Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MSI G31M3 -V2- não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigo quais foram os procedimentos já tomados?

Trocou memoria, processador, clear cmos, trocou a fonte, removeu todos os periféricos inclusive usb´s e led´s do gabinete, retirou a placa do gabinete?

 

Dê uma boa olhada na placa para ver se não tem nenhum capacitor estufado principalmente proximo aos slots de memoria e coloque outro cooler também.

 

Mande mais informações!

 

E espero que as dicas te ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Já regravou a bios pra ver se tem alguma alteração?

 

A tensão da bateria, pelos menos na maioria das placas vai direto para um setor da PS, a bios é energizada somente após o botão Power ser presionado. Quando a bios é energizada, nos pinos de dados dela (se for SPI é nos pinos 2 e 5) é possível até mesmo com um multímetro analógico na escala 2.5(DC) observar o trânsito de informações(com o movimento do ponteiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em alguns casos pode ser a fonte. Vê se este procedimento(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) surte algum efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora para saber onde está o problema, deve partir do gerador de frequência; vê se tem sinal clock, reset, se os fets das fases do processador estão recebendo os pulsos PWM.

 

 

Se houver atividade nos pinos A1 ou A2 da memória(pinos 183, 63 do socket DDR2) já é um bom sinal - supondo que já experimentou outra memória. Se a área do processador tiver boa (as fases), faz um ME na ponte norte e ressolda o I/O.

 

 

Há... tudo ainda continua sem esquentar  muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assistecinformática, pra gente conseguir te ajudar, tem que fazer os testes mencionados e postar os resultados.

 

 

Quais os testes que já fez com relação à tensão, se mediu com osciloscópio, multimetro... assim vamos elimanando as possibilidades passo a passo.

 

 

Se já trocou o cristal de 14MHz e o próprio CI do gerador de frequência, encontrou algum componente em curto ou com problema. Se já colocou outro processador, tentou um ME(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) na ponte Norte, ressoldou o I/O, testou outra memória.

 

P.S.: como disse que já regravou a bios algumas vezes... a gravação foi normal, ou seja, gravou/verificou os dados gravados sem nenhuma mensagem de erro? Pois se aparecer alguma mensagem de erro, o chip da BIOS provavelmente tá com problemas (mesmo se o programa mostrar que gravou tudo).

 

Entenda, que a grosso modo, o gerador de frequência tem que estar funcionando para que os outros circuitos possam ser sicronizados e a bios poder fazer todos os testes normalmente. No teu caso, pode ser o gerador de frequencia, o processador(tanto problema nele como nas fases dele e até mesmo problema na BGA dele), pode ser a ponte norte(problema interno ou na BGA dele), problema no I/O (problema nele ou nas soldas), pode ser a ponte sul, pode ser a próprioa bios(chip) - claro, quando eu digo problema nele, quero dizer no próprio componente em em componentes associados a eles (inclusive alimentação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

até ontem a placa ligava porem com todo o defeito mencionado e testes realizados, já hj só starta quando tiro o conector 12V, mais fazendo o teste de curto nos conectores não vejo nehum curto

 

era o coler que tinha colocado só em cima, sem encaixar

 

troquei o y1>>cristal de 14.3f6kf, e nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se só starta sem o conector P4, tudo levaria a crer em problema nas fases (FETs) ou no próprio processador.

 

 

Em qualquer FET, o melhor teste é a frio(com ele fora da placa), se já tiver testado todos os fets e já trocou o processador, o motivo de ele nem esquentar pode ser o PWM que não está enviando o sinal pros FETs(nos Gates deles para chaveá-los) ou a BIOS que não está acionando o PWM(ou o próprio PWM com defeito - mas isto não elimina a possibilidade de defeito em componentes próximos, então, terá que fazer pelo menos um teste básico nos componentes).

 

 

Eu citei para regravar a BIOS, pois em muitos casos, por estar corrompida ou mesmo problemática ela não consegue dar sequência no POST (inclusive eu já peguei algumas placas da MSI - modificada pela POSITIVO - que não tinha sinal de clock, reset e nem sequer tinha tensão nas fases e após regravar a BIOS muitas voltaram o funcionamento normal, outras não, sendo problema de componentes mesmo). Agora mesmo estou com uma que após regravar a BIOS ontem voltou a funcionar e hoje eu fui ligar ela e não funcionou. Depois de quase uma hora é que fui notar que tem dois pinos da memória com solda fria! Depois de ressoldá-los, voltou a funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há... agora me veio um procedimento simples que sempre faço que é limpar os contatos do processador com uma borracha(aproveita e limpa os da memória também, se ainda não tiver feito isto) - foram poucas vezes, mas este procedimento já ressuscitou a placa em alguns casos para mim.

 

 

Também, como já deve ter tirado o processador algumas vezes, verifica se não empenou nenhum pino - sabia que o fabricante só garante a retirada/colocação do processador em média por 20 vezes? Depois disto ele não garante que os contatos terão pressão suficiente para um bom contato elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se só starta sem o conector P4, tudo levaria a crer em problema nas fases (FETs) ou no próprio processador.

 

 

Em qualquer FET, o melhor teste é a frio(com ele fora da placa), se já tiver testado todos os fets e já trocou o processador, o motivo de ele nem esquentar pode ser o PWM que não está enviando o sinal pros FETs(nos Gates deles para chaveá-los) ou a BIOS que não está acionando o PWM(ou o próprio PWM com defeito - mas isto não elimina a possibilidade de defeito em componentes próximos, então, terá que fazer pelo menos um teste básico nos componentes).

 

 

Eu citei para regravar a BIOS, pois em muitos casos, por estar corrompida ou mesmo problemática ela não consegue dar sequência no POST (inclusive eu já peguei algumas placas da MSI - modificada pela POSITIVO - que não tinha sinal de clock, reset e nem sequer tinha tensão nas fases e após regravar a BIOS muitas voltaram o funcionamento normal, outras não, sendo problema de componentes mesmo). Agora mesmo estou com uma que após regravar a BIOS ontem voltou a funcionar e hoje eu fui ligar ela e não funcionou. Depois de quase uma hora é que fui notar que tem dois pinos da memória com solda fria! Depois de ressoldá-los, voltou a funcionar.

Ben, como assim, tinha solda fria nos contatos do memória?

Como faço, para identificar solda fria nos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andre Dias, a memória a que me refiro é a EEPROM (como eu escrevi causou ambiguidade) - eu tirei ela para regravar e depois coloquei de volta, na hora funcionou mas no outro dia não, aí é que eu notei solda fria nos pinos dela.

 

 

Eu só notei a solda fria, pois para medir terminais com a ponta de prova do multímetro, eu pressiono bem (para não correr o risco de escorregar) - nesta hora os terminais se movimentaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...