Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak-NHS-Mini III-Biv.600VA-Pcb AC-3=Saída 120 ou 220Vac=Led.Amarelo Piscando Sem Tensão Saída

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde.

Esta Pcb dispõe, dentre outros dos seguintes componentes

1. U1 = ULN2003 = smd = (IC Drive) = 16Lids (terminais)

2. U2 = M9S8AC16CG = smd = (Micro) com 44Lids

3. U3 = 324 = smd = (Amp. Operac.) = 14Lids

4. FET-1 e FET-1 = IRFB7537 ou equivalente = IRFB3306

5. FET-3 = IRFZ44N

6. Q-11 = TIP 127 = (Transistor Darlington)

 

Obs. Opinião pessoal = Não entendo porque o desenhista do projeto de tal equipamento não coloca o diagrama correto do componente, em questão o TIP127 (que é um transistor Darlington)...

==================================================

Falha Inicial = Aparelho chegou com apitando e Led Atenção piscando. Verifiquei que a bateria estava com trinca (ruim). Instal. de uma Bateria NOVA!

1. Descrição do defeito = Conecta-se a rede, aciona Botão On-Off emite tensão na saída rapidamente e desliga, neste momento entra o led amarelo piscando juntamente com o bip... Desligando a bateria da pcb não atraca.

==============================================

Após a troca do Q11(tip127)

1. Ligado a rede com a bateria conectada = ON = A carga acende por um instante, ouve-se um rocadinho durante o funcionamento e corta tensão de saída e lede amarelo volta a pisca (atenção). 

2. Somente com a bateria conectada e desligado o cabo da rede ACin = Liga e led vermelho (proteção) piscando rápido e lede amarelo (atenção) piscando a cada segundo junto com o bip... 

 


 2.) Testes realizados = Removi os Fets e Darlington e os medi fora da placa, comparando com outros e nos testes com multímetro = OK.

2.a) Ligado a rede e sem bateria = Aciona o botão on-of = os 3 leds dão um piscada e nada... não atraca RL2 (responsável em fechar a F-in e alimentar a saída da carga)... 

2.b) Notei que após algum tempo, mesmo sem a bateria o Nb tenta ligar as lâmpadas usadas como carga acendem e apagam, ou seja, tenta entra e corta, não mantendo.


 3. Componentes trocados = 

3-1 = RL2 = Trocado = Motivo (O mesmo apesar de bipar apresentou impedância nos terminais de atraque e não uma continuidade perfeita com fechamento firme. O que para mim denunciou a existência de alguma carbonização nos contatos do platinado fazendo gerar tal impedância na ordem de 10R oscilante, não fixo, ou seja zero).1513671227_20210606_1334381.thumb.jpg.75b4758550fd9d1f82202f109659855e.jpg 

3.2 = 


 4. Suas suspeitas e dúvidas.

4.1) Estou com suspeita de haver alguma falha no circuito de carga Bat... O esquema que disponho não está nítido para análise...

20210606_133438[1].jpg

TIP127=Teste Medição Comparativa.png

Editado: por WSS MANUTENÇÕES & REPAROS
TIP127 medição para comparação da integridade do componente
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!!! Já instalei o fusível 30A correspondente e ocorre a mesma coisa...

1. A carga  (lampadas incandescente) 70W + 60W

Sintoma = com Carga

a). Ligado a rede com a bateria conectada = ON = A carga acende por um instante, ouve-se um rocadinho durante o funcionamento e corta tensão de saída e led amarelo volta a piscar (atenção). 

b). Somente com a bateria conectada e cabo rede ACin Desconectado = Liga e led vermelho (proteção) piscando rápido e led amarelo (atenção) piscando a cada segundo junto com o bip... 

2. Sem carga

a). Ligado a rede (Vac-in) e Bateria desconectada = Aciona aciona botão On-Off = Leds painel dão uma piscada, bip curto e nada (não arma)

b). Ligado a Rede (Vac-in) com Bateria ``Nova´´ Conectada = Aciona botão on-off = 

Leds

= Verm + Amar + Azul = Piscam Juntos Simultaneamente apagam e começa nova sequencia

Leds = Núme Piscadas

Vermelho = 1 e apaga

Amarelo = 

Azul =  6 piscadinhas e apaga Na terceira piscada o amarelo entra pisca e Pisca 4 vezes com bip, em seguida  retoma as piscadas em intervalos de 1seg. Assim que o led amarelo entra com a contagem de intervalo em segundos o led aul apaga... Amarelo continua com o bip com atenção ligado...

