Jump to content
Marcoarg

em análise HP G42 - DA0AX1MB6H1 REV H - Curto na linha +3vpcu

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Ola. Minha primeira duvida no forum. Estou com um g42 placa da0ax1mb6h1 rev h, que nao acende led do carregador.

Nas medicoes, tenho 19v e 5v, porem estou com um curto com gnd na linha +3vpcu depois da bobina pl9. Fiz a retirada da bobina e comprovei que o curto se encontra no pino 2 da bobina +3.3v_alwp. No pino 1 da bobina esta sem curto circuito, e mosfets pq46 e pq47 estao ok.

O que esta me intrigando e que retirei o pu4 rt8206b, e mesmo depois tenho continuidade com gnd no pad que corresponde ao pino 30 do pu4, retirando a possibilidade ate o momento de ser o pu4 o causador.

Gostaria de ajuda de voces, ja estou quase jogando a toalha pr essa placa.

curto linha 3vpcu g42.jpeg

Edited by FLAVIOTECH

@Marcoarg Se jogar a toalha com uma placa com defeito assim, com certeza terá que jogar a toalha também na profissão, pois encontrará muitas placas com defeito semelhante. Dá um certo trabalho para quem não tem familiaridade, mas aos poucos com a prática a gente acaba desenrolando mais fácil. 

A linha +3VPCU alimenta vários pontos da placa, mas um dos componentes que mais apresentam defeito é o sio e a alimentação dele se dá através do +3VPCU_EC que é uma derivação do +3VPCU. 

Na linha +3VPCU: pu5, pu8 nos pinos 4 e 5, pu5, pode ser o pq20 caso o capacitor pc128 entre em curto, na linha rtc página 7 tem um diodo que pode ser, o q27, d11, u15.

Acima são apenas alguns pontos, mas podem ter outros que seja preciso verificar. 

• Like 4

6 horas atrás, Gilson Macedo disse:

@Marcoarg Se jogar a toalha com uma placa com defeito assim, com certeza terá que jogar a toalha também na profissão, pois encontrará muitas placas com defeito semelhante. Dá um certo trabalho para quem não tem familiaridade, mas aos poucos com a prática a gente acaba desenrolando mais fácil. 

A linha +3VPCU alimenta vários pontos da placa, mas um dos componentes que mais apresentam defeito é o sio e a alimentação dele se dá através do +3VPCU_EC que é uma derivação do +3VPCU. 

Na linha +3VPCU: pu5, pu8 nos pinos 4 e 5, pu5, pode ser o pq20 caso o capacitor pc128 entre em curto, na linha rtc página 7 tem um diodo que pode ser, o q27, d11, u15.

Acima são apenas alguns pontos, mas podem ter outros que seja preciso verificar. 

@Gilson Macedo Agradeço os conselhos , obrigado por me motivar.

Essa placa realmente esta dando um pouco de trabalho, estava com curto na linha +vin e linha +vcore ja solucionados. Porem a dificuldade e na linha +3vpcu. Tenho recursos para avançar como fonte bancada para injecao de tensao e camera termica, porem ainda estou limitado no conhecimento e pratica.

Verifiquei a linha +3vpcu_ec e nao tem continuidade com o gnd.

PU5 nao existe nesta placa.

PU8 tenho continuidade nos pinos 1 e 11

PQ20 tem contiuidade nos pinos 5,6,7,8 / pc128 nao esta em curto.

Diodos CR0 E CR1 da pagina 7 estao ok  /  q27 esta ok / d11 esta ok / u15 ok

Vou recolocar o pu6 e continuar os testes de continuidade.

Porque a pl13 apresenta continuidade? Ela esta ligada no pu8 justamente nos pinos 1 e 11.

• Like 1

Precisa tomar cuidado com resistência baixa que bipa com curto, isso confunde muitos técnicos. Mediu o pq20 pra ver se tem curto? 

• Like 1

5 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Precisa tomar cuidado com resistência baixa que bipa com curto, isso confunde muitos técnicos. Mediu o pq20 pra ver se tem curto? 

@Gilson Macedo no pq20 esta ok. Apenas tem continuidade do gnd nos pinos 5,6,7,8 que correspondem a linha +3VPCU.

