Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak sms manager net4+ uSM700bi - pciv014843 - não carrega bateria

Avalie este tópico:


Átomos

Posts em destaque

Salve rapaziada, peguei 10 equipamentos de uma empresa para manutenção, com 30 dias aprovaram o orçamento, havia efetuado os testes em cada, e todos apresentaram os mesmos defeitos, sendo a troca das baterias. no entanto, após aprovação e execução do processo, 2 dos equipamentos apresentaram defeitos atípicos, informado ao cliente que compreendeu. Parti para analisar, inspecionar na tentativa de detectar o defeito e até o momento não o encontrei, mas me serviu para detectar que além de não carregar, não detecta a rede.

Testei fusível, troquei um dos lm324a na placa do pic,  pois constatei que em seu vcc só tem 10v, não sei ao certo se deveria ter 15v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia@Átomos ,  ele não reconhece a rede, vc já verificou o Rele 5v?

Comece trocando ele, se não for ele  troque o LM358 (IC8).

Se ele não reconhece a rede não vai carregar.

PS: vc disse q trocou o LM324 da plaquinha né, as vz não adianta trocar só o LM, precisa trocar a plaquinha pode tb ter danificado o micro processador.

Mais antes faça oq orientei acima.

Editado: por Priscila Cristiane
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, obrigado por sua participação, aferi o lm358 e percebi que não tem tensão nas saídas dele pinos 7 e 1, porém chega tensão 150v com referência em um dos polos do fusível. Fazendo estas aferições ouve uma mudança de sintomas , passou a bater os relés. Não troquei nenhum ainda. Apenas resoldei-os

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os SMS tem como caracteristica usar o contato NF do rele rede/inversor, com isto, ao conectar a rede o trafo fica energisado

Em um dos pinos de saida do LM (acho que é o 1), tem que ter ± 1,6v, se esta com 0v provavelmente algum resistor esta aberto

É um circuito parecido com este , talves por ser em SMD o numero de resistores de queda seja maior.

Há pouco tempo peguei um power vision que não aceitava rede e era a fonte de -3,5 v , não sei se no net 4+ ele tambem usa este recurso

image.png.ee4bf4ec1cde7afd2fd76fba51533fa6.png

 

Espero ter ajudado, me mantenha informado

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Átomos os componentes responsáveis pelo reconhecimento da rede estão na parte superior da imagem a qual determinam diretamente o nível de tensão do pino 7. No pino 1 (sincronismo) só terá pulsos. Confira tambem dz1 e c23. A alimentação do Lm é 15v.
 

Você está medindo a tensão com multímetro analógico? Pelo seu relato ao verificar as saídas dos amplificadores operacionais a impedância do multímetro alterou o sintoma. 
 

 

09377C87-271B-4132-9DD4-B0F2E4E72C66.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2021 às 09:04, ohm disse:

Você está medindo a tensão com multímetro analógico?

Retornando, com digital amigo. O pino 2 de ic9 tem -14v com ref ao terra do pino 3 dele. Sempre uso o negativo da bateria. Mas pra esclarecer a dúvida aferi com essa ref.

Não achei c23 e nem dz1.Pino 4 do lm324 ic2 tenho 10v.

Quando encosto no r109 o relé atraca.

Q4 aquecendo bastante.

Editado: por Átomos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Átomos disse:

@zazulak

Pino 4 com ref ao negativo da bateria 1,48v.

1= -16v

2= -12,7v

3= gnd

4= 1,6v

Acho que fez confusão. Esses valores devem ser do foto acoplador de sincronismo (ic9). 
 

O ic8, pelo meu esquema, é o LM358. Na sua foto também parece ele (invólucro dip8). 


Conferiu os resistores que vão no ic8, especialmente dos pinos 5 e 6? a maioria é com tolerância de 1%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vamos resolver as fontes principais do nobreak, qual a ID do D5 (está na linha do Q4)? se for o 1n4744 tem que ter os 15v presentes ai, se estiver abaixo troque o mesmo pois ele está alterado ou algum outro componente da linha está alterando a alimentação dessa fonte.
Vai apresentar esse defeito de não reconhecer, ora não comuta de bateria para rede e etc.
Depois verifique o LE50 e LM19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ohm disse:

Acho que fez confusão. Esses valores devem ser do foto acoplador de sincronismo (ic9). 
 

O ic8, pelo meu esquema, é o LM358. Na sua foto também parece ele (invólucro dip8). 


Conferiu os resistores que vão no ic8, especialmente dos pinos 5 e 6? a maioria é com tolerância de 1%

é vdd, perdão, foi um lapso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Priscila Cristiane disse:

@Átomos Olá boa tarde,  se vc tiver uma plaquinha controle, tente trocar.

Acabei de resolver um problema de saída em um station II 800 trocando ela, pois tentei trocar só os LM324 e não adiantou.

Quem sabe resolve o seu tb.

não tenho, vc viu o progresso que obtive achando uma trilha rompida ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...