Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Positivo Sim+ liga, liga iluminação da tela mas não abre vídeo

Avalie este tópico:


PMATECH

Posts em destaque

boa dia! Galera, desde já agradeço toda a força!!! amigos, estou com esse notebook na bancada onde ele liga mas abre vídeo. Observei que o teclado estava com uma mancha, como se algo tivesse derramado e escorrido até a placa mãe.

A placa mãe é uma 390 365 - 71r-a14ie4-t820. Não sei ao certo se o defeito foi provocado pele líquido ou se é outro problema de fabricação, visto que esses Positivos apresentam muitos problemas...

 

testes realizados:

* v-core ok

* Notei que um dos componentes está esquentando muito... procurei por algum curto, mas não encontrei e estou pensando que ele esteja com defeito (marcado na foto)

 

caso alguém possa me ajudar, ficaria muito grato!!! desde já agradeço...

placa-O.jpg.683a3950ab88e8e349c4b17fd24c4ecb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assumindo que um milagre ocorreu e não queimou nada, você pode dar um banho na placa, lavar e deixar secar numa estufa ou embaixo de uma lampada de 100 watts ou coisa parecida se não funcionar vc tem q arrumar o esquema da placa e catar o defeito, vc pode também arrumar o datasheet deste componente no google e ver as tensões q entram nele e ver se ta tudo certo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse componente esquentando muito é o bga ponte sul, e é bem provável que precise ser feito um reballing, quer dizer, retirado da placa e colocado novas esferas para depois recolocá-lo na placa. Geralmente ele esquenta bem pouco, é por isso até que ele não tem cooler, como o bga norte, que com certeza esquenta mais e precisa de resfriamento. Bga sul esquentar é bastante suspeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha amigo, com as devidas desculpas, este bga ai não é ponte sul amenos que eu esteja com esquema errado é um PCH (Platform Controller Hub), e esquenta mesmo esse troxo ai , veja se esta em loop desligando e ligando de novo, pois 90% dos casos o problema esta no processador que é quem é responsável pelo video.

 

valew fui... j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

bom dia! Amigos, fiz uma limpeza na placa mãe. Ela voltou a funcionar com algumas intermitências...

1ª Liga, mas demora a aparecer imagem na tela do notebook (mas no VGA aparece rápido)

2ª As vezes não aparece imagem na tela, só no VGA.

3ª Tem um CI que continua aquecendo muito... passando dos 40ºC.

 

amigos, estou postando a foto com algumas medições... Vou fazer um teste e substituir um transístor que encontrei aberto...

alguns capacitores apresentam tensões nos dois terminais, mas são diferentes... estão circulados na imagem 0,8V e 1,35V. Estou na dúvida se devo retirar esses capacitores, não aparentam estar abertos...

 

Se alguem tiver um ideia, deixa um post ai... obrigado!!!

GEDC0330.jpg.4b6bf382f4df7e88623af06a5463d7f0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PMATECH, para testar os capacitores você deve colocar o multímetro na escala de diodo e aterrar a ponta preta. A ponta vermelha você deve colocar nos dois lados do capacitor, em apenas um deles deve apresentar continuidade, do outro haverá uma leitura , mas não deve bipar. A imagem que você circulou não são de capacitores, me parecem ser transistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse ai,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Faz um ME de leve, se for fazer o reball, toma cuida esse guerreiro é bem fácil de queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...