Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus Netbook Eee PC 1025c – WHI084S - 94-0 tmt E114139 YA-4A 1 - Tela azul e reinicia quando ligado somente com a bateria

Avalie este tópico:


Raniere T.I.

Posts em destaque

Olá pessoal.

Eu tenho comigo um netbook Asus Eee PC 1025c – WHI084S, branco, como mostra esta foto.

Acontece que ele vem apresentando erro de tela azul relacionado ao arquivo igdkmd32.sys, segue foto em anexo.

Este erro parece relacionado a problema com o driver de vídeo, mas, eu já reinstalei o driver várias vezes inclusive com versões diferentes deste. Já reinstalei o sistema operacional, tanto para uma outra versão diferente da de fábrica, como para a de fábrica, e, continua acontecendo o problema.

 

Antes, era esporadicamente, mas veio aumentando a quantia de vezes que este erro acontece com o passar do tempo. Tanto que, agora é certeza que ele dará o erro sempre que é ligado e está sendo alimentado com a bateria. Muitas fezes ele nem chega a carregar o sistema, dando erro ainda na carga do Windows. Este erro de tela azul acontece repetidamente até que eu o ligue à fonte/carregador, aí ele para de dar o erro.

 

Experimentei desativar a placa de vídeo no Gerenciador de dispositivos do Windows, e, com isso, ele fica mais estável. Dando a entender que o problema está relaciona ao vídeo. Mas, basta ativar novamente para que o problema de falha no vídeo venha, se repete umas duas ou três vezes, terminando em uma tela azul e reinício do sistema na sequência.

 

Como este problema parece só acontecer quando o netbook está sendo alimentado somente pela bateria, eu penso que o problema poderia ter alguma relação com a bateria, mas não posso afirmar, por não ter outra para trocar e testar.

 

Eu preciso de ajuda para diagnosticar este caso. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Agradeço qualquer ajuda.

Asus Eee PC 1025C.png

20201104_001.jpg

20210531_003.jpg

20200828_009.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este codigo é realmente parte grafica, eu tive este problema e fiz por partes .:

Este erro eu ja tive em um desktop gamer que era problema de energia, neste caso eu resolvi Diminuindo  as definições de Core, Memory e Shader.

 

Em outro caso  como eu não tinha como alterar o Core  fiz um teste BEM SIMPLES só alterei no windows a opção 

 "qualidade x desempenho" pra apenas desempenho (com ultima versão do driver) e deu certo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Raniere T.I. alterou o título para Asus Netbook Eee PC 1025c – WHI084S - 94-0 tmt E114139 YA-4A 1 - Tela azul e reinicia quando ligado somente com a bateria

Obrigado @cvprado por seu relato e compartilhar sua experiência.
Quando você diz "problema de energia" você está falando de um problema de fonte com potência suficiente?

19 horas atrás, cvprado disse:

Em outro caso  como eu não tinha como alterar o Core  fiz um teste BEM SIMPLES só alterei no windows a opção 

 "qualidade x desempenho"

É, isso é algo que eu posso tentar. Vou ver, e depois posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Raniere T.I. disse:

Obrigado @cvprado por seu relato e compartilhar sua experiência.
Quando você diz "problema de energia" você está falando de um problema de fonte com potência suficiente?

É, isso é algo que eu posso tentar. Vou ver, e depois posto aqui o resultado.

Quando tive um caso deste em um desktop o cliente não queria trocar a fonte, este era o problema... Então para ajudar o cliente alterei o Core, em outro caso só mudei no windows que estava em "qualidade x desempenho" alterei para desempenho pq neste caso não tive acesso ao Core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2021 às 15:24, Raniere T.I. disse:

É, isso é algo que eu posso tentar. Vou ver, e depois posto aqui o resultado.

Infelizmente não deu certo @cvprado . Depois de feita a alteração, basta desconectar a fonte/carregador e começam os erros com o vídeo. Se eu for rápido o suficiente para conectar o carregador novamente, fico com esta mensagem que segue. Se não, ele dá a tela azul que já postei antes e reinicia. Ou reinicia travando na sequência, sem carregar o sistema.

