Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testar bateria de nobreak, não o nobreak: como fazer?

Avalie este tópico:


Dom Cielo

Posts em destaque

Olá amigos,

quero saber como posso fazer um teste (pode ser até sugestão de algum aparelho específico) para ver como está a vida útil de uma bateria. Sei que logo após uma carga completa, um multímetro vai apontar os 12V 7A, mas o que preciso testar é a capacidade de segurar um equipamento ligado nesta bateria. Qual a maneira mais prática de fazer isso, lembrando que não será apenas um teste, é algo que toda semana tenho que fazer.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tem vários testadores no ML.

 

Alguem usa algum deste tipo para nobreaks?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Depois de uma carga completa possivelmente vai dar ok no teste, eu vejo principalmente a data, se tiver mais de 2 anos já troco.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Dessa forma tb seria a mais correta.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma ferramenta simples, mas muito funcional, postada pelo nosso colega muerte neste link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Como carga, você pode usar combinações de lâmpadas para atingir o consumo desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maneira mais pratica que eu vejo é no proprio equipamento e a

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para medir a bateria isolada eu vejo 3 testes a serem realizados:

  • Alta Descarga
  • Descarga Lenta
  • Medição da Resistencia Interna

 

Veja um documento que postei na area de Download:

 

 

Todo e qualquer comentario será bem vindo ;)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocava uma lampada de carro 12 vcc até ela apagar ligada a bateria para descarregar td ela.

 

 

Consiga um trafo com uma, " amperagem ", corrente X  digamos que 5 amperes hora, A cada hora a bateria vai receber 5 amperes.

 

 

Se o trafo de digamos 40 amperes vai carregar em 8 horas.

 

Se no caso o trafo for de 2 amperes vai carregar em 20 horas.

 

Procure na net Circuito Corrente continua pulsante.

 

 

 

Depois pegue uma lampada de 12 vcc de carro e descarregue td uma bateria boa da mesma capacidade que a que vc vai testar

e conte o tempo que ela leva para descarregar, agora vc já tem o tempo que a sua bateria suspeita para teste deve durar.

 

Ou divida a potência em Wat da lampada pela tensão da bateria e vc terá o consumo da hora da lampada e poderá fazer uma estimativa do tempo que ela deverá durar para descarregar.

 

 

SENAI faz tempo posso estar errado nunca mais tive essas pegadinhas.

 

Acho que é isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Nos nobreaks que utilizam baterias ligadas em série, tem um jeito simples, basta colocar o nobreak no modo inversor (com carga ligada) e ir medindo a voltagem de cada bateria individualmente, voce vai observar que as baterias que estiverem "cansadas"  vão decaindo a voltagem mais rápido que as outras. Eu não lembro se nos casos de baterias ligadas em paralelo tambem funciona, voce pode tentar. Atenção eu disse medir voltagem e não Amperagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 amperes hora bateria de 40 amperes carrega em 8 horas

 

2 amperes hora bateria de 40 amperes carrega em 20 horas

Isto é valido para baterias novas !

 

Segundo os fabricantes, a quantidade de carga que uma bateria pode reter, gradualmente diminui devido ao uso e envelhecimento.

 

Para sabermos se uma bateria de 12V está totalmente carregada, basta medir a tensão dela que após a recarga corresponde a aproximadamente 13,5V.  Ou seja, o tempo passa a ser relativo a vida útil da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigos

 

bom pela experiência que tenho as vezes muitos cálculos e aparelhos acabam atrapalhando ao invés de ajudar, eu sempre troca as baterias do nobreak após 1 anos e 8...9 meses

depende muito também do modelo e fabricante de bateria, eu aqui só uso original da SMS que é da marca CS3, e pra mim é a melhor de 12V 7AH, pois sempre troco elas com 2 anos e as vezes ela ainda segura carga um pouco, mas troco por precaução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal como eu não sou muito em cálculos montei  um teste para este fins ficou parecido com a ideia do Paulo Luiz só que montei com uma lâmpada de 24 volts ai coloco uma bateria nova e a que eu quero testar depois de carregada em meu carregador dai e só comparar a queda de cada uma também levo em consideração a idade delas pois tenho clientes muitos exigentes e não posso falhar.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde.

 

Apenas para complementar ao que já foi colocado neste tópico.

 

Eu executo o teste de autonomia de uma bateria 12v/7Ah com quatro lâmpadas de volts utilizado no pisca de veículos. Em paralelo eu coloco o multimetro para ver a queda de tensão durante a descarga. Se a bateria estiver à plena carga sua tensão é de 13,8V.

A tensão deve cair compassadamente, caso a descarga seja muito  rápida a bateria deve estar no fim de sua vida útil.

E de acordo com dados de fabricantes, as baterias seladas em regime de trabalho ON-LINE tem sua vida útil limitada em 3 anos, enquanto que trabalhando com SHORT-BREAK(nobreak's of-line), sua vida útil fica na faixa de 5 anos. Mas tudo depende da qualidade da bateria em questão.

Quanto à carga de baterias seja automotiva, estacionária ou selada. O ideal é uma carga com 10% de sua capacidade, ou seja para uma bateria de 12V/50Ah a corrente de carga ideal seria 5Amp. hora.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

veja este artigo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

um Abraço

 

Marcelo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...