Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Teste de Kelvin - Dúvidas e Dicas

Avalie este tópico:


CRISANTO

Posts em destaque

Boa noite amigo @Gilson Macedo .

 

Desculpe o incomodo mas, o amigo tem alguma informação sobre teste de kelvin?

 

Li em uns Fóruns que para fazer este teste tem que :

1-colocar um resistor no cabo positivo da fonte assimétrica, e unir este cabo com o cabo positivo do multímetro.

2-unir também os cabos negativos, fonte e multímetro.

3-colocar na fonte 200mA e no multímetro 200mV. (na fonte colocar 2 ou 4v)

4-com a ponta de prova preta no terra, ir com o positivo tocando, por exemplo, nos capacitores, nos dois lados, aquele que der um valor em um dos lados abaixo dos outros, seria o capacitor em curto.

 

O amigo conhece esse teste, esse procedimento? Funciona? 

 

Mais uma vez obrigado pela atenção amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Eu desconheço esse teste de kelvin. Creio que não exista teste mais simples para definir um capacitor em curto do que o multímetro em escala de continuidade. Você desconhece o teste de continuidade? 

pode colocar link de vídeo do you tube aqui?

conheço sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não há teste mais simples de curto em capacitor do que usando um multímetro, então não vejo necessidade de fazer um teste que pra mim não vai acrescentar em nada. Se você me falasse de ESR de capacitor há alguns anos atrás eu iria ficar bem curioso, mas não me leve a mal, mas o que vai acrescentar esse teste? 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Sinceramente, não há teste mais simples de curto em capacitor do que usando um multímetro, então não vejo necessidade de fazer um teste que pra mim não vai acrescentar em nada. Se você me falasse de ESR de capacitor há alguns anos atrás eu iria ficar bem curioso, mas não me leve a mal, mas o que vai acrescente esse teste? 

Eu é que estou precisando de orientação sobre ele.

Foi o que lhe perguntei, se conhecia.

Como vi que você tem bastante conhecimento na área, perguntei.

Pois tentei fazer o dito cujo e não sei se funciona, se fiz certo, se presta realmente.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Não vi nada revolucionário ou que se possa aproveitar. Não sei o que pretende com esse teste. Aconselho a colocar sua dúvida em área específica para outras pessoas te ajudarem. Eu realmente não vi nenhum sentido nisso. 

Tranquilo @Gilson Macedo .

Obrigado. Vou pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2018 às 21:01, Gilson Macedo disse:

Eu desconheço esse teste de kelvin. Creio que não exista teste mais simples para definir um capacitor em curto do que o multímetro em escala de continuidade. Você desconhece o teste de continuidade? 

Justamente isso. Este testador promete encontrar capacitores em curto sem retirá-los da placa.

 

Mas... Me oriente nesse teste de continuidade para encontrar capacitores em curto na placa. Tenho problemas com isso.

Obrigado @Gilson Macedo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CRISANTO Vou dar uma dica bem resumida sobre esse assunto. Teste usando a continuidade e verá que apenas 1 dos lados do capacitor irá bipar (uma ponta no gnd e outra no capacitor). Isso serve para eletrolíticos e também os sólidos encontrados nas placas de notebook. Pode acontecer um bip logo ao colocar a ponta no capacitor, mas isso é porque ele está recarregando com a corrente que o multímetro fornece, e logo após o bip para. Isso indica que ele está bom, pois para estar com defeito o bip não vai cessar de modo algum. Você pode também usar o multímetro com duas pontas no próprio capacitor. No vcore ele poderá bipar devido a baixa resistência, e neste caso veja qual a resistência que ele apresenta, pois mesmo bipando poderá não estar em curto. Curto neste caso só próximo de zero, mas neste caso você também terá que saber qual a resistência que apresenta o seu multímetro, e para isso una as duas pontas e faça o teste.

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@CRISANTO Vou dar uma dica bem resumida sobre esse assunto. Teste usando a continuidade e verá que apenas 1 dos lados do capacitor irá bipar (uma ponta no gnd e outra no capacitor). Isso serve para eletrolíticos e também os sólidos encontrados nas placas de notebook. Pode acontecer um bip logo ao colocar a ponta no capacitor, mas isso é porque ele está recarregando com a corrente que o multímetro fornece, e logo após o bip para. Isso indica que ele está bom, pois para estar com defeito o bip não vai cessar de modo algum. Você pode também usar o multímetro com duas pontas no próprio capacitor. 

Mais Gilson, quando um capacitor está em curto na linha, todos daquela linha não vão bipar como se estivessem em curto também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 4 meses depois...
Em 21/09/2018 às 20:55, CRISANTO disse:

Boa noite amigo @Gilson Macedo .

 

Desculpe o incomodo mas, o amigo tem alguma informação sobre teste de kelvin?

 

Li em uns Fóruns que para fazer este teste tem que :

1-colocar um resistor no cabo positivo da fonte assimétrica, e unir este cabo com o cabo positivo do multímetro.

2-unir também os cabos negativos, fonte e multímetro.

3-colocar na fonte 200mA e no multímetro 200mV. (na fonte colocar 2 ou 4v)

4-com a ponta de prova preta no terra, ir com o positivo tocando, por exemplo, nos capacitores, nos dois lados, aquele que der um valor em um dos lados abaixo dos outros, seria o capacitor em curto.

 

O amigo conhece esse teste, esse procedimento? Funciona? 

 

Mais uma vez obrigado pela atenção amigo.