 

Obs. Esse aparelho chegou com a bateria rachada...

1. Tensão no R4 (22k) = 60Vac Rms conforme a imagem que capitei...

2. Tensão no +B do cabo que alimenta bateria = 10V com a bateria conectada

a) 4Vcc com bat. desconectada... Ou seja, não está gerando tensão para recompor a bateria...

 

 

 

-------------------------------------------

20210611_170024[1].jpg

Editado: por WSS MANUTENÇÕES & REPAROS
Amostra de tensão no R4(22K)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, joao lima RV disse:

Há uma sequencia com o numero de piscadas

Quantas piscadas são ?

Este sintoma é com ou sem carga. Os equipamentos da NHS medem a corrente através da resistência do fusível , pela foto um fusível foi substituído.

image.thumb.png.362581af5a2fc730cbeea6a9a3e9600c.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato por vsa. Atenção...

lamentavelmente o esquema que disponho não tem nítida imagem quando amplio, em especial nos micro, Amp.Operacional e Drive (2003)... Não conheço de cor os sinais, tensões e pulsos que precisam estar presentes e onde estão as referencias e para onde seguem... Estou trabalhando aqui na valentona, catando ponto a ponto e analisando... Até o momento o único componente que notei algo fora do comum foi com o Tip127 (Darlington) e Fusível F1 (30A)... O esquema que tenho não consigo ver a estrutura do micro e nem dos demais... Datasheet do micro ainda não encontrei, para ter um norte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo osciloscópio fica mais fácil.

Solte aos braços do transformador que são conectados aos fets,

Ligue o equipamento sem rede

Meça os pulsos nos gates (tem que ter uma onda quadrada na amplitude de Vcc)

Caso tenha pulso nos dois gates, aproveite que os fios estão desligador e meça o trafo (pode ser ele em curto)

Realizo esta medida utilizando um transformador velho de no break, lido em uma lampada serie .

Alimento o trafo em teste com os 8v e meço se ha alguma tensão na saida. Se o trafo do equipamento estiver em curto a lampada ira acender forte.

Na placa existe um resistor de 0R1/5w , que liga o neutro de entrada com o neutro de saida para medição de corrente, verifique este componente

Veja se há varistores ligados nas tomadas de saida, se houver retire um lado deles e teste o equipamento

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2021 às 16:48, joao lima RV disse:

Tendo osciloscópio fica mais fácil.

Solte aos braços do transformador que são conectados aos fets,

Ligue o equipamento sem rede

Meça os pulsos nos Gates (tem que ter uma onda quadrada na amplitude de Vcc)

Caso tenha pulso nos dois gates, aproveite que os fios estão desligados e meça o trafo (pode ser ele em curto)

Realizo esta medida utilizando um transformador velho de no break, lido em uma lâmpada serie .

Alimento o trafo em teste com os 8v e meço se há alguma tensão na saída. Se o trafo do equipamento estiver em curto a lâmpada ira acender forte.

Na placa existe um resistor de 0R1/5w , que liga o neutro de entrada com o neutro de saída para medição de corrente, verifique este componente

Veja se há varistores ligados nas tomadas de saída, se houver retire um lado deles e teste o equipamento

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Sr. João Lima. Ensejando agradeço-lhe pela prontidão quando o tempo o permite em interagir em relação ao tópico por mim postado em busca de ajuda. Obrigado. Viajei e agora retomando o trabalho neste Nb.

Segue

Verificação dos Pulsos Nos Fets Com Braços Trafos Desligados...

1 = Trafo desconectado da placa = Pulsos nos fets com Nb desconectado da rede, somente com a bateria conectada e o trafo desligado dos Fets. Os resultados obtidos ver Fla.1.

 

2) Trafo=teste= as bobinas foram desconectadas e feita a medição da impedância de cada enrolamento individualmente = Resultados demonstrados na imagem editada apresentando as impedâncias das espiras isolada e as 20210614_231948.thumb.jpg.f49a849b3640a75d7402d61d4696f9d5.jpg com as bobinas fechadas = Resultados obtidos constam na imagem anexa.

