Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Line 6 Pod Hd500 - Sem som na saida

Avalie este tópico:


AltaVoltagem

Posts em destaque

Olá meus amigos. Vou tentar ser objetivo, porem completo.

 

Ganhei essa pedaleira de um amigo que comprou outra.
A historia é que ela deu problema na fonte de alimentação ( 9v - 3A ), ai uma assistencia ( ACHO que não autorizada) fez uma fonte para ele. Porem, ao passar do tempo, ela começou a ficar sem som no meio do uso, ele desligava da fonte e religava (não tem chave de Lig/Des na pedaleira - vc conecta a fonte e a pedaleira liga direto), ao passar do tempo, ela ficou sem som e não voltou mais. Após o defeito, a pedaleira continuava ligando e dando sinal de entrada (afinando), mas sem sinal de saida. Ele na época, testou todas as saidas (menos de fone) e sem sinal.
Levou numa assitencia (acho que a mesma que fez a fonte para ele) e ele condenaram dizendo que o processador queimou e não tinha concerto. ( ja ouvi esse papo outras vezes sobre essa pedaleira, dizem ser descartaveis após alguns tipos de defeito).

 

Sou iniciante e curioso..  então abri a pedaleira e detectei alguns capacitores eletrolilicos danificados, 1 estufado, alguns com marcas de sobre aquecimento (com o envólocro de plastico derretido, uma sujeira na placa do liquido que saiu de alguns capacitores. Resolvi retirar TODOS eletroliticos e testar, tirei 45 capacitores, desses, 10 realmente danificados (medidas erradas)

e outros medindo o valor correto, porem com aspecto de sobre aquecimento.

 

* Duvida 1: Será que preciso trocar TODOS os capacitores que retirei ou medir e os que tiverem com o valor correto, colocar de volta?
* Duvida 2: Oposto ao CI SHARC ADSP-21369 tem uns capacitores smd, e achei curto em alguns. Será que consigo comprar outro CI desse? procurei no google de forma rápida e não achei.

* Duvida 3: Como saber se algum Ci está ruim? Posso retirar ele e se o curto parar, o ci está danificado?


Se precisarem de alguma foto, fala comigo que envio.

 

 

IMG_20210619_102753.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AltaVoltagem disse:

Olá meus amigos. Vou tentar ser objetivo, porem completo.

 

Ganhei essa pedaleira de um amigo que comprou outra.
A historia é que ela deu problema na fonte de alimentação ( 9v - 3A ), ai uma assistencia ( ACHO que não autorizada) fez uma fonte para ele. Porem, ao passar do tempo, ela começou a ficar sem som no meio do uso, ele desligava da fonte e religava (não tem chave de Lig/Des na pedaleira - vc conecta a fonte e a pedaleira liga direto), ao passar do tempo, ela ficou sem som e não voltou mais. Após o defeito, a pedaleira continuava ligando e dando sinal de entrada (afinando), mas sem sinal de saida. Ele na época, testou todas as saidas (menos de fone) e sem sinal.
Levou numa assitencia (acho que a mesma que fez a fonte para ele) e ele condenaram dizendo que o processador queimou e não tinha concerto. ( ja ouvi esse papo outras vezes sobre essa pedaleira, dizem ser descartaveis após alguns tipos de defeito).

 

Sou iniciante e curioso..  então abri a pedaleira e detectei alguns capacitores eletrolilicos danificados, 1 estufado, alguns com marcas de sobre aquecimento (com o envólocro de plastico derretido, uma sujeira na placa do liquido que saiu de alguns capacitores. Resolvi retirar TODOS eletroliticos e testar, tirei 45 capacitores, desses, 10 realmente danificados (medidas erradas)

e outros medindo o valor correto, porem com aspecto de sobre aquecimento.

 

* Duvida 1: Será que preciso trocar TODOS os capacitores que retirei ou medir e os que tiverem com o valor correto, colocar de volta?
* Duvida 2: Oposto ao CI SHARC ADSP-21369 tem uns capacitores smd, e achei curto em alguns. Será que consigo comprar outro CI desse? procurei no google de forma rápida e não achei.

* Duvida 3: Como saber se algum Ci está ruim? Posso retirar ele e se o curto parar, o ci está danificado?


Se precisarem de alguma foto, fala comigo que envio.

 

 

IMG_20210619_102753.jpg

poste mais imagens dela de ambos os lados, assim facilitará em lhe ajudar, outra questão, estes capacitores SMDs que comentou estão logo abaixo do processador?? se sim é provavel que o o mesmo esta em curto,, caso retire e o curto sumir, com certeza será ele o culpado pelo curto.

