Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo T420 NZ3 Rev:F lvvh-41-ab5700-f00g Liga e desliga

Avalie este tópico:


Luiz Lhps

Posts em destaque

@CJ mudei o título se tiver errado manda um toque.

Testes realizados:

-Troca de memoria

-Não troquei o processador ja que ele da imagem quando ele liga.

-todas as bobinas tem tensão quando aperto o power menos a L5

-se aperto o botão start as tensoes aparecem depois ela desliga, porem se desligo e ligo a fonte de bancada 1 ou 2 vezes ela liga sozinha sem apertar o power e desligo no power e ligo novamente assim ele n desliga mais sozinho

-esta sem bateria de 3v

-não encontrei nada em curto por enquanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o processador também mesma coisa, então eu parti para a regravação da bios quando coloquei no gravador o ci n é reconhecido, então coloquei novamente na placa, agora ele nem liga sem desligar mesmo desligando e ligando a fonte como dito anteriormente, estou comprando outro ci para gravar para continuar os testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Luiz Lhps disse:

eu deixei sem a bateria cmos isso influencia no ligamento ?

O cristal de 32r é alimentado pela tensão da bateria. O circuito rtc tem uma grande importância na inicialização da placa! Deveria trocar a bateria quando a carga está baixa. Fez isso antes de regravar o bios?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa acho que falei errado, eu coloquei na gravadora, mas na gravadora aparece que chip não reconhecido ou eprom não reconhecida não lembro de cabeça, usei dois programas nenhuma conseguiu verificar, pensei que mal contato porém não era. o cristal eu consigo ver sem problema leonildo tenho o osciloscópio pra ver so por motivo de curiosidade. Para acrescentar eu vi se tem suporte para o W25Q64 e parece que tem, então o chip esta ruim ?

Editado: por Luiz Lhps
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da troca da eprom a maquina esta com o mesmo problema de antes, liga apenas se ligar e desligar a fonte de bancada, coloquei a bateria de 3v nova para ver se ela n liga sozinha direto, porem ligou, o consumo que aparece quando ela liga e se mantem é 0.66a e aumenta ate 1a(não estou deixando mais que isso, então ja desligo) estou vendo que o pch aquece quanto mais a corrente sobe. Também percebi que ela liga sozinha depois de um tempo(note do capeta kkk), esse consumo de 0.66a ele fica mesmo com sem memoria ou com memoria no slot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Lhps antes a placa ligava e subia video mesmo que ligando sozinha! Então, esse sintoma de ligamento automático ao plugar a fonte é muitas das vezes relacionada a bateria da bios com pouca carga ou falta de tensao no circuitos devido a trilha rompida ou resistor aberto. A tensao da bateria vai ajudar no start da placa. Para que vc entenda mais profundamente esse assunto aqui no EBR tem muito conteúdo sobre esse assunto. Nao basta só trocar, mas ver se de fato a tensao está chegando nos seus devidos setores (circuitos). Mas pode ser outro problema causando o ligamento direto e os outros sintomas que estava apresentando. O procedimento que nos leva ao real defeito, é a boa e velha analise!

 

A placa ainda está gerando vídeo, ou nao está mas subindo vídeo? Pelo consumo que vc relatou, a placa nao está completando a sequencia de start. Outra coisa! Se a placa nao apresenta consumo em stand, vc pode deixar a fonte de bancada com a Ap no máximo pois a placa quando ligar ela só vai consumir o que pode consumir de (A). Em caso de curto, a placa pode consumir muito além do que sua fonte aguenta e torrar o que estiver em curto quando mas tensao vc injetar mais a placa consumirá em (A). Eu mencionei isso mas sei que vc já sabe disso tudo. Foi só para contextualizar meu pensamento aqui. 

 

Tem placas que consome mais de 1A no seu funcionamento perfeito (quando liga) e, se sua fonte estiver regulada abaixo disso, ele vai entrar em proteção ou sua placa pode ficar ligando e desligando. 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Lhps a regravação do bios é valida sim, mas pelo que vir vc só fez uns teste básico e já partiu para regravar o bios! As vezes sem o arquivo correto pode agrava mais o problema. Grava com outros arquivos confiáveis...

