Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideapad 320 - Placa NM-b241- Liga e Desliga

Avalie este tópico:


ribeirodanilo93

Posts em destaque

Bom dia minha família !! 
Estou com esse notebook da Lenovo, modelo Ideapad 320, placa mãe NM-b241, que liga e menos de 1 segundo desliga em seguida.

O que já fiz :

Fiz a aferição das tensões primárias, 3.3va, 5va,1va e 1.8va estão presentes.
Regravação da bios
Remoção do teclado e liguei pelo J6
---------
Verifiquei que não está sendo gerada a tensão do processador nas bobinas PL1001 e PL1003 (ps* sem curto no vcore)
Procurei o tal do PU1402 e não encontrei.

Se algum amigo puder dar uma ajuda, fico grato.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigos, fiz mais algumas análises e vos trago estas informações para ver se faz sentido a minha linha de raciocínio.
Essas duas tensões +CPU_CORE e +VCC_GT são as tensões que alimentam o processador, certo ? Essas tensões são geradas a partir do chaveamento de 4 mosfets, 2 de alta e 2 de baixa (vou deixar as fotos do esquema com os componentes mencionados)
Eu verifiquei que a tensão de alta chega no dreno dos mosfets, mas não chega o sinal no GATE para fazer o acionamento. Estes sinais  Vcore_HG (aciona mosfet de alta) e  Vcore_LG (aciona o mosfet de baixa) são gerados pelo PU1402 (NCP81216). Eu verifiquei, este CI está sendo alimentado no pino 12 com 20v, liguei a máquina, mesmo com esses poucos segundos que ela fica ligada daria pra identificar se esses pulsos estariam sendo gerados, mas não estão. Então acredito que o defeito de fato esteja nesse CI PU1402, o que me dizem amigos ?

WhatsApp Image 2021-05-24 at 20.12.56.jpeg

WhatsApp Image 2021-05-24 at 20.35.28.jpeg

WhatsApp Image 2021-05-24 at 20.34.29.jpeg

WhatsApp Image 2021-05-24 at 20.34.07.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão de VCC_GT é do gráfico integrado ao processador, em grande parte dos notebook, essa tensão só surgi quando ele vai dar vídeo, isso é, quando ele concluir todos os estados da sequencia de start. a tensão do processador, pra surgir, depende de sequencias de start e outros sinais da placa, como sinais de PWRGD e ENABLE, como a placa liga e desliga logo em seguida, pode ser algum curto em linha secundaria ou até mesmo algo ligado a gravação da Sio como nosso colega @Well7487 disse. nesse caso, partiria pro básico, você verificou as tensões básicas, mas já deu uma olhada nos circuitos de transferências? as tensões da PCH? Tensões da bios ? poderia linkar o esquema da placa em que você está se guiando pfvr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

A tensão de VCC_GT é do gráfico integrado ao processador, em grande parte dos notebook, essa tensão só surgi quando ele vai dar vídeo, isso é, quando ele concluir todos os estados da sequencia de start. a tensão do processador, pra surgir, depende de sequencias de start e outros sinais da placa, como sinais de PWRGD e ENABLE, como a placa liga e desliga logo em seguida, pode ser algum curto em linha secundaria ou até mesmo algo ligado a gravação da Sio como nosso colega @Well7487 disse. nesse caso, partiria pro básico, você verificou as tensões básicas, mas já deu uma olhada nos circuitos de transferências? as tensões da PCH? Tensões da bios ? poderia linkar o esquema da placa em que você está se guiando pfvr

Vou analisar os circuitos das tensões transferíveis e PCH. Tensões da bios estão OK. Segue link do esquema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

A tensão de VCC_GT é do gráfico integrado ao processador, em grande parte dos notebook, essa tensão só surgi quando ele vai dar vídeo, isso é, quando ele concluir todos os estados da sequencia de start. a tensão do processador, pra surgir, depende de sequencias de start e outros sinais da placa, como sinais de PWRGD e ENABLE, como a placa liga e desliga logo em seguida, pode ser algum curto em linha secundaria ou até mesmo algo ligado a gravação da Sio como nosso colega @Well7487 disse. nesse caso, partiria pro básico, você verificou as tensões básicas, mas já deu uma olhada nos circuitos de transferências? as tensões da PCH? Tensões da bios ? poderia linkar o esquema da placa em que você está se guiando pfvr

Como faço pra aferir essas tensões ? Não tem serigrafia nesses capacitores..

 

WhatsApp Image 2021-05-25 at 11.21.14.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu verifiquei aqui o CI responsável pelas tensões transferíveis de 3.3va para 3vs e 5va para 5vs, o CI está recebendo as duas tensões, pressiono o star e fiz a aferição e não estão sendo liberadas os 3vs e os 5vs. Verifiquei também que o pino 8 e 9 do U13 estão bipando com o terra, verifiquei também pelo J11, está bipando com o terra. Teria algum teste que eu pudesse fazer para verificar se de fato o problema da placa é esse que nao seja substituir o CI ?

WhatsApp Image 2021-05-25 at 11.53.01.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

Eu verifiquei aqui o CI responsável pelas tensões transferíveis de 3.3va para 3vs e 5va para 5vs, o CI está recebendo as duas tensões, pressiono o star e fiz a aferição e não estão sendo liberadas os 3vs e os 5vs. Verifiquei também que o pino 8 e 9 do U13 estão bipando com o terra, verifiquei também pelo J11, está bipando com o terra. Teria algum teste que eu pudesse fazer para verificar se de fato o problema da placa é esse que nao seja substituir o CI ?

WhatsApp Image 2021-05-25 at 11.53.01.jpeg

Removi o CI e o curto sumiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 

 

seu tópico foi movido para a área correta » Notebook's

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Emanoel_2.0 disse:

tem tensão nos pinos 3 e 5 do u13?

Não, em nenhum dos dois pinos. Então tá faltando esse sinal de habilitação, me parece que eles vêm de um sinal chamado SUSP# do SIO.

Esse sinal sai do pino 124 do SIO, é um sinal de nível lógico alto, então em apenas conectar o carregador ele já estaria presente no circuito, ao pressionar o power esse sinal vai a zero, habilitando o U13, correto ? Esse sinal SUSP# consigo detectar ele com o multímetro ? Não tenho osciloscópio. Aferi com o multímetro e não encontrei nada. 😕

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hello all

my recent cases with these laptops were:
1.Short capacitors on the 19V line (common)
2.CPU failure (i5, resistance drop on the power line)
3.flashing 128kb IT8586 (more and more often) - various symptoms, not switching on, suddenly switching off, no image ...
quite weak motherboard, laptops from institutions
I would check the software with KBC

 

greetings

Editado: por warsztat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

20 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

Não, em nenhum dos dois pinos. Então tá faltando esse sinal de habilitação, me parece que eles vêm de um sinal chamado SUSP# do SIO.

Esse sinal sai do pino 124 do SIO, é um sinal de nível lógico alto, então em apenas conectar o carregador ele já estaria presente no circuito, ao pressionar o power esse sinal vai a zero, habilitando o U13, correto ? Esse sinal SUSP# consigo detectar ele com o multímetro ? Não tenho osciloscópio. Aferi com o multímetro e não encontrei nada. 😕

o ideal seria regravar esse EC 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Emanoel_2.0 disse:

 

o ideal seria regravar esse EC 

Não tenho o recurso necessário pra realizar essa etapa. Fiz uma técnica que vi ontem por aqui, que consiste em remover a bios, regravar, startar a placa e sim depois de um tempo ressoldar ela. Mas também sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...