2a) Teste de isolamento entre espiras e de espiras para massa = (OK)

2b) Trafo alimentado via série com Tensão 120Vac e Tensões nos terminais das espiras anotadas = Tensões entre bobinas e tensões em relação a N-in com os terminais das mesmas = Resultados das Tensões Constam na Imagem Editada Anexa. Obs. Durante os procedimentos não foi notado nenhuma anomalia...

 

A configuração e ligação do trafo como chegou para mim, desenhei conforme identifiquei e os fechamento entre espiras como estava antes...

 

Varistores OK = Resistor Shunt OK = 

Vou ver se consigo um esquema mais nítido para conferir... e ver de onde está partindo tal falha no funcionamento...

Estou anexando algumas imagens do que verifiquei com base na orientação passada por v.vsa. Segue.

20210613_202034.jpg

20210614_085415.jpg

20210614_094207.jpg

20210614_094213.jpg

20210614_094213[1].jpg

20210614_094406.jpg

20210614_214803.jpg

20210614_214930.jpg

20210606_133457.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria esta com quantos volts ?
Já peguei problema parecido em um nobreeak e  era o primário do Trafo

ou seja entrava em proteção e a bateria n tinha como recarregar 
ai aparecia tensão rápida por conta da bateria esta fraca 
eu fiz o seguinte :

Desliguei os cabos da bateria e conectei na fonte assimétrica (n liguei na rede), dai teve a tensão estável na saída e n bipava.
testei o primário com um fusível de 20A em serie com a alimentação   e queimava testei uns 4
         
  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Patrick007 disse:

A bateria esta com quantos volts?
Já peguei problema parecido em um nobreak e  era o primário do Trafo

ou seja entrava em proteção e a bateria n tinha como recarregar 
ai aparecia tensão rápida por conta da bateria esta fraca 
eu fiz o seguinte :

Desliguei os cabos da bateria e conectei na fonte assimétrica (n liguei na rede), dai teve a tensão estável na saída e n bipava.
testei o primário com um fusível de 20A em serie com a alimentação   e queimava testei uns 4
         
  

Bateria = 12,18Vrms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • WSS MANUTENÇÕES & REPAROS alterou o título para Nobreak-NHS-Mini III-Biv.600VA-Pcb AC-3=Saída 120 ou 220Vac=Led.Amarelo Piscando Sem Tensão Saída
Em 15/06/2021 às 09:27, joao lima RV disse:

O fet 1 tem que ter pulso . este pulso, que entra pelo pino 3 e  sai pino 7 de U3 (LM324)

1 = Sem pulso Fet1... U3 só recebe alguma tensão quando bateria conectada.

2 = z2 pulso quadrado oscila tensão 9,60 e 13.40Vrms, Freq.60,10Hz...

3 = Não encontrei o data do Micro para saber onde tem que ter tensão de alimentação permanente, independe de estar na bateria ou não, somente conectado a rede... Continuo analisando trechos legíveis de esquema que vou conseguindo... No momento analisando circ. fonte, mas dificuldade em ler no diagrama que disponho os demais pontos que interligam com a fonte e saber se a mesma opera somente ligado a rede ou não. Se esta depende de alguma habilitação do micro e afins...

4 = Analisando 324 = 

images.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18062021 = NB ainda em Análise... NESTE, NOVAS AFERIÇÕES DE TENSÕES NA PCB AC-3

Boa note. Primeiramente agradecer Sr. João Lima RV, pelo envio das imagens, dentre as quais a imagem parcial do micro U2, a qual, por estar bem mais nítida em relação a que disponho num esquema baixado, onde não consigo ver de forma clara as nomenclaturas... Com este foi possível dar mais um passo rumo a ``solucionática´´ da falha exposta neste tópico.

1) Analisando a orientação anterior, onde entraria pulso no pino 3 e sairia no pino 7 do 324 = Fui consultar o data e não vi relação entre estes pinos citados.

2) Com base na imagem parcial do micro e conforme citado pelo Sr. João Lima, analisei novamente as tensões e pulsos nos lides do micro e o resultado editei na imagem abaixo. E a priori, está apontando para alguma anomalia no U2 (Micro)...

