Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Tv Plasma Samsung modelo Pl60f5000ag imagem borrada

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos , estou com uma plasma na bancada modelo  samsung pl60f5000ag  esta deu entrada com defeito na Ysus , realizei o reparo trocando os 30j127 2x e os 30n40p e os diodos e capacitores , a TV voltou a funcionar porem com a imagem toda borrada puxado para um rosa com imagens sobrepostas ,apos este problema troquei o T541 mas sem sucesso , ja verifique soldas frias , resistores de baixo valor aparentemente tudo ok

 

Niveis de tensões ok Vs,Va,Ve,Vscan

Tudo dentro padrão  

 

 

Se alguem q passou por situação parecida tiver como dar uma ajuda agradeço.

 

Em anexo fotos do defeito 

20210617_160530.jpg

20210617_160537.jpg

Editado: por Dnlpc2016
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dnlpc2016 veja na saida da ysus se tem essa forma de onda  esta da foto ta ok veja o nivel dc  desta onda perfeita....se em sua medição  essa forma de onda tiver diferente  vc terá uma noção em qual circuito da ysus ta  o defeito...componentes de péssima qualidade como foi falado fazem isso também....

IMG_20210519_161042424_HDR.jpg

Editado: por joao1
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dnlpc2016 disse:

vou fazer o teste, sera que consigo usar um mais forte que o 30j127, os primeiros que comprei vieram bem visivelmente diferente dos originais troquei e imediatamente ja entraram e curto os segundos que acho que é original aconteceu isso , vou tentar recorrer a sucata 

 

Isso que eu iria dizer.

 

Recorra á estas sucatas de ysus de 50/60 pol LG/Samsung.. todas usam o 30j.

 

Pelo menos vamos excluir que não se trata de peças ruins.

 

Na 50pa4500 que tive problema esses dias(imagem granulada vermelha assim), só resolvi trocando a Y inteira. Peguei uma sucata(queimada fets também), troquei as mesmas peças e funcionou.

 

Pode ser uma ideia pra vc tbm, no ML vendem algumas com defeito por um preço "razoável".

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, joao1 disse:

@Dnlpc2016 amigo sua tv tem imagem...mesmo ruim...mede a forma de onda e verás em que parte do circuito esta o defeito ai sim vc ira somente na parte que esta ocasionando o defeito..e saberá quais componentes ta 

Em que ponto posso obter esta forma de onda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joao1 disse:

na placa tem um ponto  de teste ...(OUTL)

Perfeito , irei troca os 30j127 e se persistir farei o teste , retirei eles e comparei com os originais retirados de placas diferentes e notei q o encapsulamento é diferente 

IMG-20210621-WA0056.jpg

6 horas atrás, SansuiAT disse:

 

Isso que eu iria dizer.

 

Recorra á estas sucatas de ysus de 50/60 pol LG/Samsung.. todas usam o 30j.

 

Pelo menos vamos excluir que não se trata de peças ruins.

 

Na 50pa4500 que tive problema esses dias(imagem granulada vermelha assim), só resolvi trocando a Y inteira. Peguei uma sucata(queimada fets também), troquei as mesmas peças e funcionou.

 

Pode ser uma ideia pra vc tbm, no ML vendem algumas com defeito por um preço "razoável".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, SansuiAT disse:

 

Isso que eu iria dizer.

 

Recorra á estas sucatas de ysus de 50/60 pol LG/Samsung.. todas usam o 30j.

 

Pelo menos vamos excluir que não se trata de peças ruins.

 

Na 50pa4500 que tive problema esses dias(imagem granulada vermelha assim), só resolvi trocando a Y inteira. Peguei uma sucata(queimada fets também), troquei as mesmas peças e funcionou.

 

Pode ser uma ideia pra vc tbm, no ML vendem algumas com defeito por um preço "razoável".

Notei diferença nos que coloquei para os originais...

IMG-20210621-WA0056.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dnlpc2016 disse:

Perfeito , irei troca os 30j127 e se persistir farei o teste

vc tem  que medir justamente com o sintoma...  e comparar a forma de onda encontrada com a da foto que te mandei  e não depois que trocar os igbts ...ai sim vc vai no cicuito que ta causando o defeito....estes igbts fazem parte de qual circuto da ysus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde conserteza vc deve ter algum capacitor ruim ai ou algun diodo , ou ate mesmo algum resistor proximo ao igbt tipos os resistores de baixo ohms

os capacitores geralmente tem trinco neles ja cheguei a pegar caso que so via no microscopio fazendo eu trocar o kit varias vezes ate achar

diodo nem sempre esta em curto as vezes esta com fulga

e os resistores fica proximo ao igbt 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2021 às 11:12, Dnlpc2016 disse:

Grato a todos que ajudaram ! 

Problema resolvido 

Componentes paralelos vendidos como originais no M.L pelo melhoes vendedores !

 

Agora estou mais do que nunca atento a isto.

 

Depois de garimpar muito encontrei os componentes originais e foi batata a TV funcionou perfeitamente !!!

IMG-20210701-WA0005.jpeg

 

Pelo menos vc sanou a dúvida! Imagem 100%!.

 

Sobre ela ter voltado dar defeito, verifique os resistores e capacitores, e o mais importante, os ADUM1234(ci) que controlam as tensões que vão pros fets, normalmente eles vem nos reparos tbm.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dnlpc2016 depois que vc apronta-la meça essa forma de onda veja se esta perfeita em todos os seus niveis  de tensão..ex  pulso set-up ,set-down no primeiro reset...e nos demais reset..antes de ligar medir todas as isolações das chaves desta placa..te falo por ter passado pelo mesmo sintoma ...colocava os igbts os ics etc ,,deixava em teste e bomba o tv apagava olhava queimava as mesmas coisas...moral da historia o defeito vinha da control pode não ser seu caso...dica toda vez que se apronta uma ysus medir as formas de onda yscan e yout..em toda sua extensão os minimos detalhes ....

Editado: por joao1
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

troque todos os capacitores azuis tambem, ja peguei uma tv dessa com defeito parecido, aconteceu parecido comigo, tv duru 20 minutos ligada e queimou tudo de novo, so deu jeito quando troquei todos esses capacitores azuis ceramicos junto com os 30j, 30n e mais alguns que nao lembro agora, so consegui na 3 tentativa, e estava queimando os mesmos componentes, mesmo parecendo que estao bons troque esses capacitores junto, foi o que resolveu pra mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...