Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ASUS - H61M-E - não tem mais imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Minha Placa Mãe não sobe mais a imagem, começou com uma mensagem em vermelho na BIOs de uma over-voltagem na alimentação do processador que chegava a 1.5v ou até 1.6v e logo foi travando e a imagem desapareceu. Constatei que nos mosfets de alta P1003BDF eu tenho a tensão de entrada 12v no dreno mas, não tenho nada no Gate e no Source e os mosfets de baixa P0603BDF não são alimentados. Cheguei à conclusão que tenho de trocar os três mosfets de alta para ver se a tensão chega até os mosfets de baixa e assim alimentem o processador mas, gostaria da opinião de mais técnicos.

😀

Editado: por BlackDiamond
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BlackDiamond essa placa não tem esquema! Segue o boardview para ajudar na analise.

Os mosfet de alta recebe a tensão de alta 12v por isso são chamados dessa forma, e os mosfet de baixo recebe a tensão mais baixa que é a tensao do vcore que é gerada nos pinos PHASE. A tensão dos gates desses mosfet de alta e baixo é gerada pelo o integrado PU1pinos LGATE e UGATE. Se o boardview for o correto da sua placa, vc pode verificar se esse integrado está recebendo as alimentações corretamente? Esse integrado vai gerar pulsos nos gates desses mosfet para que ele possa chavear, vc só conseguira ver com oscisloscopio. Testou com outro processador? Esse integrado tem proteções OVP, UVP, OCP, OTP, UVLO, como teve uma oscilação na linha do vcore pode ser que o integrado entrou em proteção. Pode ser problema no integrado!

 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2021 às 10:25, BlackDiamond disse:

não acha que deveria haver tensão ou no gate ou no source?

A placa está ligando só nao está gerando imagem e nós dois sabemos que sem os 12v presente a placa nao ligaria de forma alguma ligar. Então o foco é saber o porque a placa nao está gerando imagem e a linha que deve ser analisada é a do core já que seu relato foi sobre esse circuito.

Como mencionei no post anterior, o CI vai enviar pulsos para chavear os gates desses mosfet alternado para que os de baixa entre em corte quando os de alto saturarem. O processador da placa foi alterado foi substituído e depois disso apareceu essa mensagem sabe informa isso? 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho trocar, se possível, todos os mosfets desta placa tanto os de alta quanto os de baixa. Esta placa sempre dá problemas nestes mosfets trabalho com elas e sempre este problema está neles. Ja regravei diversas vezes a bios destas placas e não resolve. Outro problema que acontece com esta linha que é bem comum, é o problema de solda fria no PCH. Reflow neste PCH ou até mesmo se tiver condições, Rebow no PCH. Mas é por ai eu sempre faço primeiro nos mosfets. Se não quiser trocá-los, tire um por um e teste-os fora da placa, exemplo: retire primeiro os da linha de baixa e meça com multimetro analógico só com multimetro analógico verá a diferença de um para o outro. então descarte o que for diferente da maioria nos testes pois deve estar com fulga.Acompanhando seus testes.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz todos procedimentos possíveis com Bios, Processador e a placa tem as três tensões, 12v, 5v e 3.3v, o processador tá aquecendo mas, não tá "esquentando" tanto que posso deixar ligado sem o cooler e ele só fica aquecido. Também já resetei a Bios. O processador é um Core i5 3470 e 4GB de RAM. É o mesmo processador que funcionava antes de aparecer a mensagem em vermelho do over na tensão.

Editado: por BlackDiamond
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, aí o resultado da medição do PU101 RT8876A 😃

 

PIN 34 EN = 1.045V
PIN 36 VCC5 = 5V
PIN 47 LGATE3 = 12V
PIN 49 LGATE1 = 12V
PIN 53 LGATE2 = 12V
PIN 48 VCC12 = 12V
PIN 46 PHASE3 = GND
PIN 50 PHASE1 = GND
PIN 54 PHASE2 = GND

RT8876A.jpg

Editado: por BlackDiamond
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2021 às 12:02, BlackDiamond disse:

PIN 34 EN = 1.045V

Se caso nao tenha trocado o pino, pra mim essa tensao está errada! Essa tensao deveria ser 1.5v (VCCIO) que é uma tensao transferida pelo mosfet PQ21. Passe as tensoes dos pinos desse mosfet por favor! Se caso a tensao do dreno esteja do mesmo jeito 1.045v a placa tem um problema no circuito da tensao de 1.5vdual.

 

Em 14/06/2021 às 10:39, BlackDiamond disse:

e a placa tem as três tensões, 12v, 5v e 3.3v,

As tensoes vão surgindo dessa forma 12>5>3>1.5>1.05 e 0.75 e aí por diante. Essas que vc postou nao sao todas!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o pedido do RT8876A e estou esperando chegar para efetuar a troca numa tentativa de salvar essa placa. 

Sem o esquema fica muito difícil trabalhar nessas placas.

Vou colocar uma foto com algumas voltagens que achei na placa.

Bom dia!

CONFERIDO EN = 1.045V

PQ21

GATE = 3.95V

DRENO = 1.5V

SOURCE = 1.05V

😀

Tensões Placa Mãe.jpg

Editado: por BlackDiamond
Acréscimo de dados.
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...