficam na parte superior mesmo... Tenta com um estilete dar uma leve raspada onde estavam os terminais que foram arrancados, pra ver se encontra o cobre pra soldar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, jtechsolucoes disse:

Pelo jeito os terminais ficam na parte superior mesmo... Tenta com um estilete dar uma leve raspada onde estavam os terminais que foram arrancados, pra ver se encontra o cobre pra soldar... 

 

Então pessoal, dei uma limpada nos contatos com álcool isopropilico, até mesmo pois estava sujo a área. E pelo que vi após a área limpa, realmente descolou a trilha, pois no local só tem a pcb.
O que está me dificultando um possível reparo, é que aparentemente não tem nenhuma trilha que chega até esse local que deslocou a peça. Como podemos ver na parte de baixo, não tem nenhuma trilha até ela onde possa fazer um jumper. E na parte de cima, que vou anexar aqui após limpar, também não há nenhuma conexão com outras trilhas, é um local solitário..

Há algo que eu possa fazer?

 

beefe176-7ff0-49ba-ba3a-855158e497a8.jpg

023df5c6-ae6c-4ce9-a6b6-494eafe62dd2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, jtechsolucoes disse:

Raspa com um estilete onde marquei... provavelmente esses são os terminais do fio... Os laterais parece que são apenas a sustentação da base do conector

ssssss.jpg

 

Desta forma aqui é o suficiente? Vou jogar um pouco de estanho nesse local raspado e tentar fixar o conector que soltou nos polos certos.. Só to com receio de fazer contato com os componentes que estão acima, bem próximos.

4c98e8b0-fa5c-47ee-be32-7134f000cfeb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jtechsolucoes disse:

É isso ai mesmo! Estanhe o local primeiro, se tiver fluxo de solda eu aconselho a usar, pois facilita e evita de cair solda em outro componente indesejado.

 

Estou com muita dificuldade de fixar a solda neste minúsculo ponto de cobre.. Tem alguma dica? To usando uma pasta para solda também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raspa um pouco mais pra remover o verniz do local, coloca pasta no local e encosta o fio de estanho, depois vem com o ferro de solda já quente e faz o ponto de solda... depois você vem com o conector e apenas aquece, pois o estanho já estará no local...

Não esqueça de remover o pedaço da trilha que ficou nos terminais do conector... Se for o caso, veja bem a posição dos fios e solda direto na placa, sem usar o conector kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, jtechsolucoes disse:

Raspa um pouco mais pra remover o verniz do local, coloca pasta no local e encosta o fio de estanho, depois vem com o ferro de solda já quente e faz o ponto de solda... depois você vem com o conector e apenas aquece, pois o estanho já estará no local...

Não esqueça de remover o pedaço da trilha que ficou nos terminais do conector... Se for o caso, veja bem a posição dos fios e solda direto na placa, sem usar o conector kkk 

To tentando soltar direto no fio, pois com o conector fica sem posição pra aquecer os terminais e estanho.. Mas vou tentar ver se é o verniz atrapalhando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente esse pedaço da trilha não está aquecendo o suficiente para que a solda possa aderir nela. Você já tentou identificar onde essas trilhas são conectadas ? Na primeira foto que você postou tem uma placa auxiliar com a marcação "D1 Red" entre dois pinos, veja se há continuidade entre esses pinos e as trilhas que você raspou para fazer a solda (marcados em azul na imagem abaixo). Se houver tente ligar os fios do conector nesses pontos, mas atenção com a polaridade. E não se guie pelo bip do multímetro, meça a resistência que deve dar 0 ohms.
image.png.71db480e6f6d8174377f5d417e8ba3e2.png



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@gabrielrhx o Local correto da trilha está indicado na foto em anexo. Inclusive qual fio onde soldar.

 

Onde você raspou é a mesma trilha, gnd. Esta errado. 

 

Observe, onde indiquei existe um pequeno ponto de trilha que passa ao outro lado da placa, entretanto essa trilha continua no “meio”da placa e não na superfície como na maioria. 

 

Por isso, aconselho. Caso não tenha habilidade para raspar a trilha e soldar em um pequeno ponto leve a quem consiga. Pois, se perder essa oportunidade de solda talvez perca a placa. 
 

