Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Placa Mãe Biostar G41DC3 liga e não start e com processador fica frio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

gente boas  a todos da comunidade maravilhosa, sou novato no meio da eletrônica vim da área de informatica aprendi um pouco faço manutenção de micros, mas não a ponto de soldagem ( apenas o basico soldagem capacitores ), estou no inicio e aproveitando vim postar meu primeiro problema que tenho

essa Placa Mãe  Biostar G41DC3 está ruim o resto dos componentes estão ok, defeito q aparenta é q eu ligo o pc ele liga mas n da start,e eu analizei que o processador não esquenta,peço uma gentileza rsrs sou nbizinho na área eletrônica deixarei uma imagem da foto  ai ses me dizem onde pode ser o problema obrigado galera estou no aguardo de todas as ajudas, e peço desculpa por qualquer coisa aew !

**************************************************************************************

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido - devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

2011-10-01-052.jpg.782cd8808d5406dab8037a705b58bca1.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia cara! o primeiro a fazer é vc arrumar um multímetro, o esquema da placa e depois disso ver aonde a tensão de 12v q é fornecida pelo chicote de fios amarelos e pretos ta morrendo!(isso assumindo q vc esteja com uma fonte boa e um processador bom!)

 

Quando fizer isso ae avisa!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Bom Dia, esqueci de dizer tenho um multimetro q apita e é o digital,entendi a tenção 12v agora como faz a medir onde está morrendo, desculpe para os  que entendi é q eu ainda n tenho conhecimento sobre os circuito a placa mãe, sobre as peças todas tão boas, eu to com umas placas  como essa para fazer reparos, bom estou com o multimetro onde eu testo?  8) 8) 8) 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mminfo, pra consertar em nível de componentes, tem primeiro que saber indentificá-los, depois conhecer o funcionamento dos mesmos e saber testá-los.

 

 

Eu vou passar uma sequência básica que funciona como primeira análise. Tenha em mente que a alimentação, Clock e Reset são os pontos de partida para tudo funcionar(isto quando não tem nenhum componente com defeito)

 

 

Conector PCI

 

 

1º Com a placa em StandBy, no pino A19 tem que ter aproximadamente 3V - esta é a tensão StandBy

2º Ao apertar o botão Power (Power Switch), o primeiro bloco a funcionar é o gerador de frequência, ele pode ser visto no pino B16 (muitos dizem pra testar no B2, mas de acordo com alguma documentação que vi, o sinal deste pino muitas vezes não têm nada a ver com o clock da placa) - se tiver pulso aí, é porque foi gerada o clock de 33MHz, pode testá-lo com um frequencímetro, osciloscópio ou mesmo multímetro analógico(de preferência na entrada OUTPUT).

3º No pino A15 pode testar o sinal de reset. Ele vai ter que mudar de estado, ou seja, se está em estado lógico baixo, ele vai para alto e vice-versa - poderá medí-lo após pressionar o botão Power Switch.

4º Depois dos sinais básicos acima, deve verificar a bios. Eu normalmente testo ela na escala DC 10V  com um multímetro analógico. Esta sua placa provavelmente tem o chip SPI, então com o datasheet do componente, verifique onde estão os pinos CS, DO e DIO (1, 2 e 5). Quando liga o computador e a bios está trabalhando, estes pinos(principalmente DO e DIO) apresentam pulsos (indicado que a bios está fazendo o trabalho dela).

5º Os pinos de endereços (B20 por exemplo), mostra atividade (pulsos) que de certo modo indicariam a atividade do processador (daí poderia concluir o funcionamento dele).

6º Após ligar o PC(Power Switch), deve aparecer nos pinos B1, B5, A2 e A21, respectivamente, as tensões -12V, +5V, +12V e +3.3V. No pino A10 tem a tensão do I/O

 

 

Depois dos passos acima faltaria testar a memória(supondo que já testou o processador).  Dá pra analisar atividades nos pinos de endereço (como Ax) e em pinos como SCL, ver alimentação e outros detalhes, mas o teste mais simples é trocar a memória pra testar.

 

 

Tente estudar a pinagem dos vários conectores, eles podem nos dar muita informação.

 

 

Dedômetro

 

 

Aqui quando alimentar a placa, deve procurar com o dedo mesmo, por componentes que estão esquentando.

 

 

Como o processador não esquenta, é provável que não esteja recebendo alimentação, aí terá que saber como funcionam as fases que alimentam o processador(incluíndo o PWM - muitos chamam ele de gerador de tensão). Mas pode ter algo errado com outro componente que esteja matando a fonte, então, primeiro desconecte a alimentação do processador(conector P4) e teste - se a placa der partida é porque realmente há problemas na fase, processador ou PWM.

 

 

Quando a placa não dá sinal nenhum, se o cooler do processdor girar, ponha o dedo no chip de rede e depois no chip de áudio pois se eles entrarem em curto, matam a placa também. Normalmente os chips esquentam, mas não a ponto de não se poder aguentar com o dedo em cima dele(depende também da sensibilidade do dedo - o meu como já tá todo calejado, só se o chip tiver saindo labareda de fogo é que eu sinto algo). O mesmo procedimento vale pra qualquer chip ou componente semicondutor(pois em semicondutores, quanto maior a temperatura na junção, mais portadores de cargas são liberados e maior é o fluxo de elétrons).

 

 

Claro, ainda tem muitos pontos que influenciam estes que mencionei(não são verdades absolutas e nem diagnósticos infalíveis), aí só na observação mesmo é que entenderá melhor.

 

P.S.: esqueci de mencionar, que a bios também gera o problema de o processador não receber alimentação. Em muitas placas, a reprogramação da bios resolve muitos problemas, então, como equipamento básico, além do multímetro, deve ter um programador de bios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Depois de uma aula dessas o cabra aprende de tod jeito kkkkkkkk!!

Boa! É bom dar uma olhadinha no PWM também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Observe se o chip de audio e o de rede esquentam, pois eles derrubam as tensões como os 5V e a placa nao da partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde Consigo o esquema desta placa. Estou com uma que não liga mas esquenta bem chipset sul. Dicas de onde consigo ou de como resolver!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá amigo. EVITE comentários ou postagens em Tópicos antigos. Abra um Tópico e siga as regras e aguarde ajuda dos colegas ok!

 

Link:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...