Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recargas infinitas em Samsung CLX-3175

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Gosto de desprogramar obsolescências, e este é um conhecimento que me levou semanas descobrir, até zerar a minha laser Samsung CLX-3175FN.

 

Como não achei procurando no foro, achei apropriado postar estes conhecimentos aqui como o primeiro passo para colaborar e para que não se perdem na memória. Com certeza vou ter oportunidades de solicitar ajuda no futuro, e gostaria ter colaborado com alguma coisa primeiro.

 

Gosto muito da minha impressora laser Samsung CLX-3175FN e, para quem bate com um modelo similar, a recarga dos tóners é uma opção muito boa para imprimir com qualidade, velocidade, e a um preço muito bom.

 

O problema é que uma memória interna tem um contador limitado a 1.000 páginas para obrigar a substituir os tóners originais, sem chip e ainda sem esgotar, pelos conhecidos consumíveis com chip.

 

A solução dos chips “made in China” é uma opção que substitui a EEPROM por um circuito que faz Reset a todos os valores quando desliga a impressora (tem outros efeitos secundários que não achei legais e desestimei esta opção). Já tive vários modelos diferentes de chips e não gostei.

 

image.php?di=7K5B

Este é um dos meus testes com chip-nesses.

 

A solução que mais gostei é extrair o chip da EEPROM onde se guardam os dados provisórios de configurações como contadores internos (de vida do rolo de transfer, vida do fusível, paginas impressas, capacidade dos toners, contador de imagens totais, contador regressivo de tinta, serial da impressora e outros). Se pode conferir os valores armazenados nele através do menu de serviço ...

 

Com mínimos conhecimentos de eletrônica e informática pode se fazer um reset seletivo na memória onde se armazenam estes dados e zerar o contador de impressões, sem perder outros valores importantes armazenados nela.

 

(as instruções para retirar o painel lateral não vou colocar, qualquer de nós sabe como fazer ou achar, né?)

 

O chip da EEPROM é um 24C64, que pode ser programado facilmente com software e hardware adequados.

É boa idéia fazer um backup dos dados originais.

 

A informação a serem modificada é:

 

Posições (hex) - valores

----------------------------------------------

4A9, 4AA, 4AB, 4AE, 4AF - reset

4B5, 4B6, 4B7, 4BA, 4BB - reset

4C1, 4C2, 4C3, 4C6, 4C7, 4CD, 4CE, 4CF - reset

4D2, 4D3 - reset

4D7 - FF

3C09, 3C0B, 3C0D, 3C0F - 2D

 

Nota: Reset = 0x00

 

Se tiver usado toners novos com chip, deve recuperar o valor "CRUM" (C+R+U+M) nas linhas 010 a 050 e cobrir os chips com fita isolante, pois na hora que detecta toners com chip este valor muda com o fim de rejeitar toners sem chip.

 

Nada complicado. Eu fiz meu próprio circuito para programar EEPROMS para porto serial muito pequeninho (se não tiver no foro posso postar o circuito), e o programa gratuito PonyProg para PC.

 

image.php?di=B6Q9

 

Aquí o arquivo .dat com os datos para gravar as EEPROM ou usar como planilha

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Aquí o PonyProg - Serial Device Programmer  v1.12h Beta:

Aquí o Service Manual Samsung CLX-317x series:

Aquí o Datasheet - 24LC64:

 

Como dicas, averigüei as seguintes correspondências de direções:

Contador de impressões totais em preto:

082, 083

 

Contador de impressões totais em colorido:

07E, 07F

 

Conta regressiva de toners coloridos:

4AE, 4AF,

4BA, 4BB,

4C6, 4C7,

4D2, 4D3

 

Real Dot Count:

7A8-7AF

7B0-7B7

 

Dot Count Remain:

4A8-4AB

4B4-4B7

4C0-4C3

4CC-4CF

 

Motor on Time:

7B8-7BF

7C0-7C7

 

Black Band:

80E; 80F

812; 813

816; 817

 

Pode conferir e imprimir relatórios com os valores da impressora (em decimal) no "Tech Menu", pressionando Menu-#-1-9-3-4-Menu.

 

Tech Menu -> Reports -> Supplies

 

Espero que para alguem serve igual que para mim.

 

Compartilhando mais uma obsolescência desprogramada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...