Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-572 - V5WE2 LA-9532P - não liga

Avalie este tópico:


Italo Resende

Posts em destaque

Boa noite amigos! 

 

Estou com esse notebook na bancada e já não sei mais o que fazer. Esse notebook eu vendi pra um cliente, sempre funcionou beleza, porém ainda no prazo de garantia, o cliente informou que estava usando o notebook e o mesmo descarregou, após descarregar o notebook não ligava mais, sequer acendia o led do carregador.

 

Abri o notebook, fiz todos os testes básicos, descarreguei a energia da placa, resetei a placa mãe e nada de ligar, nem o led do carregador acende.

 

A placa tem todas as tensões, 3v, 5v, 1,35v, não tem curto, já troquei superIO, charger, já fiz de tudo e ela não dá nem sinal. Alguém tem alguma ideia de quais medições posso fazer pra tentar resolver esse problema? O cliente está na minha cola, não queria ter que comprar outra placa nova.

 

A única coisa que reparei foi o seguinte, pelo esquema, no pu601, sai uma tensão de 1,05v que chega na pl601, essa tensão eu não encontrei, porém, tenho dúvidas se essa tensão aparece só após o start da placa ou com ela somente energizada tbm.

 

Agradeço a todos desde já.

Editado: por Italo Resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Italo Resende disse:

Pode me explicar melhor como faço teste neles?

as veses esses benditos cristais nao estao funcionando, hora porque nao chegam alimentaçao ou por eles mesmo estarem danificados, minha praia é mais voltada para desktop mas notbook e eletronica em geral é parecida. concerteza esse notebook deve ter cristais e se nao tiver ocilando na frequencia correta o pc nao vai ligar vc precisa testa los, pra nao ficar na duvida, ja que vc ja fez de tudo, para testa los vc vai precisar de um ociloscopio ou um frequencimetro se nao tiver nenhum dos dois, verifique qual a frequencia e substitua eles por um igual de alguma sucata que vc tiver ai as frequencias deles estao descristas em cima o redontinho que parece uma garrafinha se nao me engano é de 32 khz se ele nao tiver funcionando nao vai ligar o pc  vc pode tentar dar um calor no bicho pra ver se vai 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Italo Resende disse:

A placa tem todas as tensões, 3v, 5v, 1,35v, não tem curto, já troquei superIO, charger,

O S/IO envia sinais quando está alimentado é claro e reconhecendo uma fonte de alimentação no caso a fonte de bancada. A fonte é reconhecida pelo o IO através do sinal ACIN que é mesmo ACOK = 3.3v (+3VLP). Esse sinal vai chegar ao SIO informando ao mesmo que tem uma fonte plugado. Na sequencia o IO envia o sinal EC_ON = 3V5V_EN para habilitar as fontes de 3/5v PU402 e PU401, essas fontes vc diz estarem altas. Certo! Já temos as tensoes de stand funcionando, botao de ligar alimentado e zerando ao ser pressionado, bios recebendo alimentado no pino 8, bateria do rtc em boas condições de uso tudo certinho correto? Vc diz que tem 1.35v subindo ao pressionar o botao de ligar ou em standby? Isso vc nao deixou claro. Essa tensao só deveria subir depois de pressionar o botao de ligar! Mas vamos dizer que essa tensao está subindo ao pressionar o botao power. Entao podemos dizer que temos PM_SLP_S5#, PM_SLP_S4#, e SYSON em nivel alto após o power correto? Agora o passo seguinte é verificar se PM_SLP_S3# e SUSP# estao subindo tambem ao pressionar o botao de ligar! Regrave o bios para teste... O esquema que estou utilizando tem muitos componentes com @ entao seria bom sempre informa se o componente existi ou nao na placa porque algo muda de uma versao para outra. 

Veja se é isso mesmo a sequencia resumida? Qualquer coisa os colegas podem mencionar algo que passou.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Italo Resende disse:

Tá na PL501.