Reafirmo, é um serviço simples. Basta habilidade é um ferro de solda bom. Mas, pode perder a placa caso raspe demais, ou esquente demais onde soldar… 

 

Enfim, agora pergunto. Qual motivo de ter desmontado o aparelho, existia alguma falha? 
 

Boa sorte!

 

Editado: o ponto azul não une ao amarelo ou vermelho.

 

 

8E87FD25-D7FA-4488-9C40-A2B9DFFAB9E0.jpeg

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, ohm disse:

Olá,

 

@gabrielrhx o Local correto da trilha está indicado na foto em anexo. Inclusive qual fio onde soldar.

 

Onde você raspou é a mesma trilha, gnd. Esta errado. 

 

Observe, onde indiquei existe um pequeno ponto de trilha que passa ao outro lado da placa, entretanto essa trilha continua no “meio”da placa e não na superfície como na maioria. 

 

Por isso, aconselho. Caso não tenha habilidade para raspar a trilha e soldar em um pequeno ponto leve a quem consiga. Pois, se perder essa oportunidade de solda talvez perca a placa. 
 

Reafirmo, é um serviço simples. Basta habilidade é um ferro de solda bom. Mas, pode perder a placa caso raspe demais, ou esquente demais onde soldar… 

 

Enfim, agora pergunto. Qual motivo de ter desmontado o aparelho, existia alguma falha? 
 

Boa sorte!

 

Editado: o ponto azul não une ao amarelo ou vermelho.

 

 

8E87FD25-D7FA-4488-9C40-A2B9DFFAB9E0.jpeg

 

O que seria esses pontinhos? Com meu raso conhecimento de eletrônica, para mim a trilha teria que ter segmentação, fazer o caminho e etc.
Mas tanto essas ilhas e esses pontos estão solitário na placa, pelo menos olhando por cima e por baixo. Lá em cima eu mandei uma foto deste ponto na parte debaixo.

Editado: por gabrielrhx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa do seu equipamento é uma placa multicamadas (ou mutilayer). Dando um exemplo simples, elas possuem várias camadas como um biscoito waffer e facilitam o projeto de placas pois ao invés de 2 camadas de cobre separadas por um isolante elas possuem 3 ou mais camadas de cobre o que facilita a interligação de componentes, a distribuição de tensões de alimentação e a criação de blindagens para evitar a interferência entre circuitos na mesma placa. Os pontinhos servem exatamente para interligar as camadas de cobre, permitindo que um determinado circuito "passe" de uma camada para a outra. No caso da sua placa, como os pontos não tem nenhuma ligação na parte inferior  as ligações do conector que se soltou vem pela camada intermediária e, através dos pontos, "passam" para a camada superior onde o conector estava soldado como bem observou o amigo @ohm . E reforçando o que ele disse, é um serviço simples mas arriscado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ohm disse:

Olá,

 

@gabrielrhx o Local correto da trilha está indicado na foto em anexo. Inclusive qual fio onde soldar.

 

Onde você raspou é a mesma trilha, gnd. Esta errado. 

 

Observe, onde indiquei existe um pequeno ponto de trilha que passa ao outro lado da placa, entretanto essa trilha continua no “meio”da placa e não na superfície como na maioria. 

 

Por isso, aconselho. Caso não tenha habilidade para raspar a trilha e soldar em um pequeno ponto leve a quem consiga. Pois, se perder essa oportunidade de solda talvez perca a placa. 
 

Reafirmo, é um serviço simples. Basta habilidade é um ferro de solda bom. Mas, pode perder a placa caso raspe demais, ou esquente demais onde soldar… 

 

Enfim, agora pergunto. Qual motivo de ter desmontado o aparelho, existia alguma falha? 
 

Boa sorte!

 

Editado: o ponto azul não une ao amarelo ou vermelho.

 

 

8E87FD25-D7FA-4488-9C40-A2B9DFFAB9E0.jpeg

 

1 hora atrás, JoeRob disse:

A placa do seu equipamento é uma placa multicamadas (ou mutilayer). Dando um exemplo simples, elas possuem várias camadas como um biscoito waffer e facilitam o projeto de placas pois ao invés de 2 camadas de cobre separadas por um isolante elas possuem 3 ou mais camadas de cobre o que facilita a interligação de componentes, a distribuição de tensões de alimentação e a criação de blindagens para evitar a interferência entre circuitos na mesma placa. Os pontinhos servem exatamente para interligar as camadas de cobre, permitindo que um determinado circuito "passe" de uma camada para a outra. No caso da sua placa, como os pontos não tem nenhuma ligação na parte inferior  as ligações do conector que se soltou vem pela camada intermediária e, através dos pontos, "passam" para a camada superior onde o conector estava soldado como bem observou o amigo @ohm . E reforçando o que ele disse, é um serviço simples mas arriscado.