É bom fazer experimentos para se ter certeza do que causa o problema e de algo que traga solução; por isso sua dica é muito bem-vinda, agradeço. Mas eu suspeito que o problema talvez esteja relacionado a hardware, envolvendo hardware de vídeo, driver de vídeo, e bateria.

 

Erro com driver de video.png

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele também costuma dar o problema de tela azul antes mesmo do sistema carregar. Logo no início da carga do sistema pode aparecer a tela azul com reinício na sequência. Quando isso acontece, ele costuma parar em uma tela preta aparentado travamento. E só volta a carregar o sistema se for desligado forçando-se o desligamento ao pressionar, e manter pressionado, o botão power até desligar. Mas mesmo que volte a ligar sem parar na tela preta, costuma dar o erro várias vezes, uma após a outra, até que eu conecte a fonte; quando fica estável e carrega o Windows.

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raniere T.I. disse:

Ele também costuma dar o problema de tela azul antes mesmo dos sistema carregar. Logo no início da carga do sistema pode aparece a tela azul com reinício na sequência. Quando isso acontece, ele costuma parar em uma tela preta aparentado travamento. E só volta a carregar o sistema se for desligado forçando-se o desligamento ao pressionar, e manter pressionado, o botão power até desligar. Mas mesmo que volte a ligar sem parar na tela preta, costuma dar o erro várias vezes, uma após a outra, até que eu conecte a fonte; quando fica estável e carrega o Windows.

Uma pergunta só para clarear o defeito, vc testou com outra fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, regisfatef disse:

Pode esclarecer, no caso de estar conectado somente no carregador, se esta falha ocorre ? 😊

Não ocorre o problema com a fonte. Não me recordo de já ter ocorrido... Com ou sem a bateria, quando o netbook está ligado na fonte, não dá o problema.

 

4 horas atrás, cvprado disse:

Uma pergunta só para clarear o defeito, vc testou com outra fonte ?

Não. Na verdade, como disse acima, ele funciona sem problema com a fonte; então não vi razão para testar com outra fonte. Essa falha vem acontecendo quando ele está sem a fonte.

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Raniere T.I. disse:

Não ocorre o problema com a fonte. Não me recordo de já ter ocorrido... Com ou sem a bateria, quando o netbook está ligado na fonte, não dá o problema.

 

Não. Na verdade, como disse acima, ele funciona sem problema com a fonte; então não vi razão para testar com outra fonte. Essa falha vem acontecendo quando ele está sem a fonte.

Se ele funciona normal com a fonte e sem ela dá o erro, então a bateria não esta entregando o que ele precisa para trabalhar. Como disse anteriormente, o do meu cliente a fonte não estava entregando o que ele precisava para trabalhar com a placa de video.

Editado: por cvprado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cvprado disse:

Se ele funciona normal com a fonte e sem ela dá o erro, então a bateria não esta entregando o que ele precisa para trabalhar. Como disse anteriormente, o do meu cliente a fonte não estava entregando o que ele precisava para trabalhar com a placa de video.

De fato. Isso tem lógica. Essa bateria me parece muita cara (estive vendo os valores há alguns dias...), então, estou pensando em abrir ela para olhar as células. Mas é claro, não gostaria de destruir a carcaça dela no processo. Mas ainda não vi ninguém abrindo este modelo para ver como fazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurei alguma forma de ver a saúde da bateria, e, usando estes dois programas que podem ser vistos na imagem, parece que temos uma bateria com problemas.

Vemos que onde diz "nível de desgaste da bateria" e "nível de desgaste" os valores são bem baixos. No site do programa batteryinfoview, diz que uma bateria em estado bom mostraria 100% neste item.

 

Alguém aqui já abriu uma bateria deste modelo de netbook?

Teste de bateria de netbook.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...