Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Megacometa está entrando no Sistema Solar

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

010175210621-orbita-megacometa-un271.jpg.37e69b41b73ab8772ad24c86e154c19b.jpg

Mesmo sendo extremamente alongada, a órbita do UN271 não dá a volta no Sol. [Imagem: Hd93129/Wikimedia]

 

Maior cometa já visto?

 

Astrônomos descobriram aquele que parece ser o maior corpo celeste já visto emergindo dos confins do nosso Sistema Solar e chegando relativamente próximo do Sol.

 

O 2014 UN271 foi descoberto pelo rastreador DES (Dark Energy Survey), que pesquisa a energia escura no ano que ajuda a formar seu nome, mas agora os astrônomos acreditam ter dados para fazer estimativas mais precisas sobre esse corpo celeste.

 

Os cálculos indicam que ele deve ter entre 100 e 370 km de diâmetro, o que o tornaria um dos maiores cometas já vistos pelo homem - se for confirmado que ele é mesmo um cometa.

 

"[Isso] o coloca em uma escala semelhante, senão maior, do que o enorme cometa de Sarabat C/1729 P1, e quase sem dúvida o maior objeto da Nuvem de Oort já descoberto - quase no território de um planeta anão," comentou o astrônomo Sam Deen, que colabora com o projeto de monitoramento de pequenos corpos celestes da NASA.

 

Inicialmente acreditou-se tratar de mais um planeta anão, mas o acompanhamento mostrou que o UN271 viajou mais de 7 unidades astronômicas (ua) nos últimos seis anos, rumando Sistema Solar adentro.

 

Hoje ele está a uma distância do Sol similar à de Urano, mas deverá chegar a apenas 10,9 ua do Sol (próximo a Saturno) em seu ponto de maior aproximação, estimado para 2031.

 

Ou seja, não teremos um show similar ao do histórico cometa Halley, mas os telescópios deverão ser capazes de captar imagens do tradicional formato do cometa, com sua cauda que se formará à medida que ele atinge as regiões menos frias do interior do Sistema Solar.

 

Duas outras estimativas de Deen e sua equipe indicam que o UN271 poderá atingir no céu o brilho de Plutão e que ele possui uma órbita extremamente alongada, provavelmente só vindo tão perto de nós a cada 612.190 anos.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=megacometa-esta-entrando-sistema-solar&id=010175210621

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...