Segue os sinais 

PCH_RSMRST# alto antes do power 

PBTN_OUT# esse sinal é a resposta do botao power fisico, os dois vai está alto e quando pressionar vai a nivel baixo e volta pra alto.

Em seguida as SLP 4 e 5# vai a nivel alto e junto o sinal SYSON, se esse sinal já estiver alto antes do botao de ligar ser pressionado, o erro está aí!

Qual é o modelo do IO da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonildo disse:

Segue os sinais 

PCH_RSMRST# alto antes do power 

PBTN_OUT# esse sinal é a resposta do botao power fisico, os dois vai está alto e quando pressionar vai a nivel baixo e volta pra alto.

Em seguida as SLP 4 e 5# vai a nivel alto e junto o sinal SYSON, se esse sinal já estiver alto antes do botao de ligar ser pressionado, o erro está aí!

Qual é o modelo do IO da placa?

Amigo, hoje acabei agarrando aqui, amanhã de manhã vou fazer todas essas medições, mas só pra responder sobre a bobina com 1,35V, ela já sobe os 1,35V só de energizar a placa, mesmo sem pressionar o power. Assim que coloco na fonte de bancada com 19,5V já sobe os 1,35V na PL501 na hora.

 

Outra coisa estranha, eu estava com 5V na PL403 e 3V na PL402, porém, de repente a PL402 está zerada agora, e permaneço com 5V na PL403.

Editado: por Italo Resende
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende Como os colegas já comentaram aqui, não é normal essa tensão de 1.35v na PL501 com a placa em standby. Qual consumo está apresentando na fonte ? Já tinha essa tensão antes de vc mexer na placa ( trocar o SIO ) ? Revise bem os pinos do SIO para ver se estão bem soldados e se não ficou nenhum pino emendado com outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, joaosantos disse:

@Italo Resende Como os colegas já comentaram aqui, não é normal essa tensão de 1.35v na PL501 com a placa em standby. Qual consumo está apresentando na fonte ? Já tinha essa tensão antes de vc mexer na placa ( trocar o SIO ) ? Revise bem os pinos do SIO para ver se estão bem soldados e se não ficou nenhum pino emendado com outro.

A tensão já existia antes da troca do SIO, a fonte não apresenta consumo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Italo Resende disse:

A tensão já existia antes da troca do SIO, a fonte não apresenta consumo. 

Ok, estranho não ter nada de consumo, pois com as tensões de 3 e 5v e mais a de 1.35v que não deveria estar habilitada, teria que ter pelo menos um consumo de 10mA. 

Vc comentou que sumiu a tensão de 3VALWP na PL402, já verificou se não tem curto nessa linha ? Se não houver curto verifique se está chegando alimentação ( 19v ) no pino 8 do PU401 e habilitação ( 3v ) no pino 1. Se estiver tudo correto, provavelmente o PU401 está avariado, ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, a meu ponto de vista essa placa esta ligando e eu acho que o amigo  @Italo Resende pode ter se equivocado ao mencionar que nao liga no titulo do tópico!

Seria bom verificar o consumo na fonte assimétrica!

@Italo Resende passe pra nós qual o consumo da sua placa?

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, fabiano.julio disse:

Boa noite pessoal, a meu ponto de vista essa placa esta ligando e eu acho que o amigo  @Italo Resende pode ter se equivocado ao mencionar que nao liga no titulo do tópico!

Seria bom verificar o consumo na fonte assimétrica!

@Italo Resende passe pra nós qual o consumo da sua placa?

Boa Sorte!

@fabiano.julio Também tive esse mesmo pensamento, mas como foi citado no post #11, a fonte não apresenta nenhum consumo, ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, fabiano.julio disse:

Boa noite pessoal, a meu ponto de vista essa placa esta ligando e eu acho que o amigo  @Italo Resende pode ter se equivocado ao mencionar que nao liga no titulo do tópico!

Seria bom verificar o consumo na fonte assimétrica!

@Italo Resende passe pra nós qual o consumo da sua placa?