3) Não foi possível analisar toda estrutura de operação do micro para saber se há outros pontos de controle e etc., tipo, saber se este pulso que sai do pino 5 U2 e é entregue no pino 5 de U3 não depende de algum outro tipo de sinal ou comando... De qualquer forma já é um progresso, grato pelo apoio.

Vou efetuar a troca do micro e retornar com o resultado...

image.png.b427bc89e1950fd0741bdced05f27e99.png

 

image.png.0912bf780e5dcacc491dc7e600ae3ea1.png

image.png.416133cfcf95ff7676986d505e7ab342.png

image.png

image.png

Editado: por WSS MANUTENÇÕES & REPAROS
Em Resposta Auxílio Téc. = Em Análise = Verif. Tensõe Micro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em bateria , sem a rede ligada, tem que haver pulsos nos gates dos fets 1 e 2, solte os braços do transformador (inv1 e inv2) que são ligados aos drenos e verifique se ha pulso. É iportante soltar os fios pois com eles ligados sera detectado falha e os pulsos serão inibidos

O circuito drive para os FETs 1  e 2 são formados pelo 324, que funcionam como comparador, ou seja quando a tensão na porta não inversora ( pino 5) for maior que na porta inversora (pino 6) , a saida sera com nivel alto

 

 

image.png.d56fc718ab28f2e8973a9d1b2a68e415.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Análise Def. NB ainda em Andamento!

Bom dia Sr. João Lima RV... De antemão Reitero agradecimento por vsa. atenção a este tópico.

EXPONDO ANDAMENTO DO REPARO - ``BREVE RELATÓRIO´´...

1. Efetuei a Troca de U2 (micro 44 lides)... Após a troca foi feita novas aferições com o nobreak nas condições dispostas nas imagens anexa, tendo como referencia o disposto por v.vsa. Salientando que tem sido de muita valia para poder analisar.

1a. Nb sem carga, conectado a bateria somente, sem carga e com linhas do trafo desconectado da pcb (INV1 e INV2)...

1b. Teste tomadas de tensões efetuadas com nb com Tecla ON-OFF (não acionadas)

1c. Teste tomadas de tensões efetuadas com nb com Tecla ON-OFF (acionada)... Os resultados constam nas imagens disposta em duas situações distintas.

 

Após a troca do micro, o aparente defeito mudou um pouco de característica = Ficando agora com Led Vermelho (Proteção) piscando frequentemente e o Led Amarelo (Atenção) piscando em intervalos de aproximadamente 1Seg.

 

Vou efetuar a troca do U3 (Amp.Op). Ao que tudo indica o novo micro está liberando. Vou liberar o pino do Gate de Fet1 e Verificar se vai haver pulso no P7 do Amp.Op U3... Caso não efetuo a troca do mesmo... (Defeitinho Marrento)...

Só estou insistindo em solucionar esta falha por questão de desafio mesmo, e óbvio, também questão de honra... rsrs... Pois quem ganha com isso ``Eu´´, mais que o valor do reparo é o vencer mais este desafio de um defeito aparentemente fácil fácil... Já peguei defeitos semelhantes e com poucas horas foram resolvidos... Mas este veio por encomenda... At.,

image.thumb.png.78e22b3acc57c4b2fe20e5c881f08009.png

Editado: por WSS MANUTENÇÕES & REPAROS
Análise em Andamento = Expor Histórico das Atividades = Troca MicroU2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24062020 = DEF. NB PCB AC3 NHS = CONTINUAÇÃO...

Boa tarde colegas... Neste Post Exponho os resultados do andamento de reparo na placa e o comportamento do funcionamento...

Situação...

Passos...

1. Pcb com os terminais trafo NV1 e NV2 desconectado e Nb desconectado da rede (somente na bateria)

2. Troca de U3 (324) = Após a troca de U3 apareceu tensão no gate de Fet1 e 2 (demonstradas na imagem na cor Blue), enquanto que no pino7 uma tensão de 10,2V. Tensão esta sem o Pulso Quadrado...

3. Terminais do Trafo reconectado INV1 e INV2... Nb Startado e Queima de F1 e F2 imediatamente...

4. Analisando novamente Fet1 com fuga entre G e D (1.322mv), G e S (1.382mv) = aferição feita mult.digital escala diodo (leitura em mV). Obs. Não deveria existir essa medida nestes terminais do Fet (tem que estar 0) = Conclusão neste componente = AVARIADO! => Trocarei os dois Fet1 e 2.

