Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Ideapad 320 NM-B241 Não liga, em proteção.

Avalie este tópico:


Technovainf

Posts em destaque

Olá a todos, estou com um notebook ideapad 320 i3 6006u com ram onboard, esse notebook veio com dois problemas sendo o primeiro não ligar e o segundo que ele torrou no conector da tela por fechar um curto na linha dos 20v pinos 1 e 2 do JEDP1. Inclusive já fiz a troca do conector, limpei o local fiz jumper e isolei com mascara UV. Não testei com a tela pois estou sem um flat compativel no momento. E a placa não ligava também, descobri que no PQ311 eu não tinha tensão após ele, verifiquei curto no pad PJ301 e não há curto com o terra. Removendo o PQ312 a tensão aparece após o PQ311, troquei esses mosfets por garantia e os originais estavam chaveando normalmente sem curto, no caso seria o CI de charge o PU301 BQ24780s que não estava liberando tensão para o gate desses mosfets, testei abrindo os jumpers PJ1004, PJ1001, PJ1003 para ver se conseguia algo mas continua da mesma forma, vale ressaltar que a placa funciona se injetar os 20V no PJ301 abri sistema LIVECD e tudo mais. Dessa forma eu optei por trocar o PU301 e não obtive sucesso, permanece da mesma forma, inclusive pelo que parece eu comprei novo, comprei de um site que envia daqui de MG mesmo. Agora mesmo eu até removi os mosfets que geram a alimentação da bateria e também sem resultado sendo esses PQ316 e PQ317, não testei se chaveavam mas não tinham nenhum curto. anteriormente vale ressaltar que também removi o PQ314 que é o mosfet que faz a comutação da tensão da bateria para a linha de alta e o mesmo não tinha curto e chaveava perfeitamente.
Alguém tem alguma sugestão? Procurei nos posts do fórum e não encontrei alguém que tenha passado pela situação de trocar o CI de charge BQ24780s e o problema ter continuado.
Segue uma imagem do esquema na região em questão com algumas medições: ESQUECI DE COLOCAR O ACOK QUE NO CASO NÃO TEM TENSÃO!

image.thumb.png.10fdb56920048de11a737b9bc280b1c2.png
 

Editado: por Technovainf
devolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Technovainf 

Boa noite.

Pelo seu relato, posso entender que o problema está após o PJ301 e consequentemente colocando a placa em proteção.

Estou considerando que vc já testou os principais componentes dessa região (pq311, pq312, pq314, pq316, pq317 e pu301) e todos estão ok.

E considero tbm não haver curto na placa em relação ao gnd.

Quando me encontro nessa situação, costumo verificar todo resistor que se encontra ligado ao pu301 e tbm todo capacitor em volta dele que não esteja ligado ao gnd (por ex: pc318).

 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jakers Binder Eu medi e parecem estar tudo no conformes... medi com eles na placa mesmo.
@fabiano.julioEu medi e escada de diodo tende a infinito, consegui medir 2Mega Ohm na escala de 20M.
Um fato curioso é que agora, removendo o segundo mosfet PQ312, o PQ311 também não chaveia, testei os dois fora da placa e funcionaram como esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Technovainf esse teste de mosfet realizado com ele fora da placa nao existe!
O correto é medir ele no circuito "com a "carga"

muitas vezes medimos mosfets fora da placa e ele mostra que está OK, quando aplicamos uma pequena carga sobre ele é que vemos que tem defeito.

Se voce puder remover PR301 medir a resistência da linha nos PADs da placa seria ótimo!
tenho uma leve impressão que tem curto na linha após o PR301 e pra confirmar preciso que me passe o valor encontrado.
Após isso vou te pedir pra realizar mais um procedimento, mas pra  isso preciso ter certeza que sua placa nao tenha curto!

Boa Sorte!

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anteriormente eu injetei tensão no PJ301 para ver se havia consumo e após isso liguei a placa com 20v a partir do PJ301 mesmo, bootei o WinPE Sergei Strelec funcionou a placa, Tensão nos conectores da bateria cerca de 1.5V com ou sem a bateria dá 1.5V com a placa em funcionamento injetando a tensão. Vale lembrar que não liguei o display do notebook pois estou sem o Flat que torrou junto com o conector antigo ali nos pinos 1 e 2 do JEDP.
Vamos aos testes que foram feitos agora:


@Átomos removendo o PQ311 e mantendo o PQ312 eu continuo sem tensão nos gates, 0.01V a 0.00V.


@fabiano.julio Minha resposta acima foii medindo entre os pads do PR301, eu devo ter entendido errado... Seguindo aqui o teste medindo com a escala de diodo mesmo, do BIP, a resistencia tende a infinito do Pad que está pro lado do PJ301 em relação ao terra, e medindo o lado que alimenta a placa em relação ao terra apresenta alguma resistencia e rapidamente tende a infinito provavelmente após carregar alguns capacitores da linha.
Medindo nas escalas de resistencia mesmo, o maximo do meu multimetro é 200Mega Ohm o primeiro lado que antes tendia ao infinito de cara se comporta da mesma forma de carregar capacitor no final tendendo aa infinito, o lado da placa em relação ao terra mede na escala de 200M 1.2Mega Ohm, mas tende a infinito de cara nas escalas de 2M e 20M (não entendi, mas enfim segue o jogo)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
Em 04/09/2021 às 15:43, Technovainf disse:

Cliente ficou com o notebook apenar com o jumper ignorando o mosfet de proteção, sem carregar a bateria, não consegui encontrar o problema e no caso também não era o CI de Charge. Equipamento devolvido.

Voce chegou a substituir o BQ24780S ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...