Boa Sorte!

Não está ligando amigo, 0 de consumo, nenhum led acende, cooler não gira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, fabiano.julio disse:

@Italo Resende então seu mosfet de alta da linha de 1.35v ( PQ502 ) está em fuga!
Remove ele da placa e mede novamente a bobina PL501?

Amigo, bom dia. Após a troca do PQ502, a bobina PL501 está zerada agora e voltei a ter 3V na PL402. Mas a placa permanece sem ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, joaosantos disse:

Ok, estranho não ter nada de consumo, pois com as tensões de 3 e 5v e mais a de 1.35v que não deveria estar habilitada, teria que ter pelo menos um consumo de 10mA. 

Vc comentou que sumiu a tensão de 3VALWP na PL402, já verificou se não tem curto nessa linha ? Se não houver curto verifique se está chegando alimentação ( 19v ) no pino 8 do PU401 e habilitação ( 3v ) no pino 1. Se estiver tudo correto, provavelmente o PU401 está avariado, ok.

Amigo, após a troca do PQ502, conforme instrução do @fabiano.julio a fonte começo a variar o consumo entre 0A e 0.01A. 

A PL402 voltou a apresentar 3V.

PU401 tem 19V no pino 8 e 3V no pino 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Leonildo disse:

O S/IO envia sinais quando está alimentado é claro e reconhecendo uma fonte de alimentação no caso a fonte de bancada. A fonte é reconhecida pelo o IO através do sinal ACIN que é mesmo ACOK = 3.3v (+3VLP). Esse sinal vai chegar ao SIO informando ao mesmo que tem uma fonte plugado. Na sequencia o IO envia o sinal EC_ON = 3V5V_EN para habilitar as fontes de 3/5v PU402 e PU401, essas fontes vc diz estarem altas. Certo! Já temos as tensoes de stand funcionando, botao de ligar alimentado e zerando ao ser pressionado, bios recebendo alimentado no pino 8, bateria do rtc em boas condições de uso tudo certinho correto? Vc diz que tem 1.35v subindo ao pressionar o botao de ligar ou em standby? Isso vc nao deixou claro. Essa tensao só deveria subir depois de pressionar o botao de ligar! Mas vamos dizer que essa tensao está subindo ao pressionar o botao power. Entao podemos dizer que temos PM_SLP_S5#, PM_SLP_S4#, e SYSON em nivel alto após o power correto? Agora o passo seguinte é verificar se PM_SLP_S3# e SUSP# estao subindo tambem ao pressionar o botao de ligar! Regrave o bios para teste... O esquema que estou utilizando tem muitos componentes com @ entao seria bom sempre informa se o componente existi ou nao na placa porque algo muda de uma versao para outra. 

Veja se é isso mesmo a sequencia resumida? Qualquer coisa os colegas podem mencionar algo que passou.

Bom dia!

 

Ok, PU401 e PU402 estão habilitados.

 

O botão power tem as seguintes medições: Pino 1 - 3.3V. Pino 2 - 3.3V. Pino 3 - 3.3V. Pino 4 - 1.09V. Pino 5 - 2.68V (Quando pressiono o botão power vai a 0V, se eu soltar volta a 2.68V). Pino 6 - 0V.

 

A bios já foi regravada, não está sendo alimentada no pino 8, porém, li outro tópico sobre essa placa onde informara que essa bios só recebe alimentação após o start, isso procede?

 

Bateria RTC ok.

 

O 1.35V estava subindo após energizar a placa, mesmo sem pressionar o Power. Após a dica do amigo @fabiano.julio, realizei a troca do PQ502 e parou de apresentar o 1.35V com a placa desligada, porém, agora, mesmo pressionando o power, não tenho 1.35V.

 

Essas 3 referências estão zeradas em standby e pressionando power.  PM_SLP_S5#, PM_SLP_S4#, e SYSON.

 

Essa referência PM_SLP_S3# também está zerada em standby e pressionando o power e SUSP# está variando entre 0V e 0.01V.