 

Agora sim entendi! Então o ponto na verdade é o contato entre essas camadas.. A questão é, como soldar ali? Tem que dar uma leve raspada por cima do ponto? Eu não vou fazer com as ferramentas que tenho aqui, pois os materiais não são de qualidade. Mas vou levar aqui no mesmo prédio que eu te uma loja de manutenção de computador, eles possuem estação de solda, entre outras ferramentas, para conserto de placas de notebook e computadores. 
Mas para eu não levar sem saber o que indicar, ou mesmo para não deixar ele fazer besteira, caso não saiba kkk.
Só me expliquem por favor como para soldar nestes pontos. E sobre o que o @ohm sobre os fios é ao contrário, esquerda é amarelo e vermelho na direita.. Seguindo a lógica do conector.

Editado: por gabrielrhx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gabrielrhx disse:

A questão é, como soldar ali? Tem que dar uma leve raspada por cima do ponto?

A ideia básica é essa. O cuidado maior é evitar que a parte cobreada dos pontos ou que a metalização dos furos sejam danificadas ou destruídas nos processos de raspagem ou soldagem, o que inutilizaria a placa.
Veja a imagem abaixo:


image.png.144bc6c695db0130d6687744c645aab5.png

As marcações em vermelho mostram os locais onde deve ser raspado o verniz da placa para fazer a soldagem. Se essa raspagem atingir as linhas azuis a ligação entre as camadas estará perdida e a placa inutilizada. Vale lembrar que o que eu falei sobre a raspagem vale também para a temperatura ao fazer a solda pois temperaturas altas aplicadas por muito tempo tendem a descolar o cobre da placa.
Boa sorte, e nos dê um retorno.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, imprime esse texto do fórum e leve em um TÉCNICO DE ELETRÔNICA.

Todas as suas duvidas são muito básicas, quem já está acostumado com reparo de placas tira isso de letra.

 

Mas respondendo sua duvida, tem que raspar as duas bolinhas que o amigo @ohm indicou, amarela e vermelha na foto dele. Depois de raspado (tirar o verniz) vai ter que estanhar e aumentar a superfície. Seguindo o sentido da sua primeira foto o conector coloca o fio amarelo na esquerda e o vermelho na direita (inverso das bolinhas que o amigo @ohm desenhou).

Se for um técnico de eletrônica experiente fazendo e você não se importar mais com o conector acredito que o mais fácil seria encontrar o próximo componente do circuito (é fácil para quem entende) e soldar o fio direto nele para maior resistência mecânica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gabrielrhx disse:

 sobre os fios é ao contrário, esquerda é amarelo e vermelho na direita..

Realmente, desculpe ter enganado. Acabei confundidos por ter que observar em

diversas fotos. É bem sútil os detalhes. 
 

Mas realmente é ao contrário do indicado em minha foto. 

Acredito que já tenha todas informações úteis pra o reparo de seu equipamento.

 

Entretanto ainda não respondeu por que desmontou o aparelho. Uma limpeza, tinha defeito? 


Boa sorte! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 22/05/2021 às 15:12, ohm disse:

Realmente, desculpe ter enganado. Acabei confundidos por ter que observar em

diversas fotos. É bem sútil os detalhes. 
 

Mas realmente é ao contrário do indicado em minha foto. 

Acredito que já tenha todas informações úteis pra o reparo de seu equipamento.

 

Entretanto ainda não respondeu por que desmontou o aparelho. Uma limpeza, tinha defeito? 


Boa sorte! 

 

Bom dia, grato pelas explicações. Levarei a um técnico para finalizar a soldagem.

@ohm, eu abri o equipamento para trocar o LCD que havia sido danificado após uma escada cair em cima da tela. Consertei a tela mas acabou danificando outra coisa mais importante, rs. Esta peça que soltou, atua diretamente na câmera que identifica a fibra posicionada para fusioná-la, ou seja, a maquina não funciona mais após este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...