Poderia testa com outro processador!

59 minutos atrás, Luiz Lhps disse:

estou vendo que o pch aquece quanto mais a corrente

Pode ser que a PCH esteja com problema! Verifique as bobinas novamente para ver até onde a sequencia está subindo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Lhps quem gerencia o start da placa é o SIO, qual o modelo do SIO? Como a placa dá vídeo quando liga (imagino que esteja dando vídeo certo?) então não tem curto na placa, então pode deixar a corrente da fonte assimétrica no máximo. Tens que olhar no datasheet do SIO como se comporta o pino PWRSW que é o que liga a placa , bem como o pino PWRBTN que sinaliza pro PCH que o botão de ligar foi pressionado, e também os pinos SLP, para ver se a placa está subindo de sleep state e também is pinos de ativação, SYSON, PWRON, etc. dependendo do SIO. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo então eu vi aqui se tinha um resistor do rtc aberto ou alterado não encontrei nada, a tensão parece chegar ao pch a n ser se for um caso de bga, a bateria é nova tem os 3v.

 

No momento eu estou sem memoria fiz a burrada de esquecer a memoria no note do cliente, a q estou usando aqui não tenho certeza se esta funcionando o que torna dificil saber, mas com essa memória aqui parece que o note esta travado na sequência de start como vc disse.

 

A fonte de bancada coloquei para 4A.

 

Houve uma mudança no sintoma agora o consumo trava para 0.60a e se mantem não sobe mais ( tirei e coloquei o processador), outra coisa, a placa sempre liga quando eu ligo a fonte, ela n fica mais no liga logo desliga (acho que era aquilo que vc disse sobre deixar a corrente alta), ainda tenho o problema dela ligar sozinha mesmo sem pressionar o botão power depois de um tempo ligada na fonte bancada.

 

Estão para listar os problemas:

 

-ligando a fonte de bancada o note ja liga mesmo com a bateria nova

 

-caso desligar pelo botão power depois de um tempo a placa liga mesmo sem pressionar o botão

 

-não tenho video(sem memoria pra testar)

 

Vou tentar pegar umas memórias para continuar a analise se vai dar video, qualquer coisa tento achar outra bios.

 

No esquema não disponibilizaram a sequência de start dessa placa então to um pouco perdido

 

 

Citar

Poderia testa com outro processador!

coloquei um i5 também mesma coisa

Editado: por Luiz Lhps
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto  O sio é um r4f2113nf

Citar

pinos SLP, para ver se a placa está subindo de sleep state e também is pinos de ativação, SYSON, PWRON, etc. dependendo do SIO. 

vou ver os sinais de sleep e o SYSON, PWRON amanha ja te mando

Citar

bem como o pino PWRBTN que sinaliza pro PCH

, bem lembrado o pino pwrbtn acabei esquecendo dele.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste feitos:

-quando o note desligado apenas com os 19v, ela liga sozinho, logo foi visto que o sinal -PWRSW vai para nivel logico alto sozinho, o -PWRSW_EC alto também, como tenho um osciloscopio de um canal não consigo ver quer vai pra sinal alto primeiro.

 

-a memoria esta funcionando em outro notebook,então esta ok, o problema de vídeo pode ser outra coisa, também troquei novamenteo processador.

 

Alguns sinais testados 

PCH_SLP_M 3.4v

PCH_SLP_S5 3.4v

PCH_SLP_S4 3.4v

PCH_SLP_S3 3.4v

-PWRSWITCH 3.85v

CPUCORE_PWRGD 3.3v no r21

PCHPWRG 4.090v no tp28

DRAMPWRG 1.5v

MEPWRG 3.4v

PLTRST# 3.4v

-EC_RESET 3.44v


SYSON, PWRON no esquema tem nome diferente então fica dificil dizer.

Vi no esquema esse u42, qual seria sua função no circuito ?

 

 

 

Editado: por Luiz Lhps
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...