Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo X3210 PLACA 206-71-W54T0-D03 Não liga

Avalie este tópico:


Luiz Paulo Ferreira

Posts em destaque

Fala Pessoal, Boa Tarde a todos!

 

Estou com uma máquina da Positivo com o seguinte sintoma:

 

Acende o led laranja do carregado e do power também, quando aperto o power, pisca 2x verde e depois voltar para o laranja. Abri a máquina e notei que a bateria de cmos estava muito baixa, e ja substitui. Testei memoria, esta ok também.

 

Tem tensão em todas as bobinas, exceto na PL14 e PL15. Abaixo as tensões medidas:

 

PL19 = 1v

PL22 = 12v

PL17 = 3v

PL17 = 5v

 

Achei alguns tópicos aqui falando sobre o PU1, mas ele esta ok!

 

A única coisa que ainda não fiz foi regravar a bios, como estou começando, ainda não tenho a regravadora, mas gostaria de saber se a PL14 e PL15 sem tensão é normal.

 

Obrigado.

 

 

Editado: por Luiz Paulo Ferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Luiz Paulo Ferreira tem outras bobinas e outras tensões que devem ser aferidas quando aperta o botão de ligar!

Pu14 = PL20 tensão de 1.05vs

PU12 = 1.8v para PU17 = 1.5vs

PU9 = PL18 tensao de 1.35v

 

 

Comecei pela PU14 e notei que os 1.05vs é gerado SUSB#3V3, seguindo o esquema elétrico, que passa pelo PR1169, porem na placa não tem este componente.

 

Quando eu aperto o power, o pino 1 onde seria o proxima parte é alimentado com 3,15v.

 

Mas o que chama a atenção, parece que este componente nunca existiu nessa placa. Anexo foto.

 

PL12, sem pressionar o power, pressionando fica do mesmo jeito***

pino 1: 3,02

pino 2: 3,04

pino 3: 3,16

pino 4: 4,98

pino 5: 0,00

pino 6: 1,75

pino 7: 0,77

pino 8: 0,00

 

***segui a logica da bolinha no componente.

 

PU17 recebe 5,00v no pino 1 após o power, depois para.

 

PL18 = Quando da start, bate 1,35v, depois derruba.

 

 

PR1169.jpeg

Editado: por Luiz Paulo Ferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Paulo Ferreira vamos do inicio! Tem AC_IN# em nivel baixo? Ver pra mim se as tensoes de VS sobem no PU22, PU21, PU18 e PU19?

Esse sinal  SUSB#3V3 parte do resistor pr1167 quando o pq171 ficar em corte. Checa todos esses sinais...

SUSC#_N 

AC_PRESENT

PWR_BTN#_R 

RSMRST#

Em 30/05/2021 às 22:35, Luiz Paulo Ferreira disse:

PL18 = Quando da start, bate 1,35v, depois derruba.

Essa tensao está subindo porquer SUSB está sendo aterrada, e SUSB# está indo a nivel alto e temos 3.3VA subindo.

Precisa ver as tensoes de 1.8v e 1.8VS quando pressiona o botao de ligar. Quando nao tiver o resistor na linha veja se tem um jumper. Nao estou bem certo mas a saida de 1.8v é no pino 6 do PU12. Essa tensao deve subir quando chegar o sinal DD_ON no pino de habilitação. Quando tiver 1.8v e chegar SUSB#3V3 vai ter 1.5VS PU17. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2021 às 11:53, Leonildo disse:

@Luiz Paulo Ferreira vamos do inicio! Tem AC_IN# em nivel baixo? Ver pra mim se as tensoes de VS sobem no PU22, PU21, PU18 e PU19?

Esse sinal  SUSB#3V3 parte do resistor pr1167 quando o pq171 ficar em corte. Checa todos esses sinais...

SUSC#_N 

AC_PRESENT

PWR_BTN#_R 

RSMRST#

Essa tensao está subindo porquer SUSB está sendo aterrada, e SUSB# está indo a nivel alto e temos 3.3VA subindo.

Precisa ver as tensoes de 1.8v e 1.8VS quando pressiona o botao de ligar. Quando nao tiver o resistor na linha veja se tem um jumper. Nao estou bem certo mas a saida de 1.8v é no pino 6 do PU12. Essa tensao deve subir quando chegar o sinal DD_ON no pino de habilitação. Quando tiver 1.8v e chegar SUSB#3V3 vai ter 1.5VS PU17. 

PU 18 no pino 10 não sobe tensão ao pressionar o power.

PU 19 no pino 7 não sobe tensão ao pressionar o power.

 

PU 22 no pino 10 não sobe tensão ao pressionar o power.

 

Cara ta difícil achar o PU 21, mas acredito que pelo fato de não aparecer as tensões VS, ja fica mais fácil de achar o problema, amanhã continuo os testes.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Paulo Ferreira as tensoes de VS são geradas nesses integrados quando os mesmo recebem habilitação no pino de EN2 que é o sinal SUSB#3V3 ele vai a nivel alto quando o sinal SUSB# chega no pino 2 do PQ10 aterrando os 3.3v do pino 6!

Esses dois sinais SUSB#_N e SUSC#_N partem do chip CPU FCBGA. Meça a base do Q25 e Q23 quando pressiona o botao de ligar? VC ficou devendo os sinais depois do power!

AC_PRESENT

PWR_BTN#_R 

RSMRST#

Seria bom regravar o bios pra ver se muda algo. Se for falha nos sinais que o IO envia isso é valido. No caso de trilhas rompidas, resistor aberto ou mesmo curto matando algum sinal nao vai adiantar regravar o bios por isso é analisar com calma pra nao mexer no que ta quieto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...