Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus x551m X551MA Rev2.0 não liga

Avalie este tópico:


andersongomesrodriguesx

Posts em destaque

Estou com um notebook asus x551m, que nao liga. a placa dele estava bem suja dei uma boa limpada com alcool e depois ligou normal, depois de entregar para o cliente voltou dar o mesmo problema de nao ligar, ao conectar ele na fonte de bancada da um consumo de 11 miliamperes e acende um led, e o normal e ao conectar a fonte esse led fica apagado e so acende ao precionar o botao de ligar, estou desconfiado do IO e tambem do controlador de 5 e 3v ja que na bios nao esta chegando tensao de 3v e sim 1,80v. nao encontrei esquema apanas o bordviews :

suspeito do IO pois ao conectar na tomada ele nao pode ligar e so ligar apos precionar o botao, mas as veses ele liga direto com um consumo baixo e se nao me engano o responsavel por ligar e o IO quando recebe o clic do botao de ligar!  me ajudem a analizar melhor esta placa!

rt8239.jpg.9edc0d117b991f4f4e5962ce46a28e95.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já verificou se há alguma fuga no capacitor de filtro após o Indutor dos 3,3v? talvez seja isso a questão de variar a tensão ou talvez um mosfet está com problema e o CI está sobrecarregando o outro para conseguir fornecer a tensão mas sem manter a estabilidade. O problema de não ligar pode ser relativo a Bios e/ou SIO não conseguir trabalhar bem com uma tensão baixa como a que você disse.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx pra começar ressolda o ci controlador de pwm do circuito do primário e veja se essa tensão estabiliza?

 

as vezes ele ate ligava quando queria ai resolsei esse pwm e nao ligou mais e sim da um pequeno consumo na fonte ao ligar a fonte, e se desligar a fonte e tentar novamente por varias vezes ele fica sem ligar com a fonte ligada que e o normal e ao clicar no botao de ligar ele acende o led mas da um consumo pequeno na fonte mas nao inicia pois a tensao na bios e muito pequena e lembrando que esta placa so libera tensao na bios ao estartar a placa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Technovainf disse:

Já verificou se há alguma fuga no capacitor de filtro após o Indutor dos 3,3v? talvez seja isso a questão de variar a tensão ou talvez um mosfet está com problema e o CI está sobrecarregando o outro para conseguir fornecer a tensão mas sem manter a estabilidade. O problema de não ligar pode ser relativo a Bios e/ou SIO não conseguir trabalhar bem com uma tensão baixa como a que você disse.

achei 3.3 em um resistor perto do IO mas do outro lado dele ta zerado e um resistor perto da bios que tem 1.8v variando muito nao para nunca esta mesma tensao entra no IO variando dimais pelo bordiviews esta tensao deveria ser 1.8v. como pode ver na primeira imagen. ja na segunda imagen tem um mosfete muito estranho que no bordviews fala que de um lado entra 5v e na minha placa esta entrando 19v ja nos pinos 1,2e 3 que sao interligados esta variando entre 1.30 ate 2v mas pulando o tempo todo e no pino4 dando 3v pulando muito entre3v e poucos. alguma coisa esta deixando a placa meio doida

bios.png

printe2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx passe as tensões do RT8239?

 

como pode ver a primeira imagem do RT8239 esta la algumas tensoes que encontrei! caso precise de mediçao de mais algun terminal dele me fala que olho aqui! destaquei em amarelo e escrevi de verde e vermelho as tensoes e escrevi ok tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Technovainf disse:

image.thumb.png.c044747cbff57776d51d5f36d486b59e.png
SEGUE onde está o Controlador dos 3.3v e 5v esse central. Verifique a tensão nos terminais 14 e 15 dele.
Onde há 0v que você disse está correto pois lá é GND.
Verifica a tensão na PL8101 e PL8102

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

pino 14 esta 5v e pino 15 esta 3.3v. ja na PL8102 de um lado ta 3,33v fixo e do outro lado variando entre 0,20v ate 0,60v pulando muito. e na PL8101esta com 5v fixo de um lado e do outro lado variando muito entre 0,20 a 0,60v igual a pl de 3v isso com a placa startada pois esta placa so libera tensao na bios e nestas pls depois de startada

Editado: por andersongomesrodriguesx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão desconsidere meu ultimo post, eu comecei a olhar o boardview para acompanhar e não li tudo o que escreveu... Olha, onde você disse que diz ter 19V na verdade é pra ter 19V mesmo. Esses 19V são chamados comumente de VIN, se você reparar no nome da linha onde entra esses 19V é o seguinte: "5V3V VIN", isso dá a entender que é a linha de 19V que alimenta as fontes geradoras dos 5V e dos 3V. 
Sobre a tensão variando na PL eu creio que seja mal contato da ponta de prova com a lateral do indutor não? É comum principalmente quando o equipamento é mais antigo e usando uma ponta agulha no multimetro.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Technovainf disse:

Perdão desconsidere meu ultimo post, eu comecei a olhar o boardview para acompanhar e não li tudo o que escreveu... Olha, onde você disse que diz ter 19V na verdade é pra ter 19V mesmo. Esses 19V são chamados comumente de VIN, se você reparar no nome da linha onde entra esses 19V é o seguinte: "5V3V VIN", isso dá a entender que é a linha de 19V que alimenta as fontes geradoras dos 5V e dos 3V. 
Sobre a tensão variando na PL eu creio que seja mal contato da ponta de prova com a lateral do indutor não? É comum principalmente quando o equipamento é mais antigo e usando uma ponta agulha no multimetro.

