Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP G4 não liga, placa DAR18DMB6D0 / R18D

Avalie este tópico:


tarcisoamaral

Posts em destaque

Olá pessoal, estou todo roxo de tanto apanhar para esse note.

Bom vamos começar do começo por um questão de pincipio..

 

Note não liga:

 

Sem bateria na fonte asimetrica o consumo tem consumo de 0.02, quando se conecta a bateria o consumo pula para 2.2 amps (me parece anormal) e a bobina CINZA PL6 logo abaixo do conector da bateria ferve (esquenta de não conseguir colocar o dedo em cima).

- testei todos fets, diodos e capacitores naquela região procurando curto, testei os mosfets fora da placa e todos estão chaveando e com diodo ok, não encontrei curto e na verdade não sei se esse consumo e aquecimento da bobina pode ser normal ou problema com bateria. meu próximo passo seria trocar o Charger IC porém não tinha para reposição.

 

Parti para o segundo problema, NÂO há tensão na BIOS!!!, não pude identificar qual PU que alimenta a BIOS,

- partindo da falta de tensão 3v comecei a testar ps pwns e verificar tensão nos componetes, o único componente que está senso alimentado em stanby com 3v é o ENE (multiIO), o CI pu2 um RT8223 que gera saída 5v e 3v só ativa 3.3 v quando o botão power é precionado (obs: tem 3v no power), porém esses 3v não chega na bios, o q indica que ele não gera tensão para a bios (havia tentado injetar 3v nessa saída antes e só depois descobri que ela era chaveada). também tentei seguir a trilha do +3v do pino 8 da bios porém não encontrei onde é termindado e também não está em curto (consumo normal com voltagem injetada diretamente no pino 8 3v).

 

Não estou me lembrando de tudo que fiz.. mas vamos lá! alguma idéia?

IMG_20140417_130232.jpg.197d2ab0485ee9600bf984c58291e038.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, essa saída de 3.3 (a direita do esquema), só é acionada após apertar o botão power (que não liga o pc, led nem nada, mas liga tensão 3.3 que sai dessa pu). será que é válido tentar substituir o multi IO? quanto a segunda bios, tenho quase certeza que ela não existe (esse esquema r18d é para vários modelos de placa, com vídeo dedicado e etc..) ..o que para mim está bem estranho é que não achei tensão 3v na placa no stadby com exceção da alimentação do muilti IO... bem raro...

Desde já agradeço a atenção de todos... só irei pra bancada na terça feira...  no qual farei mais testes e atualizarei o post...

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Tarcisio, sério, tô com um g42 na minha frente da mesma placa DAR18DMB6D0/R18D e possui duas Bios(TECLADO RUIM).

Existe U11 na sua placa?

Desculpa a insistência, mas já peguei caso assim deste mesmo modelo e me confundi com as Bios e o aparelho só armava os 3.3V.

Gravei a Bios errada e ele não gerava nada.(Gravei a informação de u22 na u11).

Depois voltei ao normal e após gravar u22 com a bios correta ele ligou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colegar chegou 2 deste modelo estes dias no meu laboratório o meu procedimento inicial testo com fonte assimétrica,para ver se tem curto, não tendo ou tendo curto, faço uma bela limpeza e coloco em uma estufa ou no forno elétrico, pronto foi o que fiz nos 2 e quando testei novamente funcionou teste uma limpeza e estufa nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...