Entendi sua pergunta @CRISANTO, você pode testar da seguinte maneira, marque com uma caneta de retroprojetor todos os capacitores que apresentam curto dos dois lados, regule a fonte de bancada para 1v e 200mah, coloque o multimetro em escala DC e prenda as garras da fonte nas ponteiras do multimetro (vermelho com vermelho e preto com preto), teste diretamente nos terminais dos capacitores que foram marcados e compare as medições, geralmente o que apresentar menor valor é o que está em curto. Aí é só retirá-lo e medir fora da placa para confirmar

Editado: por Jhones
Acréscimo de informação
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá amigo @Jhones entendi a sua colocação mas estávamos discutindo nas condições propostas pelo amigo CRISANTO, ou seja curto em relação ao terra na linha em que ele se encontra, o que faz com que todos eles se comportem da mesma maneira, mesmo não estando todos em curto. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto no caso do capacitor em curto com o terra o método de Kelvin é bem efetivo. Por exemplo: tem 5 capacitores apresentando curto com o GND, coloque a fonte de bancada em 1v e 100mAh, prenda as garras jacaré nas pontas do multimetro setado em escala de tensão contínua (positivo com positivo e negativo com negativo), e teste esses 5 capacitores diretamente com as pontas do multimetro, o que der leitura menor no multimetro está em curto, pode retirar que é certo dele ser o defeituoso. Os multimetros não conseguem medir abaixo de 1ohms, com a alimentação da fonte de bancada resolve essa falha na medição de valores abaixo de 1ohms. Seria essa a dúvida?

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Jhones tudo bom? Já sabia desse teste Kelvin pra achar curto mas nunca usei realmente (talvez porque sempre tive sorte em achar componente em curto, sei lá rsrsrs). A dúvida mesmo era sobre a medição da resistência do circuito na escala de bip. Como questionou o amigo CRISANTO em um post anterior, se um capacitor estiver em curto o multímetro vai bipar em relação ao terra no terminal em curto certo? E os outros capacitores da mesma linha que NÃO estão em curto também vão bipar? NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS concluímos que também vão bipar sim pois a corrente sempre vai buscar o menor caminho para o terra, entendeu? O mesmo acontece numa linha de alimentação que tem um resistor conectado ao terra e um mosfet conectado ao terra. Com o mostef cortado a corrente flui pelo resistor em relação ao terra mas ao saturar a corrente flui pelo mosfet ao invés do resistor, tanto é que nesse ponto a tensão vai a zero. 

Editado: por Carlos Porto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2019 às 23:19, Jhones disse:

@Carlos Porto no caso do capacitor em curto com o terra o método de Kelvin é bem efetivo. Por exemplo: tem 5 capacitores apresentando curto com o GND, coloque a fonte de bancada em 1v e 100mAh, prenda as garras jacaré nas pontas do multimetro setado em escala de tensão contínua (positivo com positivo e negativo com negativo), e teste esses 5 capacitores diretamente com as pontas do multimetro, o que der leitura menor no multimetro está em curto, pode retirar que é certo dele ser o defeituoso. Os multimetros não conseguem medir abaixo de 1ohms, com a alimentação da fonte de bancada resolve essa falha na medição de valores abaixo de 1ohms. Seria essa a dúvida?

Já fui criticado aqui por falar nesse método. Que existe e é funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa discussão toda deu pra esclarecer a questão dos capacitores em curto amigo @CRISANTO? Já o teste Kelvin não deixa de ser válido e com certeza tem sua aplicação, só acho muito trabalhoso, quando tem curto em linha de alimentação acho mais prático injetar tensão e deixar o culpado esquentar hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2019 às 15:43, Carlos Porto disse:

Mas essa discussão toda deu pra esclarecer a questão dos capacitores em curto amigo @CRISANTO? Já o teste Kelvin não deixa de ser válido e com certeza tem sua aplicação, só acho muito trabalhoso, quando tem curto em linha de alimentação acho mais prático injetar tensão e deixar o culpado esquentar hehehe

Eu pego na maioria casos que não esquenta componente ao injetar tensão, o método tem me salvado. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Carlos Porto disse:

Olá @Jhones vou fazer uns testes aqui pra me familiarizar com o método. Você faz como todo mundo que usa aqui ou tem algum macete especial pra facilitar? Grato pela atenção.

Creio que tem macete não, só marco todos capacitores que estão dando curto com o terra, coloco o multimetro em escala de tensão DC, a fonte assimétrica em 1v e 100maH, prendo as garras da fonte nas pontas do multimetro e vou medindo diretamente nos capacitores, o que der valor menor no multimetro é o danificado. Simples e funcional, tem me salvado, porque a maioria dos equipamentos que pego posso injetar 200v e 100A que não esquenta nada, rsrsr. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2019 às 15:43, Carlos Porto disse:

Mas essa discussão toda deu pra esclarecer a questão dos capacitores em curto amigo @CRISANTO? Já o teste Kelvin não deixa de ser válido e com certeza tem sua aplicação, só acho muito trabalhoso, quando tem curto em linha de alimentação acho mais prático injetar tensão e deixar o culpado esquentar hehehe

Concordo plenamente Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jhones disse:

Creio que tem macete não, só marco todos capacitores que estão dando curto com o terra, coloco o multimetro em escala de tensão DC, a fonte assimétrica em 1v e 100maH, prendo as garras da fonte nas pontas do multimetro e vou medindo diretamente nos capacitores, o que der valor menor no multimetro é o danificado. Simples e funcional, tem me salvado, porque a maioria dos equipamentos que pego posso injetar 200v e 100A que não esquenta nada, rsrsr. 

Boa dica @Jhones , vou segui-la. Acho uma boa esse método.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...