Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pavilion G42-221BR - AX35 - Não liga e chipset esquentando

Avalie este tópico:


igorpa2

Posts em destaque

Boa tarde amigos da eletrônica BR, sou técnico em informática e tenho poucos conhecimentos em eletrônica, estou com uma placa-mãe de um cliente parada aqui e preciso de algumas dicas para tentar solucionar o problema dela.

 

Ele me entregou com problema no vídeo em que estava com mal contato e a tela por hora ficava vermelha por hora ficava normal conformo você mexia, consegui outro monitor e cabo flat do mesmo modelo e continuava o problema, logo cheguei a conclusão que o problema poderia ser o conector do flat soldado na placa-mãe, pois, com um monitor externo pela VGA funcionava tudo normal e já havia feito limpeza na placa.

 

Porém o mais critico é agora...hehehe  :( :( :(

Como o botão POWER dela é por uma placa filha ligado por meio de um flat na placa mae principal, o suportezinho que segura o flat na placa estava "solto" e o flat acabou por sair do conector justamente quando fazia testes no notebook e ai ele desligou e não ligou mais, o LED da fonte não acende mais(apenas pisca 1 vez quando vc pluga ele no jack e depois apaga) e notei que um chipset(ENE) da placa está esquentando demais(chega a queimar o dedão), acho que é o tal do I/O, o código escrito nele é KB3626QF D2, estou achando que a placa entrou em curto devido ao flat ter desengatado com o notebook ligado, então gostaria da ajuda de vocês para identificar aonde pode ser o problema e como identificar com o multímetro para ver se está correto as tensões dos componentes.

 

é muito importante isto para mim então se puderem me ajudar, AGRADEÇO MUITO!!!!!

 

desde já obrigado pela atenção galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como super I/O esta aquecendo muito, como você diz, o primeiro passo seria a troca dele.

 

Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo, mas antes dela não ligar mais, não testei se aquele chipset esquentava assim ou não, segue imagens em anexo do chipset que está esquentando, perceba que há um mosfet ao lado dele e há tensão passando nos 8 pinos.

 

 

Quanto ao título, arrumei já, obrigado pela atenção.

20140416_155557.jpg.7f086dd7cd1f9befe9ad970837b0f5a7.jpg

20140416_155605.jpg.c21b2a7f0003933e04d18dc14e4fa022.jpg

20140416_155619.jpg.98a0e3e22a43c2c852ae9b208394d1dd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chip ao lado, na verdade, não é mosfet, e sim o chip da bios.

 

Se o I/O esta esquentando de você não conseguir ficar com o dedo em cima dele, é bem provável que ele esteja em curto mesmo.

 

Além disso, pelo seu relato, colocar ou retirar o cabo do a tela com o notebook com a bateria ou com a fonte, quase sempre queima o I/O mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tenho uma outra placa de um amigo meu do mesmo modelo de notebook parada porquê não liga também, mas a dele não esquenta os chips como a minha, estou com medo de tirar a BIOS e fazer cagada mas estou pensando em tirar o I/O da placa dele e trocar pela da minha para ver qual o resultado, antes de eu fazer esta troca, além do I/O pode ser que há algum outro componente com problema e que após eu faça a troca o I/O volte a queimar ou posso ir na fé tranquilo sem me preocupar ?  :P  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse chip tem inúmeros terminais, e se você não tiver uma certa experiência, te aviso que não é tarefa fácil ressoldar. Uso uma lupa e luminárias para enxergar cada terminal . Caso deixe resto de solda entre os terminais poderá queimar de novo o super i/o. Portanto aconselho muita e calma na resssolda e quando terminar procure olhar com uma lupa ou microscópio para ver se não deixou algum terminal em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...