Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-471 DAZQSAMB6F1 Não Liga

Avalie este tópico:


Italo Resende

Posts em destaque

Boa tarde amigos.

 

Nós estávamos usando o notebook em questão para testar algumas telas, porém o cabo flat começou a se desgastar e acabou fechando um curto, subiu cheiro de queimado e tudo, após esse curto a placa mãe não liga mais, coloquei na fonte de bancada e fui subindo a tensão aos poucos, porém nenhum componente aqueceu, o consumo da fonte sobe muito pouco e fica variando entre 0A e 0.07A, a variação ocorre de forma muito rápida, fica indo no 0.07A e voltando no 0A. Ao injetar a tensão, quando chego aos 15V a placa começa dar um estalo em algum componente, mas não consegui identificar qual. Até o mosfet PQ30 na entrada, tenho as tensões, quando chega no PQ30 o gate está saindo 8.6V, achei estranho esse valor. Mesmo retirando o mosfet esse valor de 8.6V continua presente no PAD. Poderiam me ajudar a analisar esse problema? Agradeço desde já.

Editado: por Italo Resende
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa estava conectada na fonte mas sem ligar, as únicas tensões presentes são os 19v que alimentam os leds do lcd... Em alguns casos tem tambem os 5v do webcam... Teria que ver quais fios do flat entraram em curto, e começar a partir daí... essa queda de 19 pra 8v indica um curto (talvez não um curto total) mas com baixa redsistencia na linha primária, mas não a ponto de cortar a alimentação...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um resistor ruim, o PR3, depois que retirei ele e substituí, a placa parou de dar estalos e a corrente parou de oscilar na fonte também, algumas tensões que estavam baixas também normalizaram, porém, ainda tenho 8.6V no gate do PQ30.

 

Esqueci de mencionar também que na hora que conectamos a tela, o notebook estava sem bateria e fora do carregador. Assim que conectado o carregador já deu cheiro de queimado, antes de acionar o power.

Editado: por Italo Resende
Informações adicionais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, esse é o esquema sim. Eu removi o PR3, porém, já substituí.

Nos pinos 12 e 13 do PU1 está saindo a tensão de 5.3V. Essa tensão está chegando nos pinos 1 e 2 da bateria. Isso está correto?

Os terminais da bateria tem os seguintes valores:

 

Pino 1 - 5.3V

Pino 2 - 5.3V

Pino 3 - 0V

Pino 4 - 3.24V

Pino 5 - 3.32V

Pino 6 - 3.32V

Pino 7 - 0V

Pino 8 - 0V

Editado: por Italo Resende
Mais informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  page 15

 

SRN & SRP (pin 12 & pin13 PU1)  input of a differential amplifier that measures the voltage drop on the PR166 through which the current to charge the battery goes. charging current control. yes, on pin12 and pin 13 the voltage is the same as on the battery relative to ground.

maximum voltage = 6,5V when baterry charge full. 

PU1 will not charge the battery if it is not recognized by KBC (pin 5 & pin6 of the battery connector)
 

Editado: por warsztat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende Ola amigo, tudo certo? 

 

Sobre a tensao de 8.6v no gate do PQ30. Essa tensao esta corretíssima. VC encontra a tensao de 19v no dreno e no source desse PQ30?

 

Em 30/05/2021 às 17:44, Italo Resende disse:

 algumas tensões que estavam baixas também normalizaram

Entao Vc tem as tensoes primarias? 3 e 5VPCU? Confere se a linha LCDVCC nao entrou em curto.. 

 

LCDVCC.thumb.png.6fdc7e9d02aa9fe2987abe33831d5a3f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Robertorbt disse:

@Italo Resende verifique se nao e o IC de charger que  esta dando o estalo 

Amigo, não parece ser o charger... Sabe se tem algum valor que posso medir no charger pra ver se está passando todas as tensões corretamente? As tensões que medi nele aparentemente estão corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, R2-D2 disse:

@Italo Resende Ola amigo, tudo certo? 

 

Sobre a tensao de 8.6v no gate do PQ30. Essa tensao esta corretíssima. VC encontra a tensao de 19v no dreno e no source desse PQ30?

 

Entao Vc tem as tensoes primarias? 3 e 5VPCU? Confere se a linha LCDVCC nao entrou em curto.. 