 

Bios já regravei, mas vou tentar outro chip agora, pra teste.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Leonildo disse:

Segue os sinais 

PCH_RSMRST# alto antes do power 

PBTN_OUT# esse sinal é a resposta do botao power fisico, os dois vai está alto e quando pressionar vai a nivel baixo e volta pra alto.

Em seguida as SLP 4 e 5# vai a nivel alto e junto o sinal SYSON, se esse sinal já estiver alto antes do botao de ligar ser pressionado, o erro está aí!

Qual é o modelo do IO da placa?

Esse sinal PCH_RSMRST# está zerado em standby e pressionando power.

 

PBTN_OUT# está com 3.3V em standy e ao pressionar o power continua em 3.3V.

 

O modelo desse IO é o KB9012QF.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Italo Resende disse:

Pino 5 - 2.68V

Pino 5 é o pino que corresponde o power da placa. Deveria está em 3.3v! O botao power fica em uma placa extensora ou diretamente na placa mãe?

 

1 hora atrás, Italo Resende disse:

A bios já foi regravada, não está sendo alimentada no pino 8, porém, li outro tópico sobre essa placa onde informara que essa bios só recebe alimentação após o start, isso procede?

Mas em cima, eu perguntei sobre o modelo do IO justamente pra saber se o IO dessa placa é o mesma do esquema. Pois o IO do esquema é programável ele contem uma bios interna que ajuda no start da mesma forma do bios externo. O esquema tambem mostra que tem um bios externo, U29 que recebe tensao de stand, só que nessa revisão o U29 nao existe. Mas como muita das vezes estamos olhando uma coisa e acaba sendo outra, o melhor é perguntar. Já deu do esquema mostrar que o componente nao existe, e o usuário achar ele na placa pelo fato da revisão da placa ser diferente do esquema. Sempre é aconselhável colocar a revisão da placa no titulo do topico para que possamos analisar o defeito pelo o esquema correto se caso o mesmo estiver disponível. 

Essa bios realmente só vai receber tensao quando a placa ligar! Quanto mais informações vc trazer mais chances de exito no reparo da placa.  Pode ser que tenha que trocar o IO por um do mesmo gravado ou regravar esse ai.

 

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Italo Resende disse:

Esse sinal PCH_RSMRST# está zerado em standby e pressionando power.

Esse sinal deveria ter 3.3v tirando a PCH do estado de reset. Essa tensao deve subir antes do sinal PBTN_OUT#.

Tensao do Pino 37 do IO?

Em 16/06/2021 às 21:20, Italo Resende disse:

já troquei superIO,

Vc disse que trocou o IO, pode ser que o B.O. todo é o IO com problema! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Leonildo disse:

Esse sinal deveria ter 3.3v tirando a PCH do estado de reset. Essa tensao deve subir antes do sinal PBTN_OUT#.

Tensao do Pino 37 do IO?

Vc disse que trocou o IO, pode ser que o B.O. pode ser IO o problema da placa nao ligar! 

amigo, vou providenciar a troca do super io por um que sei que está ok, regravar, e dou retorno aqui.

 

Essa placa é revisão 1A. Aqui no site tem a imagem do Super IO dessa placa?

Editado: por Italo Resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende ja tentou ligar a placa direto nos pinos do conector do cabo flat do power se é que ele fica em uma placa separada? A tensao do power e power LED está baixo. Mas o pior é que nao RSMRST alto sem essa tensao a PCH nao retorna ao IO algumas informações para continuar com a sequencia start.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Italo Resende disse:

Essa placa é revisão 1A. Aqui no site tem a imagem do Super IO dessa placa?

Certinho, tranquilo! O IO é o mesmo do esquema que estamos usando. Só tem alguns circuitos que nao vai ter. Revisa todos o pinos do IO novamente mexendo com a ponto da pinça pra ver se ficou pinos soltos, inclusive esse do RSMRST?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...