Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de baterias em paralelo, tem como?

Avalie este tópico:


Dom Cielo

Posts em destaque

Olá, estou com uma dúvida quanto à ligação em paralelo de baterias de nobreak e/ou de centrais de alarme. Posso ligar duas baterias destas em paralelo a fim de manter uma central de alarme, por exemplo, alimentada em caso de queda de energia? Normalmente as centrais já acompanham uma bateria de 12V 7A, então a ideia seria um sistema de backup para a bateria. Fazendo essa ligação, consigo dobrar o tempo de autonomia da central?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dom Cielo, você ligando duas baterias em paralelo a tensão continuará a mesma ( no caso - 12V) e a corrente das baterias se somará, assim se colocar duas baterias de 7A a corrente que poderão fornecer juntas será de 14A/h. Porém tem que cuidar a questão do carregador, pois o carregador da central deve ter sido projetado para carregar uma bateria, colocando duas pode causar o superaquecimento dos componentes do carregador. Teria que ver se tem manual estes alarmes e se suportam bateria de maior corrente...

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com duas automotivas usando em paralelo e faz mais de 02 meses e não apresentou problema algum

na minha central. Mas sem dúvida é bom verificar as características técnicas da sua. Ou com prudencia, instale duas de 7 A  e verifique se surge algum aquecimento fora do normal. Pode ligar um resistor de fio de 5R/10W no positivo da bateria e ver se ele aquece além do normal. Assim vc poupa seu equipamento de algum provável aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com duas automotivas usando em paralelo e faz mais de 02 meses e não apresentou problema algum

na minha central. Mas sem dúvida é bom verificar as características técnicas da sua. Ou com prudencia, instale duas de 7 A  e verifique se surge algum aquecimento fora do normal. Pode ligar um resistor de fio de 5R/10W no positivo da bateria e ver se ele aquece além do normal. Assim vc poupa seu equipamento de algum provável aquecimento.

 

Pabllo, qual o fabricante da sua central? Você está usando automotivas de quantos A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Possivelmente não dará problema do tipo queimar a central, ou danificar a bateria, mas possivelmente não carregará de forma adequada a bateria e pode diminuir a vida útil da bateria.

 

O carregador dessas centrais são planejados para carregar baterias de até 7A. Tanto que nem todos os nobreaks aceitam módulo externo pois não tem como carregar a bateria de forma correta. Creio que sua bateria automotiva não esteja com carga tão boa para usar com equipamentos mais pesados pela deficiência da carga que está sendo feita. Possivelmente não notará agora neste momento pois a central de alarme consome quase nada de energia.

 

Uma bateria boa funcionando em uma central deveria segurar de 5 a 8 horas, se quer mais coloque um Nobreak alimentando a central, então se faltar energia você vai ter primeiramente o tempo de autonomia do Nobreak e depois o tempo de autonomia da bateria, colocar um Nobreak que não precise ter que ligar manualmente após o desligamento dele por falta de carga.

 

Roberto

 

Estou com duas automotivas usando em paralelo e faz mais de 02 meses e não apresentou problema algum

na minha central. Mas sem dúvida é bom verificar as características técnicas da sua. Ou com prudencia, instale duas de 7 A  e verifique se surge algum aquecimento fora do normal. Pode ligar um resistor de fio de 5R/10W no positivo da bateria e ver se ele aquece além do normal. Assim vc poupa seu equipamento de algum provável aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza com a adição de uma bateria a mais, deve-se levar em conta a capacidade do carregador de baterias da central, uma vez que a intensidade da corrente será dobrada, mantendo a tensão, porém se o carregador suportar uma carga destas o que eu duvido, certamente demora rá mais tempo para carregar. Convém medir a corrente que o carregador está entregando para a baterias, e olhar se o mesmo não está sobrecarregado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se quer mais coloque um Nobreak alimentando a central, então se faltar energia você vai ter primeiramente o tempo de autonomia do Nobreak e depois o tempo de autonomia da bateria, colocar um Nobreak que não precise ter que ligar manualmente após o desligamento dele por falta de carga.

 

Amigo, sei que não é recomendável utilizar um estabilizador e um nobreak ao mesmo tempo no PC (só não sei o motivo). No caso de alimentar uma bateria com um nobreak, que também possui bateria, eu não estaria quase associando dois nobreaks? Poderia dar o mesmo tipo de problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu vejo o Nobreak alimentando uma central de alarme, dentro da central de alarme tem um pequeno circuito carregador para a bateria de uma central que tem consumo muito baixo.

 

Não vejo como Nobreak segurando Nobreak. Se fosse eu não recomendaria. Eu sempre usei.

 

o Funcionamento de um Nobreak é diferente do que da central, no Nobreak tem circuito inversor para gerar os 110V alternados que pode consumir boa amperagem, já no caso da central não temos circuito inversor, pois a saída que a bateria deve oferecer é apenas os 12V para alimentar os circuitos da central, não precisa fazer a inversão para alternada.

 

Roberto

 

se quer mais coloque um Nobreak alimentando a central, então se faltar energia você vai ter primeiramente o tempo de autonomia do Nobreak e depois o tempo de autonomia da bateria, colocar um Nobreak que não precise ter que ligar manualmente após o desligamento dele por falta de carga.

 

Amigo, sei que não é recomendável utilizar um estabilizador e um nobreak ao mesmo tempo no PC (só não sei o motivo). No caso de alimentar uma bateria com um nobreak, que também possui bateria, eu não estaria quase associando dois nobreaks? Poderia dar o mesmo tipo de problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando a pergunta inicial, eu não recomendaria o uso de baterias em paralelo !

 

Embora o uso de baterias em paralelo não cause maiores problemas para o Nobreak se o sistema de carga tampão estiver bem dimensionado, o recomendável é o uso de apenas uma unica bateria de maior capacidade.  Nestes casos consultar o fabricante do Nobreak.

 

Como a resistencia interna das baterias variam em função de sua vida útil, as correntes sobre as baterias ficariam desbalanceadas reduzindo a autonomia do conjunto na teoria.

 

Recomendo usar uma unica bateria de maior capacidade, digamos uma SLA de 18Ah ou 28Ah, ....  Em teoria teremos uma maior vida útil da bateria bem como uma maior autonomia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o equipamento tem transistores que fazem o chaveamento no momento que é acionado a bateria assim produzindo uma corrente alternada, onda quadrada ou senoidal, que vem CC da bateria passa pelos transistores de chaveamento e vão para o trafo que aumenta a tensão da saída, no caso do inversor de CC para CA.

 

Nesse caso os transistores vão trabalhar por mais tempo, aquecendo mais que o normal, pois com mais capacidade de carga nas baterias vai ser maior a autonomia de trabalho, porem os transistores vão aquecer mais e se o circuito não possuir capacidade para dissipar o calor acima do valor que foi Projetado vai queimar, eu tentaria o uso de dissipadores nos transistores.

E não adaptaria em um nobreack barato com baixa potência.

 

Se eu estiver errado podem me corrigir agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...