@Marcoarg desisti não mano! Passe as tensões das bobinas? Tem 19v e 3/5v presente ? Vou seguir com vc aqui blz?

• Like 1

@Marcoarg tem que ver se é curto mesmo ok? A PL9 tem resistencia muito baixa acusando curto? Vc mencionou curto na linha de VIN e vcore tem que analisar direitinho pra não agravar mais ainda o defeito.

• Like 1

6 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg tem que ver se é curto mesmo ok? A PL9 tem resistencia muito baixa acusando curto? Vc mencionou curto na linha de VIN e vcore tem que analisar direitinho pra não agravar mais ainda o defeito.

@Leonildo obrigado pela sua atenção e apoio aqui na minha dificuldade. 

Sobre  o curtos anteriores, tenho que fazer uma correção, o curto foi no PQ52 linha +VA/+VAD,  linha +VIN PD21 e na linha VCORE o curto era no capacitor PC216, e troquei tambem o PU4.

Nao tem curto na linha de 19v, 5v

Na PL9 tem uma resistência de 32R entre a bobina e o GND.

12 horas atrás, Marcoarg disse:

Na PL9 tem uma resistência de 32R entre a bobina e o GND.

@Marcoarg vir que vc sublinhou pino 30 out2 do PU4, só que o divisor que fica nessa linha nao existi, pelo menos é o que o esquema nos informa. Como foi informado pelo colega acima essa resistencia nao indica curto nessa linha! Veja que a tensão de +5VALW habilita o canal de 3/5v nos pinos ON1 e ON2, mas só a PL5 está subindo tensao. Já que a PL9 está fora da placa, meça novamente os dois PADs da PL na escala de resistencia 200 ohm com ponteira preta no pad e ponteira vermelha no gnd e depois pode mudar de posição pra ver se muda alguma coisa? Eu tiro todas as duvidas pra nao queimar novamente o componente em alguns casos. Veja se tem continuidade entre a pr54 e o pino 27 ON2 do PU4, é bom sempre verificar se a trilha está rompida. Em caso de curto no pad 2 da PL é bom injetar 1v e subir até dois pra ver se vai ter consumo na fonte!

• Like 1

@Marcoarg o pino que tem como saída da tensao é o pino 25 LX2 que passa entre os mosfet e chega na bobina. O pino 31 é a entrip desse integrado! Pino 30 é um pino de retorno FB....

• Like 1

Em 29/05/2021 às 13:14, Leonildo disse:

@Marcoarg vir que vc sublinhou pino 30 out2 do PU4, só que o divisor que fica nessa linha nao existi, pelo menos é o que o esquema nos informa. Como foi informado pelo colega acima essa resistencia nao indica curto nessa linha! Veja que a tensão de +5VALW habilita o canal de 3/5v nos pinos ON1 e ON2, mas só a PL5 está subindo tensao. Já que a PL9 está fora da placa, meça novamente os dois PADs da PL na escala de resistencia 200 ohm com ponteira preta no pad e ponteira vermelha no gnd e depois pode mudar de posição pra ver se muda alguma coisa? Eu tiro todas as duvidas pra nao queimar novamente o componente em alguns casos. Veja se tem continuidade entre a pr54 e o pino 27 ON2 do PU4, é bom sempre verificar se a trilha está rompida. Em caso de curto no pad 2 da PL é bom injetar 1v e subir até dois pra ver se vai ter consumo na fonte!

@Leonildo Na PL9 fiz a medição na escala de diodo do multimetro digital (ponta vermelha no gnd). No pad1 (lado dos mosfets pq47 e pq46) o valor e .568koms. Pad2 (lado do pc203) o valor e 00,5 ohms.

PAD2 do PQ54  tem continuidade com PAD27 do PU4, o PAD1 nao tem continuidade.

Posso injetar voltagem no pad2 da PL9 sem a bobina e sem o PU4?

@Marcoarg 

23 minutos atrás, Marcoarg disse:

Pad2 (lado do pc203) o valor e 00,5 ohms.

Certo! Curto identificado...

23 minutos atrás, Marcoarg disse:

Posso injetar voltagem no pad2 da PL9 sem a bobina e sem o PU4?

