Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G42 - DA0AX1MB6H1 REV H - Curto na linha +3vpcu

Avalie este tópico:


Marcoarg

Posts em destaque

Ola. Minha primeira duvida no forum. Estou com um g42 placa da0ax1mb6h1 rev h, que nao acende led do carregador.

Nas medicoes, tenho 19v e 5v, porem estou com um curto com gnd na linha +3vpcu depois da bobina pl9. Fiz a retirada da bobina e comprovei que o curto se encontra no pino 2 da bobina +3.3v_alwp. No pino 1 da bobina esta sem curto circuito, e mosfets pq46 e pq47 estao ok.

O que esta me intrigando e que retirei o pu4 rt8206b, e mesmo depois tenho continuidade com gnd no pad que corresponde ao pino 30 do pu4, retirando a possibilidade ate o momento de ser o pu4 o causador.

Gostaria de ajuda de voces, ja estou quase jogando a toalha pr essa placa.

curto linha 3vpcu g42.jpeg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcoarg Se jogar a toalha com uma placa com defeito assim, com certeza terá que jogar a toalha também na profissão, pois encontrará muitas placas com defeito semelhante. Dá um certo trabalho para quem não tem familiaridade, mas aos poucos com a prática a gente acaba desenrolando mais fácil. 

A linha +3VPCU alimenta vários pontos da placa, mas um dos componentes que mais apresentam defeito é o sio e a alimentação dele se dá através do +3VPCU_EC que é uma derivação do +3VPCU. 

Na linha +3VPCU: pu5, pu8 nos pinos 4 e 5, pu5, pode ser o pq20 caso o capacitor pc128 entre em curto, na linha rtc página 7 tem um diodo que pode ser, o q27, d11, u15.

Acima são apenas alguns pontos, mas podem ter outros que seja preciso verificar. 

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gilson Macedo disse:

@Marcoarg Se jogar a toalha com uma placa com defeito assim, com certeza terá que jogar a toalha também na profissão, pois encontrará muitas placas com defeito semelhante. Dá um certo trabalho para quem não tem familiaridade, mas aos poucos com a prática a gente acaba desenrolando mais fácil. 

A linha +3VPCU alimenta vários pontos da placa, mas um dos componentes que mais apresentam defeito é o sio e a alimentação dele se dá através do +3VPCU_EC que é uma derivação do +3VPCU. 

Na linha +3VPCU: pu5, pu8 nos pinos 4 e 5, pu5, pode ser o pq20 caso o capacitor pc128 entre em curto, na linha rtc página 7 tem um diodo que pode ser, o q27, d11, u15.

Acima são apenas alguns pontos, mas podem ter outros que seja preciso verificar. 

 

@Gilson Macedo Agradeço os conselhos , obrigado por me motivar.

Essa placa realmente esta dando um pouco de trabalho, estava com curto na linha +vin e linha +vcore ja solucionados. Porem a dificuldade e na linha +3vpcu. Tenho recursos para avançar como fonte bancada para injecao de tensao e camera termica, porem ainda estou limitado no conhecimento e pratica.

Verifiquei a linha +3vpcu_ec e nao tem continuidade com o gnd.

PU5 nao existe nesta placa.

PU8 tenho continuidade nos pinos 1 e 11

PQ20 tem contiuidade nos pinos 5,6,7,8 / pc128 nao esta em curto.

Diodos CR0 E CR1 da pagina 7 estao ok  /  q27 esta ok / d11 esta ok / u15 ok

Vou recolocar o pu6 e continuar os testes de continuidade.

Porque a pl13 apresenta continuidade? Ela esta ligada no pu8 justamente nos pinos 1 e 11.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg tem que ver se é curto mesmo ok? A PL9 tem resistencia muito baixa acusando curto? Vc mencionou curto na linha de VIN e vcore tem que analisar direitinho pra não agravar mais ainda o defeito.

@Leonildo obrigado pela sua atenção e apoio aqui na minha dificuldade. 

Sobre  o curtos anteriores, tenho que fazer uma correção, o curto foi no PQ52 linha +VA/+VAD,  linha +VIN PD21 e na linha VCORE o curto era no capacitor PC216, e troquei tambem o PU4.

Nao tem curto na linha de 19v, 5v

Na PL9 tem uma resistência de 32R entre a bobina e o GND.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Marcoarg disse:

Na PL9 tem uma resistência de 32R entre a bobina e o GND.

@Marcoarg vir que vc sublinhou pino 30 out2 do PU4, só que o divisor que fica nessa linha nao existi, pelo menos é o que o esquema nos informa. Como foi informado pelo colega acima essa resistencia nao indica curto nessa linha! Veja que a tensão de +5VALW habilita o canal de 3/5v nos pinos ON1 e ON2, mas só a PL5 está subindo tensao. Já que a PL9 está fora da placa, meça novamente os dois PADs da PL na escala de resistencia 200 ohm com ponteira preta no pad e ponteira vermelha no gnd e depois pode mudar de posição pra ver se muda alguma coisa? Eu tiro todas as duvidas pra nao queimar novamente o componente em alguns casos. Veja se tem continuidade entre a pr54 e o pino 27 ON2 do PU4, é bom sempre verificar se a trilha está rompida. Em caso de curto no pad 2 da PL é bom injetar 1v e subir até dois pra ver se vai ter consumo na fonte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2021 às 13:14, Leonildo disse:

