Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitor Lenovo 19" Placa 715G3329-1-2 Ver B com Comportamento Estranho na Saida VGA - Dúvida

Avalie este tópico:


Posts em destaque

BOm dia Caros amigos, tudo bem ?!?!?

Esse está novo pra mim, o que ocorre, , quando liga o monitor, ele  dá imagem , porém bem esbranquiçada, depois ajusta  (entra no modo Auto Adjust)  e dai ele joga a tela pra direita deixando um espaço preto , conforme as fotos que eu vou colocar aqui na sequencia..

 

Entrei nas configurações, ajustei ,mudei, mas achei estranho que o posicionamento Horizontal, ele não deixa mexer, ele até mexe um pouco mas não interfere nada . 

Estou pensando que pode ser a BIOS, mas nunca tenho sorte em regração de Bios, que ou para de funcionar  ou dá erro depois,  será que alguem já passou por algo semelhante ?

Importante informar também que usando a saída DVI, ele fica operando normal, porem ele não ativa o auto ajuste, porém pelo DVI a imagem ficou com baixo contraste e brilho alto, perdendo definição, mas até ai é questão de ajuste manual mesmo. NO entanto, fiz agora o teste, deixei na DVI, configurei algumas coisas e anotei num papel,  desliguei o monitor, deixei um tempinho, uns 5 minutos desligado, liguei novamente e as configurações foram perdidas, ele voltou ao "Padrão"

 

 


Alguma sugestão amigos ?!?! 

Desde já agradeço !!!  

depois-terminado-autoajuste.jpg

monitor-fazendo-autoajuste.jpg

monitor-quando-liga.jpg

Editado: por William_R
Complemento do prefixo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na maioria dos monitores que mexo, quando utilizado na entrada DVI o auto ajuste eh normal não funcionar.

 

Quanto ao fato de não segurar as preferencias de ajustes, pode ser a EEPROM e não a BIOS com problema de gravação.

 

No caso da(s) EEPROM, basta trocar por memorias novas (Virgem) sem qualquer dado que a BIOS repões os dados Default (Iniciais).

 

Para que mais colegas possam lhe ajudar, coloque o codigo da placa logica para ver se achamos alguma documentação desse aparelho, pois acho que seja um chassis da LG.

 

Boa sorte ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show William, obrigado pelas dicas, vou retirar a placas e mando aqui foto e part numbers pra qualquer auxilio .

 

Mas o que o Sr. acha entre uma conexão VGA ela ter aquele sintoma de movimentar a tela horizontalmente  e  na DVI não.. como esse monitor é pra conserto e revenda...  preciso deixar funcionando 100% caso seja possivel.  

 

Agora que o Sr. mencionou eeprom, pode ser mesmo , mas achei que pudesse ser a Bios executando de forma errada.. o q é pra ser improvavel... mas não me surpreendo com mais nada.  

 

Obrigadooo  Já já atualizo o post. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

pela cara, esse é um D1960. Se for, a placa é a famosa 715G3329 (ou a 2883, usada em alguns). Fabricação AOC. Esses monitores tem uma cagada no firmware que, apesar de terem uma e2prom, gravam um parâmetro na flash (não lembro agora se é o status on/off ou a contagem de horas de uso). Como a flash não é feita para ser regravada constantemente, ela abre o bico. 

 

Alguns usam uma flash MX25L2026, que a maioria dos gravadores não consegue gravar (ela precisa de uma sequência de comandos adicional para habilitar a escrita), mas pode ser substituída por qualquer uma de 256K ou mais. 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando: Essa placa tem lugar para três e2prom, mas geralmente só duas são montadas, as do DDC das entradas, sem comunicação com o scaller. A de configuração é a U403, que só é montada em alguns monitores que usam essa placa. Nos que não têm, tudo é gravado na flash. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

pela cara, esse é um D1960. Se for, a placa é a famosa 715G3329 (ou a 2883, usada em alguns). Fabricação AOC. Esses monitores tem uma cagada no firmware que, apesar de terem uma e2prom, gravam um parâmetro na flash (não lembro agora se é o status on/off ou a contagem de horas de uso). Como a flash não é feita para ser regravada constantemente, ela abre o bico. 

 

Alguns usam uma flash MX25L2026, que a maioria dos gravadores não consegue gravar (ela precisa de uma sequência de comandos adicional para habilitar a escrita), mas pode ser substituída por qualquer uma de 256K ou mais. 

 

Essa de gravar as preferencias do usuario na BIOS eu não sabia !

 

Não eh a toa que os aparelhos que usam essa placa vive dando problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ,segue a placa  famosa ai... 
 

Identifiquei a BIOS mas não a EEPROM... tenho uma igual essa, que está sem Bios (na hora de regravar não deu e eu resolvi tirar pra gravar e acabou danificando)  virou sucata.  

 

De repente mudo a eeprom de uma pra outra. pra ver...

 

Código da placa: 

715G3329-1-2 Ver B 


O que voces sugerem fazer nesse caso ?  Trocar  flash e e2prom  ?
 

20210610_180443.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henderson Rhedmax Moto Peças disse:

Código da placa: 

715G3329-1-2 Ver B 

O título do tópico deve seguir o padrão EBR : marca e modelo + modelo da placa mãe + defeito.

Utilize sua primeira msg, em editar, e faça a correção.

Insira no título, o modelo da placa mãe. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisfatef disse:

O título do tópico deve seguir o padrão EBR : marca e modelo + modelo da placa mãe + defeito.

Utilize sua primeira msg, em editar, e faça a correção.

Insira no título, o modelo da placa mãe. Obrigado.

Vou editar.

Show, já estou fazendo !!!!  Obrigado 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@William_R  Boa tarde !

 

fiz a troca somente hoje... por uma nova, mas o problema persistiu.. estou pensando se regravo a BIOS ou desisto. Acabei comprando o monitor pois o restante está ok ! mas até que ela está gravando as configurações pessoas, porem quando liga,  quando faz o AUTO SETTING, ela já deixa a tela bem clara (Brilho no máximo) e o ajuste Horizontal bem de lado como já reportei... tentei refazer o ajuste da tela horizontal mas não aceita... 

 

Será que consigo ajustar por padrão os settings via software , ou rs232 ou algo assim sem precisa regravar a BIOS ?  se eu conseguisse ia deixar esse monitor padrão pra meu uso...

 

Bom estou aceitando sugestões !

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, fiz testes nas 2 saidas (VGA e DVI) e o comportamento é o mesmo.... imaginei que pela DVI ficaria normal  mas não ficou não .  Ele apresentou o mesmo comportamento.

 

Então imagino eu quase que com certeza que o problema seja nao na regravação da eeprom mas na BIOS ou algo assim,.. primeira vez que me deparo com esse problema me deixou com a pulga atras da orelha e ele me ocupando a bancada sem solução.

 

Mas como falei eu comprei do cliente então sem pressa... mas quero resolver, pq o monitor além de bom, está com todo restante ok !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...