realmente soldei uma agulha na minha ponta de prova! mas peguei a ponta de prova original do multimetro e ta dando no mesmo! de um lado ta ok nos 5v e 3v e do outro lado da bobina esta variando muito! o que nao estou entendendo e a voltagem da bios que esta oscilando muito e como se a tensao de 3v estivese zerando ja que em um pino do IO ao zera ele starta a placa isso e pra acontecer so quando precionar o botao de ligar mas  ao plugar ele no carregador ele ja starta a placa e se desligar a fonte de bancada e ligar novamente por varias vezes a placa fica desligada com o led apagado e ao pracionar o botao ela starta acende o led mas com um consumo baixo e com tensoes oscilando muito o engraçado que o pwm que libera os 3 e 5v esta liberando normal mas em algun lugar a tensao bagunça e como se estivese um curto em algun lugar mas nao encontro curto, ja enjetei tensao na bobina de 3 e 5v e nao da consumo na fonte

Editado: por andersongomesrodriguesx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx passe as tensões do RT8239?

 

aqui voltei a analizar esta placa e resolvi olhar o Datasheet da bios e vi que ela trabalha com 1.8v entao esta correto pois e a primeira vez que pego bios com esta tensao pois pegava so com 3v. vc acha que por conta do arquivo esta corrompido ela teria este sintoma de ligar na tomada e startar sozinha mas nao ligar por completo apenas acendendo um led? pois se eu desligar a fonte por varias vezes acontece do led nao acender e so acender depois que eu precionar o botao de ligar! aqui e tambem minha gravadora e a Ch341a que grava as bios de 3v veios junto com ela umas ganbiarras capacitores e uma plaquinha e nem sei pra que serve! eu ia fazer o pedido de um pwm e um IO mas o pwm esta dando as tensoes corretas e o IO estou com duvida ou eu so compraria o adaptador para colocar na minha gravadora pra gravar esta bios de 1.8v e que sou do interior de minas gerais e tenho que pensar em tudo para fazer o pedido pois e uns 5 dias para chegar pra min, e so lembrando que ela ja estava com este sintoma e ao lavar ela ligou norma mas depois votou o problema por isso acho que quando eu lavei ela resetou a bios,o que tu acha?

biooos.png

Editado: por andersongomesrodriguesx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx  Qual o consumo dessa placa em condição de standby?

voce ja fez testes com a fonte original do equipamento?

o consumo dela segundo o que esta descrito na carcaça e de 19v e 1.75a um consumo muito baixo, e ela ligada quando funcionou normal e um consumo na fonte acimetrica de 0,57a. e ligada agora depois do defeito e um consumo de 0,11 so acende o led como estivese ligada mas nao da imagen. e como eu dise acima desconfio da bios pois a tensao dela esta ok ja que a tensao dela e 1.8 eu achei que era 3v , entao como eu lavei ela pela primeira vez e ligou normal acho que resetou ou algo assim vou fazer o pedido do adaptador para gravar bios de 1.8 e estou na duvida se ja peço um IO tambem. vc acha que por conta do arquivo ruim daria esse problema de ligar direto ao ligar na tomada ou seria defeito no IO? so lembrando que pedi a cliente a fonte dele ela me mandou uma fonte uneversal daquela que tem uma chave e vc regula voltagen!

Editado: por andersongomesrodriguesx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx o consumo que eu me refiro seria na fonte assimétrica!

 

 

quando ela funcionava normal dava um consumo de 0,57 na fonte assimetrica, e agora da um consumo de 0,06 se tirar da tomada e ligar novamente varia as vezes da 0,11 e agora deu 0,20 com  o led ligado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx no titulo do tópico voce informa que ela nao liga ?
ou ela esta ligando intermitente?

ela nao ligava!  e depois que lavei ela ela ligou normal deu imagen entrou no sistema tudo normal mas depois o cliente pegou ela, ligava acendia o led mas nao da imagen e apresenta um consumo de amperagen muito baixo quando e ligada! e lembrando que ao conectar ela na fonte ela liga direto pois da pra ver o led aceso e o consumo na fonte mas as vezes ao ligar a fonte ela nao liga fica com o led apagado e so acende o led depois que precionar o botao de ligar! o que seria o correto mas o problema e que da um consumo muito baixo e nao da imagen nem o led do teclado usb nao liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@andersongomesrodriguesx somente a tensão de 3v permanece oscilando?

 

sim no pwm RT8239 pino 9 pelo esquema que postei aqui na primeira imagen mostra que tem que ter 3.3v mas esta oscilando muito testei ali agora as vezes ate zera. ja na pl de 3v esta com 3v de um lado e oscilando do outro lado, o mesmo com a pl de 5v mas acho que esta normal por la eu acho pois oscila proximo do valor so de um lado mas no pwm ta estranho so este pino 9. to pensando aqui ja que vou pedir um adaptador para colocar na minha gravadora pra gravar esta bios 1.8 estou pensando tambem de pedir um chip bios que ta barato vi aqui agora de 5 reais novo e ja pedir tambem o pwm e o IO o foda e se nao for em nenhum desses! minha duvida sobre o IO e pelo fato de so colocar na fonte ela ja startar a placa pois em outras placas que ja mexi ele que recebe o sinal do pawer pra ligar a placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...