 

LCDVCC.thumb.png.6fdc7e9d02aa9fe2987abe33831d5a3f.png

Amigo, bom dia. Sim, 19V no dreno e source, 8.6V no gate.

Na bobina PL15 tenho 5V, na bobina PL14 tenho 3.3V.

 

Nessa linha que vc enviou, "LCD Power", o U1 não está sendo alimentado pelos 3V. Mas também não encontrei curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Italo Resende disse:

o U1 não está sendo alimentado pelos 3V. Mas também não encontrei curto.

Esses 3v só aparecem depois que a placa liga, em stand by n tem tensao mesmo. 

E vc mediu curto nessa linha de 3v e tbm nao tem? 

 

A placa nao da nem sinal de querer ligar? Botao de power tem os 3v e zera quando pressiona?


 A dica é procurar curto em alguma bobina ou tensao secundária.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, R2-D2 disse:

Esses 3v só aparecem depois que a placa liga, em stand by n tem tensao mesmo. 

E vc mediu curto nessa linha de 3v e tbm nao tem? 

 

A placa nao da nem sinal de querer ligar? Botao de power tem os 3v e zera quando pressiona?


 A dica é procurar curto em alguma bobina ou tensao secundária.. 

Não dá nem sinal de ligar, nenhum led. O power tem 3V, quando aperto e solto ele zera e volta a 3V, se eu manter pressionado fica em 0V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, warsztat disse:

ItaloResende, 

is power supply on KBC and BIOS chip ?
after connect the 19V power supply, PCH read SPI chip but KBC all manage 

I would use an oscilloscope to observe the power lines, maybe there are resets

regards

 

Ainda não tenho osciloscópio, para testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@Italo Resende veja se PQ59, PQ17,PQ54 e PQ60 estão passando as tensões quando aciona o botão de ligar? Verifique se a PL16 sobe tensão quando vc aperta o botão de ligar?

PQ59 tem 5V no dreno e fica 0V no gate e 0V no source mesmo acionando o power.

 

PQ60 tem 5V no dreno e fica 0V no gate e 0.04V no source durante aproximadamente 10 segundos, depois volta a 0V, se acionar novamente o power sobe a 0.04V durante mais 10 segundos.

 

PQ54 tem 3.3V na perna 3 desligado e após acionar o power. 0V na perna 2 desligado e após acionar o power. 0V na perna 1 desligado e 0.38V após acionar o power, também zera após dez segundos.

 

PQ17 tem 3V no dreno e fica 0V no gate e 0V no source mesmo acionando o power.

 

PL16 0V desligada e 0V quando aciona o power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Italo Resende disse:

amigo, não tenho tensão nesses pinos.

pela tensoes q vc passou vc esta sem as tensoes do transferidor de 3v e 5v e tbm sem o sinal q habilita os 1.5v se vc nao tem curto nas linhas secundarias e pela forma q ocorreu o defeito eu desconfiaria do super IO

Eu esqueci d perguntar vc ja verificou as linhas de 3v do conector CN1 pra ver se nao tem alguma em curto pois ela sao geradas pelo tranferidor de 3v, PQ17

Editado: por infocel technology
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende quando vc pressiona o botão veja se o pino 91 DNBSWON#  vai a 0 e volta .

Tensão do pino 75 PCH_RSMRST# antes e depois do power?

SUSB# antes e depois?

SUSC# antes e depois

Veja se quando pressiona o botão chega tensão na base pino 2 do PQ28? PQ60 e PQ54 tem que saturar...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2021 às 18:31, Italo Resende disse:

Boa tarde amigos.

 

Nós estávamos usando o notebook em questão para testar algumas telas, porém o cabo flat começou a se desgastar e acabou fechando um curto, subiu cheiro de queimado e tudo, após esse curto a placa mãe não liga mais, 

 

try to identify which wires have shorted

 

6 horas atrás, infocel technology disse:

pela tensoes q vc passou vc esta sem as tensoes do transferidor de 3v e 5v e tbm sem o sinal q habilita os 1.5v se vc nao tem curto nas linhas secundarias e pela forma q ocorreu o defeito eu desconfiaria do super IO

 

 

probability, most of the signal from super IO, page 22 in the schematic, connector CN1( note - ediddata, edidclk), if short circuit or less resistance on the signal lines maybe super IO is bad

Editado: por warsztat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...