Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Dom Cielo

Testar bateria de nobreak, não o nobreak: como fazer?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá amigos,

quero saber como posso fazer um teste (pode ser até sugestão de algum aparelho específico) para ver como está a vida útil de uma bateria. Sei que logo após uma carga completa, um multímetro vai apontar os 12V 7A, mas o que preciso testar é a capacidade de segurar um equipamento ligado nesta bateria. Qual a maneira mais prática de fazer isso, lembrando que não será apenas um teste, é algo que toda semana tenho que fazer.

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

A maneira mais pratica que eu vejo é no proprio equipamento e a

Conteúdo oculto

Para medir a bateria isolada eu vejo 3 testes a serem realizados:

• Alta Descarga
  • Descarga Lenta
  • Medição da Resistencia Interna

Veja um documento que postei na area de Download:

Conteúdo oculto

Todo e qualquer comentario será bem vindo ;)

Compartilhar este post

Link para este post

Eu colocava uma lampada de carro 12 vcc até ela apagar ligada a bateria para descarregar td ela.

Consiga um trafo com uma, " amperagem ", corrente X  digamos que 5 amperes hora, A cada hora a bateria vai receber 5 amperes.

Se o trafo de digamos 40 amperes vai carregar em 8 horas.

Se no caso o trafo for de 2 amperes vai carregar em 20 horas.

Procure na net Circuito Corrente continua pulsante.

Depois pegue uma lampada de 12 vcc de carro e descarregue td uma bateria boa da mesma capacidade que a que vc vai testar

e conte o tempo que ela leva para descarregar, agora vc já tem o tempo que a sua bateria suspeita para teste deve durar.

Ou divida a potência em Wat da lampada pela tensão da bateria e vc terá o consumo da hora da lampada e poderá fazer uma estimativa do tempo que ela deverá durar para descarregar.

SENAI faz tempo posso estar errado nunca mais tive essas pegadinhas.

Acho que é isso.

Compartilhar este post

Link para este post

Todo e qualquer comentário sera bem vindo correções fazem parte

Sr William aguardo sua retificação

Seu processo bate com o da Descarga Lenta e está de acordo com o que os fabricantes recomendam em seus Manuais !

Compartilhar este post

Link para este post

Nos nobreaks que utilizam baterias ligadas em série, tem um jeito simples, basta colocar o nobreak no modo inversor (com carga ligada) e ir medindo a voltagem de cada bateria individualmente, voce vai observar que as baterias que estiverem "cansadas"  vão decaindo a voltagem mais rápido que as outras. Eu não lembro se nos casos de baterias ligadas em paralelo tambem funciona, voce pode tentar. Atenção eu disse medir voltagem e não Amperagem.

Compartilhar este post

Link para este post

5 amperes hora bateria de 40 amperes carrega em 8 horas

2 amperes hora bateria de 40 amperes carrega em 20 horas

Isto é valido para baterias novas !

Segundo os fabricantes, a quantidade de carga que uma bateria pode reter, gradualmente diminui devido ao uso e envelhecimento.

Para sabermos se uma bateria de 12V está totalmente carregada, basta medir a tensão dela que após a recarga corresponde a aproximadamente 13,5V.  Ou seja, o tempo passa a ser relativo a vida útil da mesma.

Compartilhar este post

Link para este post

bom dia amigos

bom pela experiência que tenho as vezes muitos cálculos e aparelhos acabam atrapalhando ao invés de ajudar, eu sempre troca as baterias do nobreak após 1 anos e 8...9 meses

depende muito também do modelo e fabricante de bateria, eu aqui só uso original da SMS que é da marca CS3, e pra mim é a melhor de 12V 7AH, pois sempre troco elas com 2 anos e as vezes ela ainda segura carga um pouco, mas troco por precaução.

Compartilhar este post

Link para este post

Claro que depende do número de ciclos a que ela fou submetida, mas a coisa mais chata é descobrir exatamente na hora errada que a bateria não segura mais carga. Se até pilha comum já possui teste incorporado, as baterias também poderiam facilitar a nossa vida...

Compartilhar este post

Link para este post

Bom pessoal como eu não sou muito em cálculos montei  um teste para este fins ficou parecido com a ideia do Paulo Luiz só que montei com uma lâmpada de 24 volts ai coloco uma bateria nova e a que eu quero testar depois de carregada em meu carregador dai e só comparar a queda de cada uma também levo em consideração a idade delas pois tenho clientes muitos exigentes e não posso falhar.   

Compartilhar este post

Link para este post

Boa tarde.

Apenas para complementar ao que já foi colocado neste tópico.

Eu executo o teste de autonomia de uma bateria 12v/7Ah com quatro lâmpadas de volts utilizado no pisca de veículos. Em paralelo eu coloco o multimetro para ver a queda de tensão durante a descarga. Se a bateria estiver à plena carga sua tensão é de 13,8V.

A tensão deve cair compassadamente, caso a descarga seja muito  rápida a bateria deve estar no fim de sua vida útil.

E de acordo com dados de fabricantes, as baterias seladas em regime de trabalho ON-LINE tem sua vida útil limitada em 3 anos, enquanto que trabalhando com SHORT-BREAK(nobreak's of-line), sua vida útil fica na faixa de 5 anos. Mas tudo depende da qualidade da bateria em questão.

Quanto à carga de baterias seja automotiva, estacionária ou selada. O ideal é uma carga com 10% de sua capacidade, ou seja para uma bateria de 12V/50Ah a corrente de carga ideal seria 5Amp. hora.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...