5. Verificar se há mais componentes avariados na AC3 (pcb)

6. Analisar possíveis causas da avaria do Fet...

 

Aos colegas... Ainda estou aberto a sugestões e pareceres.

Assim que efetuar a troca dos componentes avariados retorno com os resultados obtidos...

 

image.thumb.png.e8ecb1e136218e531a2f1ffeb1b368b8.png

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 24/06/2021 às 13:08, WSS MANUTENÇÕES & REPAROS disse:

24062020 = DEF. NB PCB AC3 NHS = CONTINUAÇÃO...

Boa tarde colegas... Neste Post Exponho os resultados do andamento de reparo na placa e o comportamento do funcionamento...

Situação...

Passos...

1. Pcb com os terminais trafo NV1 e NV2 desconectado e Nb desconectado da rede (somente na bateria)

2. Troca de U3 (324) = Após a troca de U3 apareceu tensão no gate de Fet1 e 2 (demonstradas na imagem na cor Blue), enquanto que no pino7 uma tensão de 10,2V. Tensão esta sem o Pulso Quadrado...

3. Terminais do Trafo reconectado INV1 e INV2... Nb Startado e Queima de F1 e F2 imediatamente...

4. Analisando novamente Fet1 com fuga entre G e D (1.322mv), G e S (1.382mv) = aferição feita mult.digital escala diodo (leitura em mV). Obs. Não deveria existir essa medida nestes terminais do Fet (tem que estar 0) = Conclusão neste componente = AVARIADO! => Trocarei os dois Fet1 e 2.

5. Verificar se há mais componentes avariados na AC3 (pcb)

6. Analisar possíveis causas da avaria do Fet...

 

Aos colegas... Ainda estou aberto a sugestões e pareceres.

Assim que efetuar a troca dos componentes avariados retorno com os resultados obtidos...

 

image.thumb.png.e8ecb1e136218e531a2f1ffeb1b368b8.png

Amigo,continua o defeito ou conseguiu resolver?

Estou com um Nobreak com esse mesmo sintoma.

Ele estava com 1 fusível de 30 e fet1 queimados.

Substituídos ele voltou a funcionar perfeitamente.

Carregou a bateria,eu o desliguei.

Quando fui ligar novamente ficou com esse mesmo sintoma.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WSS MANUTENÇÕES & REPAROS , Boa noite

Não sei se ainda esta com este problema ou ele foi resolvido, pois não há mudança no topico para resolvido.

O fet3 é o desmagnetizador , so vai conduzir quando não há puldos nos fets 1 e2

A tensão no do s fets tem que ser proixima a de Vcc (com o osciloscópio)

Se o fet 1 esta com uma tensão menor , verifique o diodo e resistores , como tambem o fet

image.png.2c57d80543c571c2fdb38db7ff77ea48.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 19/10/2021 às 10:48, rei79 disse:

Amigo,continua o defeito ou conseguiu resolver?

Estou com um Nobreak com esse mesmo sintoma.

Ele estava com 1 fusível de 30 e fet1 queimados.

Substituídos ele voltou a funcionar perfeitamente.

Carregou a bateria,eu o desliguei.

Quando fui ligar novamente ficou com esse mesmo sintoma.

 

Boa tarde... Desculpem... Tive problemas privados de cunho pessoal e com isso não retornei... Quanto o defeito, ainda continua, pois parei de pesquisar... Vou retomar o servço no Nobreak... Desde já agradeço a atenção e preocupação... Reiterando, NB continua com defeito...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2021 às 10:48, rei79 disse:

Amigo,continua o defeito ou conseguiu resolver?

Estou com um Nobreak com esse mesmo sintoma.

Ele estava com 1 fusível de 30 e fet1 queimados.

Substituídos ele voltou a funcionar perfeitamente.

Carregou a bateria,eu o desliguei.

Quando fui ligar novamente ficou com esse mesmo sintoma.

 

Desculpe colega... estive afastado por questões de correria e preocupações outras... Mas estou remtomando a vida e dar seguimento. Não resolvi o problema do NB., mas vou retomar os trabalhos nele e resolver... Grato.

Editado: por WSS MANUTENÇÕES & REPAROS
Correção de texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...