Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell inspiron N5010 DG15 48.4HH01.011 nao liga

Avalie este tópico:


Motta Álvaro

Posts em destaque

Boa noite.

 

Este dell N5010 nao liga, nao tenho tensoes em nenhuma bobina, nem no pino 8 da bios.

 

Fui analisar o pwm primário PU4601, tenho VIN 19v, VREG3 3,3, VREG5 5V, EN 10V, VREF 2V, Entrip 1 0,7v e Entrip2 0,7v tb. Tenho 19v nos drenos dos mosfets PU4602 e PU4603, e zero em seus gates, por isso nao chaveiam e nao tenho tensões nas bobinas de 3,3v (PL4601) e 5v (PL4602). 

 

Screenshot_20210620-210406_Office.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparei q o PU4604 ao testar na placa, dava continuidade do dreno pro source. Ja removi este mosfet e ta bom e continua dando continuidade do dreno com o terra na placa msm sem ele. E a bobina pl4601 tb da continuidade com o terra. Já a pl4602 nao.

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Motta Álvaro disse:

Reparei q o pc4615 q ta na saida do pino 11 q gera o ugate2 apresenta curto de um lado e do outro nao. Seria problema no pwm?

Vou explicar pra vc amanha isso e como os mosfet saturam e entram em corte. Pino tonsel, boot e outros...Mas parece que a linha de 3.3v ta aterrada. Meça em ohm 200 no caso, faz isso em relação ao terra. Aqui no forum tem um material bom pra vc olhar. Amanhã nós estuda um pouco. Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo muito obrigado pelos ensinamentos. Confesso q sou novo e tenho mt a aprender. Principalmente esses pinos do ci, fico meio perdido sobre quais medir. Se puder compartilhar o link do material do forum q mencionou, serei mt grato.

Retirei os mosfets dessa linha q parece aterrada e estavam bons e continuou aterrado msm sem eles. Estou com dificuldade pra encontrar a raiz do problema 😕

 

Medi a bobina de 3,3v na escala de 200ohms como pediu e deu 2,1.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro certo! Mas o tutorial serve para vc entender o funcionamento do CI e assim entender melhor a saturação dos mosfet. Tambem vai evitar de ficar removendo componentes sem necessidade, pois muitos removem esses mosfet por nao encontrar tensao no gate deles.

Continuando analise...

Vejo que muito possivelmente a linha de 3.3v está em curto. Como esse linha nao disponibiliza um jumper para isolar a mesma, o melhor então é subir a bobina detectar o lado em curto e depois injetar tensao para tentar encontrar o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro vc diz ter os dois reguladores entrip 1 e 2 em nivel alto 0,7v que me parece ser baixo, essa tensao geralmente fica em torno de 0.9v~1v mas poder ser que isso muda de CI p/ CI então continua focado no linha de 3.3v. E lembrando que isso nao mudar em nada o fato da linha está em curto e esse é o problema a ser resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Injetei assim como sugeriu.  Com 1v deu 1.20a dr consumo e o pct4602 esquentou. Retirei ele e bingo, parou de dar a resistencia baixa. Espero q seja só isso. Vc é o cara!! Meu ídolo! Hehe Vou procurar um pra substituir e ver no q dá. Posso colocar de 330u? Ele é de 220u 3v. E espero dps de assistir ao tutorial te dar menos trabalho e poder ajudar mais os outros como vc faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo nao trokei o ci nao. É o msm.

 

Sobre o capacitor de tantalo, o q tenho é de 330 x 2,5 :( E meu fornecedor aki de perto só tem de 330 x 6,3 pra substituir esse de 220u x 3v. Posso colocar esse de 330 x 6,3? Tenho pouca sucata, como to começando, nao encontrei na sucata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro 

21 minutos atrás, Motta Álvaro disse:

nao trokei o ci nao. É o msm.

Certo! Eu pensei que já tinha trocado ele antes de criar o topico! Sobre o capacitor nao vejo problema em trocar por esse de 300x6.3. Só nao encontro esse pct4602 no esquema, só pc4602 sem a letra ( t ). Que fica ligado ao pino 18 do pu4601. Qual é o circuito onde esse capacitor fica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo joia, vou comprar amanha msm esse tantalo e trago o resultado. Ele fica logo após a bobina q levantei. Segue foto do trecho do esquema. E foto da placa tb, na placa ele fica bem acima do ci pwm primario e acima dos 4 mosfets de alta e baixa dos 3,3 e dos 5v.

3 minutes ago, Leonildo said:

@Motta Álvaro 

Certo! Eu pensei que já tinha trocado ele antes de criar o topico! Sobre o capacitor nao vejo problema em trocar por esse de 300x6.3. Só nao encontro esse pct4602 no esquema, só pc4602 sem a letra ( t ). Que fica ligado ao pino 18 do pu4601. Qual é o circuito onde esse capacitor fica?

@Leonildo nao trokei o ci nao. É o msm.

 

Sobre o capacitor de tantalo, o q tenho é de 330 x 2,5 :( E meu fornecedor aki de perto só tem de 330 x 6,3 pra substituir esse de 220u x 3v. Posso colocar esse de 330 x 6,3? Tenho pouca sucata, como to começando, nao encontrei na sucata

Screenshot_20210621-201043_Office.jpg

20210621_201122.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...