Pode sim! Lembra que essa linha é de 3.3v ok? Injeta 1v e sobe até 2v e veja o consumo na fonte! Remove só a PL caso tenha colocado de volta os dois.

• Like 1

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg 

Pode sim! Lembra que essa linha é de 3.3v ok? Injeta 1v e sobe até 2v e veja o consumo na fonte! Remove só a PL caso tenha colocado de volta os dois.

Recoloquei um novo pu4 vou fazer a injecao de 1v na pl

Posted (edited)
7 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg 

@Leonildo Consumo 1v -  0.578 amp

Consumo 2v - 1.451 amp

Não há aquecimento de nenhum componente pela câmera térmica.

Edited by Marcoarg

11 horas atrás, Marcoarg disse:

Consumo 2v - 1.451 amp

Vc olhou dos dois lados da placa? 

• Like 1

Posted (edited)
1 hora atrás, Leonildo disse:

Vc olhou dos dois lados da placa? 

@Leonildo

Olhei.

Isso e o que me intriga.

Tem curto, tem consumo, mas nao consigo detecta-lo nem com a câmera térmica.

Tenho que aumentar para 3v na fonte ou aumentar a amperagem na fonte?

Edited by Marcoarg
esqueci de citar o usuario que estou respondendo

@Leonildo Anteriormente quando estava com a bobina PL9, fiz injeção de 4v na bobina PL5 e tive aquecimento no super IO, e na PU4.

Porem foi antes de trocar a PU4 e remover a PL9. Lembrando que nao tenho curto na linha de 5v.

7 minutos atrás, Marcoarg disse:

Tenho que aumentar para 3v na fonte ou aumentar a amperagem na fonte?

@Marcoarg já deu um consumo bem expressivo. Esse tipo de curto é bem chato! Assisti esse vídeo pra ter um norte!

• Like 1

3 minutos atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg já deu um consumo bem expressivo. Esse tipo de curto é bem chato! Assisti esse vídeo pra ter um norte!

@Leonildo Obrigado !!! Muito bom esse video do professor Mauricio.

Conclui que meu norte, e verificar todos os capacitores da linha +3VPCU, começando pelos que estão em um grupo de capacitores em paralelo.

Se minha conclusão estiver errada, me corrijam por favor... 😁

@Leonildo e amigo, levantei todos os capacitores da linha +3VPCU, nenhum deles esta em curto, e o curto continua na linha.

@Marcoarg pc198 e pc203 ? Tem muitos capacitores nessa linha e somente um com fuga ou em curto já é o suficiente para aterrar essa linha. Se tratando de uma linha que tem muitos componentes que só aguenta 3.3v, dificulta em fazer o componente em curto aquecer quando não pode aumentar mais a tensão.

8 horas atrás, Marcoarg disse:

Anteriormente quando estava com a bobina PL9, fiz injeção de 4v na bobina PL5 e tive aquecimento no super IO, e na PU4.

Porem foi antes de trocar a PU4 e remover a PL9. Lembrando que nao tenho curto na linha de 5v.

Não entendi isso? Os 5v da PL5 ta subindo normal? O integrado U15 existe na placa? O botão de ligar fica em uma placa filha ou direto na placa?

• Like 1

Posted (edited)
3 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg pc198 e pc203 ? Tem muitos capacitores nessa linha e somente um com fuga ou em curto já é o suficiente para aterrar essa linha. Se tratando de uma linha que tem muitos componentes que só aguenta 3.3v, dificulta em fazer o componente em curto aquecer quando não pode aumentar mais a tensão.

Não entendi isso? Os 5v da PL5 ta subindo normal? O integrado U15 existe na placa? O botão de ligar fica em uma placa filha ou direto na placa?

@Leonildo

1 - Antes de mexer retirar qualquer componente da placa eu injetei voltagem na PL5, e houve um aquecimento no PU4 e U4 detectado na câmera térmica.

2 - Sim o integrado U15 existe na placa

3 - O botão power fica em uma placa filha, ligado por um flat no conector CN4. Todas medições e teste que fiz foi sem a placa filha estar conectada na placa mãe.

4 - Levantei tambem pc198 e pc203, tinha me esquecido deles. Mas ainda continua o curto na linha.

Edited by Marcoarg
complementando a resposta por um item esquecido