Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Iniciante no Arduino - Acionador

Avalie este tópico:


Fernandoov

Posts em destaque

Eu queria fazer um acionador que acendesse algo como um fósforo ou algo do tipo, e que eu conseguisse fazer ele pelo arduino.

 

Por exemplo: Eu coloco um módulo bluetooth, e quando eu mandasse tal sinal pra ele, ele iria mandar energia para uma resistência ou algo do tipo, que iria incendiar um fósforo, um pavio ou qualquer outra coisa.

 

Meu foco agora não é no módulo, pois para testes eu poderia usar qualquer tipo de sensor. Meu foco mesmo é pensar em como fazer esse acionador. Tem alguma resistência que eu possa fazer ou comprar pro arduino? Algo como um relé não me chama muito atenção, pois até onde eu entendi sobre ele, a bobina dele funciona com os 5 volts do arduino, mas de resto é corrente alternada com algo como um extensão ligada na tomada que você corta o fio dela e liga no relé.

 

Enfim, comecei esse ano a estudar sobre eletrônica e ainda não sei muito, então me desculpe se algo do tipo for algo meio absurdo no exemplo que dei aqui. Desde já agradeço a ajuda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

dá pra improvisar uma pequena resistência com o fio de niquel-cromo de um resistor de fio. Ou, pode usar um circuito que gere alta tensão, como o usado em máquinas de choque. Ou até mesmo um daqueles ponteiros laser verdes.. alguns conseguem acender um fósforo. 

@zazulakEu pensei nisso do fio de niquel, mas tipo, vamos dar o exemplo: Eu conecto o 5 volts na placa de ensaio, conecto o negativo no fio de niquel e deixo a porta 13 como o positivo, que no caso ela iria ligar só quando chegasse o sinal bluetooth ou de algum sensor. Vou deixar o exemplo que fiz no tinkercad abaixo, a onde o resistor seria o fio niquel-cromo.

Isso não daria um curto circuito no arduino e não iria queimar ele? Pois não vai ter uma carga. Vai ser tipo enfiar um clipe na tomada

exemplo.png

Editado: por Fernandoov
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você não vai usar a corrente do pino de saída do arduino pra acionar a resistência direto.. se tentar fazer isso, vai fritar o pobre do atmega328 do arduino. A porta de saída você liga no gate de um fet, tipo um IRLZ34, aterra o source e usa o dreno pra acionar a resistência. O outro lado da resistência você liga no positivo de uma fonte parruda, que forneça a corrente que a resistência precisa. 

 

ps. Você está querendo fazer uma bomba com acionamento remoto? eheh

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o uso do pino do microcontrolador para drenar altas correntes (como nesse exemplo), se vê a importância de ler o datasheet!

 

Datasheet contém as especificações do componente (nesse caso, um microcontrolador), como por exemplo, limites de corrente e tensões, identificação de pinos, temperatura, dimensões, etc...

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Fernandoov Opa tudo certo?

 

Em 03/06/2021 às 13:03, Fernandoov disse:

Tem alguma resistência que eu possa fazer ou comprar pro arduino?

Vc pode fazer uma resistencia sim.. 

 

Vc tbm pode comprar aqueles isqueiros eletricos que tem uma resistencia, e fazer o arduino ligar o isqueiro.

 

Vc nunca pode ligar uma carga direto na saida do arduino pois eles fornecem pouca corrente. Sempre utilizar um transistor como driver. 

Em 03/06/2021 às 13:03, Fernandoov disse:

Algo como um relé não me chama muito atenção, pois até onde eu entendi sobre ele, a bobina dele funciona com os 5 volts do arduino, mas de resto é corrente alternada com algo como um extensão ligada na tomada que você corta o fio dela e liga no relé.

Um relé é muito mais do que isso meu amigo. Com relé vc pode fazer muitas coisas, principalmente acionar cargas com altas correntes. E não é só para corrente alternada não. 

 

image.png.43f7d6fb9f14d542923ba14d904b7508.png  exemplo de isqueiro eletrico com resistencia. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...