@Marcoarg vir que vc sublinhou pino 30 out2 do PU4, só que o divisor que fica nessa linha nao existi, pelo menos é o que o esquema nos informa. Como foi informado pelo colega acima essa resistencia nao indica curto nessa linha! Veja que a tensão de +5VALW habilita o canal de 3/5v nos pinos ON1 e ON2, mas só a PL5 está subindo tensao. Já que a PL9 está fora da placa, meça novamente os dois PADs da PL na escala de resistencia 200 ohm com ponteira preta no pad e ponteira vermelha no gnd e depois pode mudar de posição pra ver se muda alguma coisa? Eu tiro todas as duvidas pra nao queimar novamente o componente em alguns casos. Veja se tem continuidade entre a pr54 e o pino 27 ON2 do PU4, é bom sempre verificar se a trilha está rompida. Em caso de curto no pad 2 da PL é bom injetar 1v e subir até dois pra ver se vai ter consumo na fonte!

@Leonildo Na PL9 fiz a medição na escala de diodo do multimetro digital (ponta vermelha no gnd). No pad1 (lado dos mosfets pq47 e pq46) o valor e .568koms. Pad2 (lado do pc203) o valor e 00,5 ohms.

PAD2 do PQ54  tem continuidade com PAD27 do PU4, o PAD1 nao tem continuidade.

Posso injetar voltagem no pad2 da PL9 sem a bobina e sem o PU4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcoarg 

23 minutos atrás, Marcoarg disse:

Pad2 (lado do pc203) o valor e 00,5 ohms.

Certo! Curto identificado...

 

23 minutos atrás, Marcoarg disse:

Posso injetar voltagem no pad2 da PL9 sem a bobina e sem o PU4?

Pode sim! Lembra que essa linha é de 3.3v ok? Injeta 1v e sobe até 2v e veja o consumo na fonte! Remove só a PL caso tenha colocado de volta os dois.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg 

Certo! Curto identificado...

 

Pode sim! Lembra que essa linha é de 3.3v ok? Injeta 1v e sobe até 2v e veja o consumo na fonte! Remove só a PL caso tenha colocado de volta os dois.

@Leonildo Consumo 1v -  0.578 amp

                     Consumo 2v - 1.451 amp

Não há aquecimento de nenhum componente pela câmera térmica.

                     

Editado: por Marcoarg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

Vc olhou dos dois lados da placa? 

@Leonildo

Olhei.

Isso e o que me intriga.

Tem curto, tem consumo, mas nao consigo detecta-lo nem com a câmera térmica.

Tenho que aumentar para 3v na fonte ou aumentar a amperagem na fonte?

 

Editado: por Marcoarg
esqueci de citar o usuario que estou respondendo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg já deu um consumo bem expressivo. Esse tipo de curto é bem chato! Assisti esse vídeo pra ter um norte!

 

@Leonildo Obrigado !!! Muito bom esse video do professor Mauricio.

Conclui que meu norte, e verificar todos os capacitores da linha +3VPCU, começando pelos que estão em um grupo de capacitores em paralelo.

Se minha conclusão estiver errada, me corrijam por favor... 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcoarg pc198 e pc203 ? Tem muitos capacitores nessa linha e somente um com fuga ou em curto já é o suficiente para aterrar essa linha. Se tratando de uma linha que tem muitos componentes que só aguenta 3.3v, dificulta em fazer o componente em curto aquecer quando não pode aumentar mais a tensão.

8 horas atrás, Marcoarg disse:

Anteriormente quando estava com a bobina PL9, fiz injeção de 4v na bobina PL5 e tive aquecimento no super IO, e na PU4.

Porem foi antes de trocar a PU4 e remover a PL9. Lembrando que nao tenho curto na linha de 5v.

Não entendi isso? Os 5v da PL5 ta subindo normal? O integrado U15 existe na placa? O botão de ligar fica em uma placa filha ou direto na placa?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonildo disse:

@Marcoarg pc198 e pc203 ? Tem muitos capacitores nessa linha e somente um com fuga ou em curto já é o suficiente para aterrar essa linha. Se tratando de uma linha que tem muitos componentes que só aguenta 3.3v, dificulta em fazer o componente em curto aquecer quando não pode aumentar mais a tensão.

Não entendi isso? Os 5v da PL5 ta subindo normal? O integrado U15 existe na placa? O botão de ligar fica em uma placa filha ou direto na placa?

@Leonildo

1 - Antes de mexer retirar qualquer componente da placa eu injetei voltagem na PL5, e houve um aquecimento no PU4 e U4 detectado na câmera térmica.

2 - Sim o integrado U15 existe na placa

3 - O botão power fica em uma placa filha, ligado por um flat no conector CN4. Todas medições e teste que fiz foi sem a placa filha estar conectada na placa mãe.

4 - Levantei tambem pc198 e pc203, tinha me esquecido deles. Mas ainda continua o curto na linha.

 

Editado: por Marcoarg
complementando a resposta por um item esquecido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...