 

Editado: por Maru
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, AltaVoltagem disse:

@Maru vou postar fotos. 

Sim, os capacitores smd, estão do lado oposto. Aparentemente, são 2 CIs que estão assim. Estou afim de retirar os 2 para ter certeza se são eles, não achei outros curtos.

retire um de cada vez e verifique se ainda persiste o curto, marque a posição dos mesmos para que possa recolocá-los novamente em seus lugares. remova e teste, caso persista verifique os capacitores SMD

Boa Sorte  :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maru

4 horas atrás, Maru disse:

 

Então.. talvez. Ele nem esteja ruim .vou testar essa semana. Pois eu notei que não tem curto na placa. Onde eu achei que estava em curto, não está. Não como isso mudou... Já testei tudooo novamente. 

Essa semana eu vou comprar todos os capacitores eletroliticos e instalar para ver no que dá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Ola! Tenho uma line 6 spider 4 de 75w rms que tem o mesmo problema ... o som parava do nada... era intermitente... Até que o som parou de vez... levei na proaudio sp eletronica e condenaram o amplificador...ou seja o processador de efeito... e agora? Ja estou 9 meses tentando alguem que possa salvar para salvar meu ampli ! Me ajudem!

Editado: por Felipe castro1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Felipe castro1 disse:

Ola! Tenho uma line 6 spider 4 de 75w rms que tem o mesmo problema ... o som parava do nada... era intermitente... Até que o som parou de vez... levei na proaudio sp eletronica e condenaram o amplificador...ou seja o processador de efeito... e agora? Ja estou 9 meses tentando alguem que possa salvar para salvar meu ampli ! Me ajudem!

Nobre, se foi o processador, pode esquecer pois não existe pra compra novo, terás de achar algum que tenha outro problema que não o processador.

 

Boa Sorte    :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
1 hora atrás, AltaVoltagem disse:

@Maru eu vi para vender. em torno de $400 reais.. mas fico receoso de comprar e não funcionar, consequentemente, gastar dinheiro atoa... 

Pois é, este é um risco bastante grande, em comprar e o mesmo e ter sido retirado de algum aparelho com problema, ou este é novo, se for novo ainda valeria a pena a compra, mas garantir que seja novo é difícil, mas não impossível, aqui na minha região procurei um pra compra e nem pra remédio, e o dono abandonou o equipamento aqui.

 

Boa Sorte    :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2022 às 12:33, Maru disse:

Pois é, este é um risco bastante grande, em comprar e o mesmo e ter sido retirado de algum aparelho com problema, ou este é novo, se for novo ainda valeria a pena a compra, mas garantir que seja novo é difícil, mas não impossível, aqui na minha região procurei um pra compra e nem pra remédio, e o dono abandonou o equipamento aqui.

 

Boa Sorte    :)

 

então.. só no Aliexpress... ja vi tbm no digikey, porem não sei comprar no site deles... 

o que vi no Aliexpress é novo..  mas está $400... se eu tivesse certeza que funcionaria, aí sim compraria.. se não é empatar muito dinheiro.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 8 meses depois...

@Maru olá... consegui comprar o processador. ele deve chegar essa semana. 
estou com um certo receio de instalar, pois foi caro e não posso errar.

 

Eu poderia soldar por baixo, mas tem muitos capacitores. Imagino que deverei soldar por cima mesmo.

Minha preocupação, é essa parte de baixo do processador, pois ela vai dar trabalho para manter aquecida, até posicionar o processador.

Pensei em soldar primeiro, uma laterial no lugar e depois dar calor até soldar tudo. 

quanto de calor essa placa de suportar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, AltaVoltagem disse:

@Maru olá... consegui comprar o processador. ele deve chegar essa semana. 
estou com um certo receio de instalar, pois foi caro e não posso errar.

 

Eu poderia soldar por baixo, mas tem muitos capacitores. Imagino que deverei soldar por cima mesmo.

Minha preocupação, é essa parte de baixo do processador, pois ela vai dar trabalho para manter aquecida, até posicionar o processador.

Pensei em soldar primeiro, uma laterial no lugar e depois dar calor até soldar tudo. 

quanto de calor essa placa de suportar? 

ao repor no local, utiliza materiais anti estáticos e a pulseira, pois é muito sensível ok e a correta posição do mesmo.

 

Boa Sorte      :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...